Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de janeiro de 2017

2016 Não Foi Tão Ruim Assim...

... ou talvez tenha sido mesmo. Crise política e econômica, nuvens escuras no cenário internacional, ídolos partindo, tragédias após tragédias. Mas tudo isso foge do escopo do Retina Desgastada e, para este que aqui assina, 2016 não foi tão ruim quanto anos anteriores, foi praticamente um DLC de 2015, com algumas surpresas desagradáveis e outras agradáveis no trajeto. 2017 abre com incertezas e esperança.

battleblock-theaterA nova rotação de títulos funcionou muito bem no PC: há agora espaço para um título aleatório, escolhido por acaso e espaço para um jogo que eu escolhi pessoalmente. A aleatoriedade me trouxe menos opções interessantes esse ano, mas ainda continua uma ótima ideia. Com Overwatch, passo a ter um terceiro jogo meu instalado simultaneamente, um slot na Área de Trabalho para títulos multiplayer. Quando pauso o FPS da Blizzard, entra no lugar alguma outra opção. Meu filho segue com 5 jogos instalados, porque criança é uma eterna inquietude.

Ao longo do ano, em ordem cronológica, experimentei Rig N' Roll, The Culling of the Cows, Alien Isolation, Need for Speed: Most Wanted, Spooky's House of Jump Scares, Deadfall Adventures, Glacier 3 The MeltdownAlien Rage, Outcast, Dawn of War: Soulstorm, Warhammer 40,000: Fire Warrior, Warhammer 40,000 Kill Team, Evolve, Warhammer: End Times - Vermintide, Lifeless, Killing Floor 2, Alpha Protocol, Beholder, e Overwatch (análise definitiva pendente, mas você pode conferir minha impressão do Beta e algumas reflexões sobre o jogo).

Entre os títulos infantis, vi meu filho crescendo e caminhando com as próprias pernas por vários jogos e descobri as maravilhas do modo cooperativo de tela dividida. Descobrimos juntos ou separados: Mechanic Escape, Lego Batman - The Videogame, Plants vs Zombies: Garden Warfare 2, TerraTech, LEGO MARVEL Super Heroes, Trine, Arson & Plunder Unleashed, Battleblock Theater, NyxQuest, Garfield Kart, WovenOri and the Blind Forest, LEGO Batman 2, Jolly Jail Jumper e Trine 2.

Em 2016 alcançamos um total de 34 jogos experimentados. É uma queda significativa em relação aos 44(!) de 2015, mas 132 horas de Overwatch cobraram um preço bem alto...

Os Melhores de 2016

overwatch-anime

Esta é a oitava lista de melhores do ano do Retina Desgastada e, como sempre, não é sobre jogos lançados no ano, mas jogos jogados no ano. Entretanto, pela segunda vez (já aconteceu com Portal 2...), o jogo do ano é mesmo um jogo lançado no ano! E temos dois empates em outras categorias, o que é realmente inédito.

  • Melhor Jogo: Overwatch
  • Maior Surpresa: Rig N' Roll e Spooky's House of Jump Scares
  • Maior Decepção: minha própria reação a Alien Isolation
  • Pior Jogo: Glacier 3 The Meltdown
  • Melhor Jogo Infantil: Battleblock Theater e LEGO Marvel Super Heroes
  • Pior Jogo Infantil: Garfield Kart

(recapitulando os anos anteriores: 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015)

Minha maior esperança para 2016 era Minecraft: Story Mode, título no qual acabei perdendo o interesse depois de descobrir que sua política de DLCs beira o mau-caratismo.

Com um PC cujas configurações se aproximam rapidamente da obsolescência, não há muitos lançamentos de 2017 que eu possa dizer que estou aguardando. Torço apenas para que Mass Effect: Andromeda esteja à altura da série e que Fallout 4 atinja um patamar de preço sensato.

E, claro, que a Valve lance Half-Life 3.

Ouvindo: La Venganza Marcha - I'm Gonna Kill You

Um comentário:

Anônimo disse...

Feliz ano novo! Também torço o mesmo para o Mass Effect.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning