Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de novembro de 2016

(não) Jogando: NyxQuest

NixQuest 04

Eu lembro que estava bastante empolgado com NyxQuest quando joguei pela primeira vez com meu filho. É um jogo sui generis ambientado nos tempos da mitologia grega onde você controla aquilo que o garoto insiste em chamar de "anja", mas é a semideusa alada Nyx que precisa encontrar respostas para a ira divina que calcinou a superfície da Grécia antiga e dizimou os humanos e os deuses, deixando apenas areias escaldantes, ruínas e monstruosidades.

Descrevendo assim parece até um refugo de God of War, mas NyxQuest foi desenvolvido originalmente para as plataformas da Nintendo, então, na verdade, o jogo é desprovido de violência e traz belos cenários, por que nem tudo inspirado na mitologia precisa ser um banho de sangue.

O jogo mistura plataforma com puzzles e exige que você ao mesmo tempo controle os movimentos da heroína e adapte o ambiente para que ela possa passar, erguendo pilares, bloqueando ameaças, abrindo passagens. Um prato cheio para quem divide o teclado e o mouse com o filho e, muitas vezes, me fiquei perguntando como um jogador solitário conseguiria dar conta do recado.

O título esbanja simpatia, mas, pelo visto, simpatia não é o suficiente para manter a atenção de um garoto de nove anos e um pai de 42 que se desdobra em mil. O grande problema (que, devo confessar, nem é tão grande assim) é a distribuição de checkpoints, que valem para uma sessão de jogo, mas são apagados depois que você fecha, obrigando a recomeçar um nível inteiro na próxima vez. Com chefes de fase que exigem movimentos precisos para serem vencidos, NyxQuest acabou sendo deixado de lado em prol de outros títulos.

NixQuest 03

Os meses se passaram.

Eu insisti para que terminássemos, porque, convenhamos, nem é um jogo ruim que mereça o abandono.

Mas outros meses se passaram.

Até que meu filho pediu para desinstalar e abrir espaço para Trine 2. Sugeri que ele removesse Garfield Kart do PC, um espúrio clone de Mario Kart, medíocre em praticamente todos os sentidos e que um dia tenho certeza que irá aparecer em um "(não) Jogando...". Mas ele foi irredutível: NyxQuest sai, Garfield Kart fica.

Olhando para o Steam, vejo que não tocamos nas aventuras de Nyx desde Janeiro. Realmente se passaram 11 meses?! Pobre "anja"... que ela encontre jogadores melhores no seu destino.

NixQuest 05

Ouvindo: Cowboy Junkies - This Street, That Man, This Light

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning