Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de junho de 2010

Jogando: Overlord (Conclusão)

"Três reais. Apenas três reais. Este foi o preço que paguei pelo jogo Overlord. Na relação custo-benefício entre o valor investido e a diversão proporcionada, esta foi a melhor barganha de todos os tempos."

Com este mesmo parágrafo eu abri a análise inicial do jogo, dias atrás. Se eu estou repetindo aqui é com o intuito de reforçar, com ênfase, prazer e orgulho que sim, esta foi a melhor barganha de todos os tempos.

Overlord - My Screenshot 01 Overlord - My Screenshot 03Confesso que durante todo o tempo em que joguei este título eu não prestei muita atenção na história. Apesar das legendas, eu estava mais interessado em ir a campo e espalhar o Caos junto de meus simpáticos e grotescos vassalos barulhentos e pobres das ovelhas que surgissem em meu caminho de destruição. A cada momento que um fragmento da narrativa era apresentado, eu ficava impaciente. Mas uma visão geral ia aos poucos penetrando em minha mente. Uma sensação de que algo não estava exatamente em seu lugar. Algo que inicialmente eu considerei uma opção de design, uma atmosfera de galhofa na forma como meus inimigos eram retratados e nas opções que eram oferecidas ao meu Overlord. Ledo engano.

Overlord - My Screenshot 06Sem que eu me desse conta, o jogo-quase-casual estava preparando uma reviravolta fantástica em sua reta final. Em questão de minutos, a história, que antes não me dizia nada, fazia todo o sentido do mundo e se revelava um trabalho de gênio. Contar mais poderá estragar a experiência. Não espere a profundidade emocional de um Dead Space ou as surpresas de um Sexto Sentido, mas, sem dúvida é algo que eu não imaginava em um jogo aparentemente tão frágil. Da mesma forma que a mecânica "simples" se expande em camadas de complexidade crescente, o enredo segue a mesma tendência.

E a conclusão de Overlord é apenas a cereja de um bolo recheado de diversão, gráficos caprichados, trilha sonora adequada e personagens memoráveis.

Overlord - My Screenshot 11Tem seus defeitos? Certamente. Em determinados momentos, o deslumbramento inicial esfria. Para aqueles que desejam um autêntico simulador de maldades, Overlord não irá oferecer satisfação quase alguma. Quem também espera entrar em combate corpo a corpo todo o tempo, vai se decepcionar e, muitas vezes, ser massacrado. Por outro lado, quem achar que seus servos irão fazer todo o trabalho todo o tempo, também estará fadado à derrota. Embora você colete ouro como se não houvesse amanhã por todo o mundo, ele tem pouca aplicação prática. O mundo de Overlord, aliás, é menor do que eu gostaria que fosse (felizmente é possível e recomendado revisitar todas as áreas). Simpatizantes dos direitos das ovelhas podem se sentir ofendidos.

Mas, repito: esta foi a melhor barganha de todos os tempos.

Overlord - My Screenshot 13Pontos positivos de Overlord: humor negro constante, mecânica fácil de aprender e divertida de usar, final inteligente, gráficos bem construídos. Pontos negativos de Overlord: inconstância no nível de dificuldade e na qualidade dos mapas. Nota final: 8.0.

Ouvindo: Metallica - My Friend of Misery

Um comentário:

Hawk disse...

Gostei, parece ser um jogo bem interessante.

Quando ele voltar a custar 3 pila, vou comprá-lo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity