Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de junho de 2020

Morrowind Alienígena

Morrowind

Seguindo uma dica do Felipe Pepe, encontrei o Tumblr de Michael Kirkbride, um dos artistas e designers responsáveis pela franquia The Elder Scrolls.

Como bem apontado, é interessante notar como The Elder Scrolls III: Morrowind se destaca da série como uma espécie de ovelha negra, um divisor de águas nos clichês de RPG de fantasia, em sua vasta maioria influenciados pela obra de Tolkien. Ultima, Might and Magic, Diablo, Gothic, tantos outros que vieram antes ou depois seguiam fielmente a cartilha de Dungeons & Dragons tradicional.

Então, a Bethesda nos apresentou Vvardenfel, uma exuberante ilha-continente com uma atmosfera que beirava o alienígena. Era algo mais próximo de Dark Sun do que de Forgotten Realms, era mais Duna do que O Senhor dos Anéis. Para mim, era pisar em território inexplorado, um desbravador de uma paisagem e de uma cultura exóticas mas convidativas.

Morrowind - ElmsMorrowind - Redoran NobleMorrowind - The Tribunal

As artes de Kirkbride destacam os estudos que a desenvolvedora realizou e nos revelam Morrowind que poderia ser ainda mais sui generis.

Morrowind - Greater BonewalkerMorrowind - Star Wound Enemy

Foi o último sopro de criatividade da franquia. Ao abraçar de vez os estereótipos do gênero, Oblivion buscava resgatar a visão eurocêntrica tradicional, enquanto Skyrim buscava inspiração na mitologia nórdica, acrescentando dragões. Não por acaso, foram títulos que marcaram a popularização da série a níveis inimagináveis e tornaram a desenvolvedora uma potência.

A menos que o distante The Elder Scrolls VI nos leve para os pântanos de Black Marsh ou a selva sagrada de Valenwood, há poucas chances de que a Bethesda nos surpreenda novamente com o sentimento de estranheza, de explorar novos mundos.

Morrowind - Silt Strider

Ouvindo: Dopelord - Rise! Undying!

Um comentário:

Shadow Geisel disse...

Meu conhecimento sobre Morrowind se resume a uma visita em um DLC chocho de Skyrim. Preciso retomar meu gameplay...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity