Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de agosto de 2019

Telltale Games: Histórias da Queda

O ocaso da Teltale Games, assim como seus jogos, teve mais facetas e consequências do que aparecem em um primeiro olhar. Um documentário anterior mostrou as raízes da desenvolvedora que colocou a história em primeiro lugar mas também apresentou as primeiras pistas de que ela caminhava para seu fim. Hoje, consegui finalmente o tempo para assistir ao documentário produzido pelo Noclip sobre os momentos finais da empresa.

Com mais de quatrocentos funcionários no dia em que fechou as portas, a Telltale Games era um colosso grande demais para caber em um único vídeo e o pessoal do Noclip se concentrou em entrevistar quatro deles, de diferentes áreas, para oferecer um panorama completo de como era trabalhar no estúdio em seu ápice e de tudo que deu errado. A visão que recebemos sem dourar a pílula é de uma desenvolvedora repleta de talentos e energia que se viu sufocada por um crescimento desordenado e que, cruelmente, estava no caminho certo para dar a volta por cima quando os erros do passado cobraram a fatura. São histórias de partir o coração e embargar a voz, umedecer os olhos e pensar em como tudo esteve tão perto de ter um final diferente:

O que sobra quando sobem esses créditos é uma lição que deveria ser aprendida pela indústria de jogos, mas que sabemos que não será.

E a eterna lembrança de jogos que nos contaram sobre a condição humana, sobre escolhas e consequências em momentos de tensão. Assim como o que acontecia entre as paredes da Telltales Games.

Ouvindo: Wumpscut - Ohne Dich

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning