Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
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12 de agosto de 2019

Dez Dicas Sinceras Para Acelerar Seu Processo De Desenvolvimento de Jogos

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(publicado originalmente no Código Fonte)

Cliff Harris fundou sozinho a Positech Games na Inglaterra em 1997 e tem sido uma operação basicamente de um homem só nos últimos 22 anos. Ele é o responsável por toda a programação dos jogos lançados assim como seu design, utilizando um motor gráfico que ele mesmo criou do zero. Harris ainda cuida do suporte técnico da empresa e marketing dos jogos.

Nada disso seria possível se Harris não adotasse um rigoroso processo de desenvolvimento, uma política de trabalho que pode muito bem ser aplicada não apenas para qualquer um que deseje criar jogos eletrônicos, mas também pode ser estendida para qualquer desenvolvedor independente ou autônomo, não importando sua área de atuação. Na verdade, sua experiência de mais de duas décadas em um dos segmentos mais competitivos da tecnologia pode ser absorvida como uma lição de vida para qualquer profissional.

Cliff Harris dividiu com os leitores do seu blog pessoal dez dicas que ele segue fervorosamente e o permitiram chegar no ponto que ele chegou. Abusando da sinceridade e, ocasionalmente, colocando o dedo na ferida de todos nós desenvolvedores, ele manda a real em um texto indispensável. Com sua permissão, traduzi o artigo na íntegra para o Português para preservar seu estilo e sua verve afiada:

"Eu falo com muitos desenvolvedores indie, embora para ser honesto não seja o número de pessoas que eu gostaria, e eu acho que muitas das discussões são esclarecedoras. Como trabalho principalmente sozinho em uma pequena sala de um campo no condado, me acostumei tanto à minha maneira de fazer as coisas que é fácil esquecer que existem outras maneiras. No entanto, uma das coisas mais esclarecedoras é descobrir quanto tempo leva a maioria dos desenvolvedores para fazer as coisas (seja seu código, arte, biz dev, material de produção, seja o que for), e estou constantemente chocado com a forma como minha saída parece não ser 20 -30% maior do que muitos devs, mas aparentemente 300-400% mais do que muitos desenvolvedores.

Esta postagem no blog tentará explicar como.

É dura. Este não é um Cliff feliz. Isso pode incomodar você e me fazer parecer um workaholic bruto, competitivo e agressivo. Isso é realidade. A maioria das pessoas não quer conhecer essa realidade, mas afirma querer isso. Isso não vai motivar a todos, mas aqui vai…

Dica #1: Pare de brincar com "diversão" disfarçada de trabalho

Ler reddit não funciona, a menos que sejam informações 100% novas, informativas, bem fundamentadas e argumentadas e de produtividade ou informações de aumento de vendas que sejam diretamente aplicáveis ​​ao desenvolvimento de jogos independentes na combinação de plataforma/gênero na qual você trabalha. Leitura sobre como criar jogos para dispositivos móveis sobre pôneis não vai melhorar sua linha de produção quando você é um desenvolvedor de jogos de estratégia de PC, não importa o quanto você se engane.

Isso também inclui jogar uma dúzia de novos jogos indies por mês, ou assistir a um monte de Let"s Play no YouTube ou streams no Twitch de um monte de novos jogos. Isso não é "pesquisa de mercado", é apenas brincadeira. Se você está atualmente em uma transição entre títulos, e pensando seriamente, e fazendo pesquisas de mercado sobre as tendências do setor, etc, então sim, talvez você possa reivindicar algumas horas para fazer isso como "trabalho". Se o design do seu jogo atual está bem fundamentado e você está a mais de 6 meses do lançamento, realmente não importa a p*** do que é número 1 nas paradas de jogos independentes e como ele é jogado. Isso não funciona. NÃO mudará seus planos imediatos, não finja o contrário.

Dica #2: Trabalhe em algum lugar quieto

Não, uma cafeteria não é silenciosa. Tampouco é qualquer espaço em sua casa/apartamento onde outras pessoas passem regularmente. Você precisa estar em uma zona de destino onde as pessoas só entram em sua sala se precisarem de você. A menos que a casa esteja literalmente em chamas, alguém tenha sido baleado, ou a morte iminente ou sofrimento aconteçam, ninguém deve perturbá-lo quando estiver trabalhando. Ninguém. Você está em isolamento. Não se engane dizendo que "você trabalha melhor em um grupo gregário de pessoas tagarelas". Isso é uma porcaria e no fundo você sabe disso.

Dica #3: Obtenha um monitor grande, consiga 2 monitores grandes. Não se sinta mal se você tiver 3

Você não pode fazer muito trabalho em um laptop minúsculo. Isso é bobo. Estamos em 2019. Adquira alguns monitores grandes, eles são baratos. Eu tenho dois monitores de 27 polegadas rodando a 2560 × 1440 de resolução. Eu não conseguiria trabalhar na minha taxa atual com menos. Eu gasto menos tempo fazendo ALT+TAB do que você. Eu posso olhar para a minha caixa de entrada sem uma mudança de contexto do desenvolvimento do jogo. Eu posso ver vastas partes do meu código e meu jogo em alta resolução ao mesmo tempo. Monitores são baratos, é um investimento empresarial. Confie em mim. Compre 2, grandes e de alta qualidade. Compre agora.

Dica #4: Teclas de atalho e arquivos em lote, etc

Sinto-me fisicamente ferido quando alguém clica com o botão direito e seleciona "copiar" ou "colar". Quantas teclas de atalho você conhece? Copie e cole e corte e selecione a palavra, selecione a linha, selecione page up + down? Windows + R, Windows + F? Alt + tab, Shift + alt + tab? Windows + teclas de seta? Conheça todos eles. Você realmente não precisa de um mouse para muito coisa. O mouse é LENTO. Eu uso arquivos em lote para processar arquivos no Photoshop bastante. Eu também conheço muitas teclas de atalho no Textpad32 e no Paintshop Pro. Além disso… se você usa Visual Studio, você está usando o Visual Assist? É incrível. Use-o. USE todas as ferramentas de produtividade imagináveis. Alavanque aquilo no que os computadores são bons. Obtenha um PC rápido.

Eu conheço devs que usam arquivos zipados e drag-dropping para fazer backup de seu código. PQP. Use Source control e software de backup na nuvem que automatiza tudo isso para você. Se houver código e software para torná-lo mais produtivo, USE-o. Use filtros e regras de e-mail. Há tanto software que economiza tempo, use-os.

PQP, eu até tenho as luzes da minha sala acendendo automaticamente ao pôr do sol, sem que eu pressione os botões. Automatize a p*** das coisas.

Dica #5: Conforto

Você vai trabalhar mais e mais e mais feliz em um ambiente de trabalho agradável. Quando se trata do meu escritório, nenhuma despesa é poupada. Se você é um desenvolvedor independente, sua mesa e cadeira de escritório são provavelmente mais importantes para você do que seu carro, TV, fogão e sofá combinados. Você (esperançosamente) passará muito tempo naquela cadeira, naquela escrivaninha. Consiga uma realmente boa. Experimente várias, as realmente boas durarão um tempo. O minha é uma Aeron, 9 anos de idade, ainda perfeita. Eu realmente tenho uma mesa feita especialmente para mim (surpreendentemente barata, na verdade), vai durar para sempre. Não faça falsas economias aqui. A minha cadeira custou cerca de £800 (aproximadamente R$3775). Isso é menos de £100 por ano até agora para o lugar que eu vou estacionar minha bunda a maior parte da minha vida.

Dica #6: Mentalidade

Se você está trabalhando no seu primeiro jogo, eu odeio ser aquele "cara" que rompe com o abraço de grupo e as flores online no Twitter, mas, não, você não é um desenvolvedor de jogos indie, você é um aspirante. Você está tentando. Você pode um dia lançar um jogo, nesse caso, bem feito, bem-vindo ao clube. O mundo está cheio de pessoas que tentam e falham, e aqueles que desistem. Alguém que está "trabalhando em um romance" não é um romancista, ele é um hobbyista.

Se você quer aquela sensação calorosa de ser um desenvolvedor indie que entretém as pessoas e lança jogos e ganha a vida com isso, você precisa trabalhar duro, por muito tempo, e abaixar a cabeça e conseguir o produto lançado. Não se envolva com pessoas bem intencionadas que dizem o que você quer ouvir. Isso é uma rota que desce e desce para fracasso e decepção insular. Se o seu jogo está atrasado, você está falhando. Pare de choramingar e trabalhe mais, e mantenha essa atitude até terminar alguma coisa.

Além disso, não se engane porque você trabalhou "super duro", porque você trabalhou em uma jornada de 6 horas em sua mesa hoje. Isso é ótimo, mas francamente alguém virando hambúrgueres trabalhou por mais tempo e mais duro do que você hoje. Você alega querer ter uma vida segura em uma das indústrias mais competitivas, procuradas e ferozes do mundo? Bem, assim como todo mundo. A maioria das pessoas falha. A maioria das pessoas perde. Você não terá sucesso nisso trabalhando menos horas do que alguém fazendo um trabalho de salário mínimo não qualificado. Não me culpe pelas duras realidades da competição, mas mais importante, não finja que elas não existem, porque essa verdade é inconveniente.

Este trabalho não é duro. Você quer trabalho duro? Vá trabalhar como soldado, policial, cirurgião de trauma ou astronauta. Desenvolvimento de jogos é fácil para c***. Não se engane.

Dica #7: Concentre-se em uma coisa bem

Se você é bom em fazer RPGs 2D, faça RPGs 2D. A menos que você tenha três anos de salário guardados no banco e muita confiança, e seja absolutamente TERRÍVEL fazendo esses jogos, não mude. Cada RPG 2D que você faz melhora suas habilidades, sua experiência, seu público, seu motor, sua produtividade e sua cadeia de ferramentas.

Eu sou um programador competente. Eu poderia fazer um jogo de física 3D em seguida. Talvez eu tenha uma ideia legal para um, mas, PQP,  é um grande salto de 2D / Estratégia isométrica / jogos de gerenciamento. Por que jogar 90% do meu público, experiência, habilidades e tecnologia em uma fogueira só para mudar de gênero e estilo?

Você pode decidir alterar gêneros/mecanismos/idiomas, etc., porque está buscando a realização artística. Isso é ótimo, mas isso é o luxo de uma atividade de lazer. Mais uma vez … tem 3 anos de salário? Vá em frente. Caso contrário… isso é quase certamente uma péssima decisão comercial. Seja bom em uma coisa, então faça isso até que seja um grande sucesso. Há um enorme custo de oportunidade quando você aprende um novo gênero/estilo/linguagem/tecnologia. Certifique-se de que você está totalmente ciente disso. Poucos gêneros são tão pequenos que não possam sustentar um único desenvolvedor indie.

Dica #8: Procure críticas duras mas reais

Recebo algumas boas críticas e e-mails de pessoas que realmente gostam dos meus jogos. Adoro eles. Eles me fazem sentir feliz e quente, e apreciado e outras coisas boas. É um bom sentimento. No entanto, eles não melhoram meus jogos. Os e-mails que você odeia, as críticas negativas, as terríveis razões de reembolso no Steam … são as duras vergonhas que você não quer ouvir, e ainda assim precisa. Quando alguém lhe diz "eu poderia fazer uma GUI melhor com a minha bunda, estando doidão", você pode ficar com raiva, deprimido, furioso, insultado … mas você precisa ouvir isso. Talvez sua GUI seja ruim. Talvez pudesse ser melhorada.

Não se isole do negativo. Negatividade pode levar a mudança, melhoria e realização. Dados sobre o que você está fazendo mal são absolutamente essenciais para melhorar. Se ninguém lhe disser que sua direção de arte de jogos é uma m***, ou se o seu título do jogo é estúpido, você nunca melhorará isso. Se você absolutamente não consegue lidar com críticas duras e prejudiciais, então você provavelmente não deve tentar ganhar a vida com o desenvolvimento de jogos indie.

Dica #9: Evite chances de distração

Eu costumava usar Rescue Time. Eu também costumava usar uma ampulheta para me concentrar no trabalho. Eu agora acho que não preciso de nenhum deles. Eu trabalhei tanto, há tanto tempo, que eu interiorizei o que eles costumavam fazer por mim. A maioria das pessoas não está nesse estágio e se distrai. Se o seu telefone o distrair do trabalho, desligue-o. Nada vai explodir. Nós sobrevivemos a milhares de anos sem telefones celulares, você ficará bem por oito horas inteiras. Você não precisa do Twitter durante as horas de trabalho, você não precisa verificar os sites de notícias ou Reddit durante o horário de trabalho.

Se o seu código demorar algum tempo para ser compilado ou a arte demorar para ser renderizada, aprenda a executar várias tarefas com outras coisas do TRABALHO. Separe pequenas tarefas, como responder a tópicos de fóruns, e-mails de suporte técnico fáceis, etc., para que você possa realizá-las quando estiver aguardando a conclusão do seu trabalho. Agende outras atividades que você precisa fazer de qualquer maneira, nas horas que você sabe que está esperando pelo seu PC. Eu aparo o gramado, corto a lenha enquanto meu PC renderiza vídeos do YouTube para mim. Se o meu PC precisar ser reiniciado e atualizar o sistema operacional, eu o configuro para fazer isso antes de almoçar ou na última hora da noite.

Evite situações em que seu PC está sentado fazendo alguma coisa (renderização/compilação/atualização) e você não tem nada a fazer, a não ser FICAR ALI. Você se distrairá, seu estado mental entrará em colapso, sua produtividade irá despencar.

Dica #10: Evite a besteira de administrar planejamento de produtividade

A reação de algumas pessoas a coisas como essas é começar imediatamente a planejar para ser mais produtivo. Elas iniciarão uma planilha de planejamento de produtividade, com formatação legal, alguns códigos de cores e até mesmo um logotipo da empresa, ou procurarão citações inspiradoras no Google para imprimir e, em seguida, colar no escritório. Ou elas começarão a fazer uma lista importante das dez principais coisas que aprenderam sobre produtividade. Elas podem entrar no Discord para conversar com outros desenvolvedores e compartilhar seu novo entusiasmo pela produtividade com seus amigos…

… Isso é tudo besteira.

A verdadeira resposta a esta postagem, que está terminando, é fechar o navegador. (Sim FECHE), e faça algum trabalho. Internalize a atitude não os detalhes e realmente FAÇA alguma coisa."

Ouvindo: Blutengel - The Watcher
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