Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de maio de 2019

Telltale Games: Antes da Queda

Passado o choque do fim da desenvolvedora, é importante assistir o mini-documentário Telltale Games: Story Mode. Ele mostra, em 30 minutos, o nascimento de uma empresa formada pela vontade de fazer algo diferente do sucesso comercial, um coletivo de entusiastas interessados em mudar a forma como se conta uma história, uma profecia inacabada de uma época mais gentil e inocente da indústria de jogos:

Em 2015, quando o vídeo foi produzido, a Telltale Games parecia estar no ápice de sua produção, com vários prêmios conquistados pelo arriscado The Walking Dead e diversos projetos simultâneos engatilhados. Quem poderia imaginar que três anos depois a desenvolvedora fecharia suas portas de forma vergonhosa?

Mas os sinais já estavam presentes. Gradativamente, sem que nenhum dos envolvidos tivesse plena consciência disso, a Telltale Games foi se transformando no mesmo gigante impessoal de onde nasceu, monolítica, avessa à mudanças, apostando em fórmulas consagradas, com uma equipe inchada, com cada profissional sendo exigido até o limite de sua criatividade e suas forças e um motor gráfico que começava a demonstrar fadiga. As histórias ruins que vieram depois do documentário dão conta de uma administração fria, largada por seus fundadores e assumida por executivos profissionais que almejavam focar no crescimento da empresa a qualquer custo, ignorando suas singularidades. São histórias de funcionários exauridos em horas extras, de contratos assinados sem compromisso com a qualidade, jogos lançados por lançar, um capital de giro onde cada jogo desenvolvido era pago com o dinheiro adiantado do próximo.

Nas palavras de Kim Lyons, gerente do estúdio, "eu penso no futuro em nós simplesmente voltando para títulos independentes novamente, que sempre fizeram parte do nosso feijão com arroz e isso seria realmente divertido. Quando nós fazemos as coisas independentes é quando nós realmente temos o senso de liberdade de fazermos o que quisermos. Eu queria voltar para isso um dia".

Infelizmente, a narrativa se dividiu nesse ponto, decisões foram tomadas e as consequências vieram para todos.

Ouvindo: Amethystium - Nightfall

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity