Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de janeiro de 2018

Ainda 2017

Brutal Doom

Pleno 12 de Janeiro de 2018 e ainda estamos falando do ano anterior, embora eu já tenho publicado aqui os melhores jogos que joguei através do Gamerview assim como a tradicional lista dos melhores do Retina Desgastada.

Mas ainda ficaram faltando os melhores mods do ano e os jogos mais estranhos do ano. Pensando bem, talvez também tenham faltado outras coisas, como "as melhores armas de jogos de RPG de 2017" ou "screenshots do ano", mas não se pode ganhar todas.

O ano não foi exatamente pródigo para mim em testar mods (de memória, lembro somente daquela curiosa sequência experimentalista com Far Cry, mais uma temporada com Minecraft e alguns mods de Fallout: New Vegas sobre os quais não escrevi ainda). Felizmente, o próprio site ModDB, uma das maiores referências do assunto, elaborou um ranking baseado nos votos dos jogadores com as melhores modificações de jogos lançadas em 2017:

10. SWAT: Elite Force (para SWAT 4)
9. Age of Empires III: Wars of Liberty (para Age of Empires III, naturalmente)
8. Dawn of the Tiberium Age (standalone, ou seja, roda sem precisar de qualquer Command & Conquer original)
7. Morrowind Rebirth (para The Elder Scrolls III: Morrowind)
6. Age of the Ring (para Battle for Middle-earth II)
5. The Empire At War Remake (para Star Wars: Empire at War)
4. Third Age: Reforged (para Medieval II: Total War: Kingdoms)
3. Twisted Insurrection (para Command & Conquer: Tiberian Sun)
2. Star Wars: Thrawn's Revenge II: Ascendancy (para Sins of a Solar Empire: Rebellion)
1. Brutal Doom (para o Doom clássico)

Os Esquisitões

hellOS

Enquanto isso, temos aqui uma lista dos jogos experimentais mais esquisitos (mas interessantes) lançados em 2017 e testados pela equipe do site Sufficiently Human, dedicado a artes digitais. Se você ainda guardava dúvidas se jogos são arte, esse site e essa lista devem resolver ou nada mais irá conseguir.

Ainda que tenha atravessado minha cota de jogos fora da curva esse ano (e Stories Untold é um grande exemplo disso), nenhum deles parece chegar perto do nível de estranheza dessa lista. O que dizer de um título que simula um sistema operacional antigo, mas na verdade é uma jornada pelo Inferno? Ou um jogo que só pode ser definido como dadaísta, uma vez que roda simultaneamente na mesma tela seis jogabilidades completamente diferentes?

Se tudo que sai da grande indústria te provoca enfado, essa lista pode ser uma saída da normalidade. Se você consome avidamente tudo que sai da grande indústria, essa lista pode oferecer uma perspectiva diferente do que o meio é capaz de oferecer. Em qualquer circunstância, vale a conferida.

Ouvindo: Offspring - I Choose

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity