Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de outubro de 2016

Organizando a Bagunça

Sou um rato coletor. Não escondo isso. E uma das coisas que eu coleto (para não dizer "cato" mesmo) são jogos. Não resisto a uma barganha, compro Bundles, compro promos. O resultado acaba sendo uma Biblioteca Steam com 831 jogos.

Na hora de escolher o que jogar, a memória imediata é a ferramenta mais utilizada. Isso significa que há jogos por ali que permanecerão esquecidos por anos e anos... já adotei um sistema randômico que me permitiu experimentar pérolas perdidas como Soul Gambler e Rig N' Roll, mas também colocou Alien Rage e Glacier 3 The Meltdown no meu caminho, além de outros que nem mereceram postagem.

O Steam possui um excelente sistema de tags que permite que você navegue pela loja procurando títulos com determinadas características. Ao descobrir que meu filho e eu podemos jogar cooperativamente em tela dividida, fui atrás de jogos que atendessem a esse requisito. Foi quando notei que o sistema de tags é ótimo na loja... mas não existe na Biblioteca. Via-me obrigado a navegar pela lista da loja de títulos que atendiam à essa vontade e verificar se já os tinha comprado. Não é muito prático.

Então, encontrei um serviço que oferece exatamente isso: o Steam Library Filters. Não precisa conectar sua conta, não tem possibilidade de falha de segurança, basta indicar o endereço do seu perfil (desde que ele seja público, é claro) e o site consegue listar todos os seus jogos e filtrar por diferentes critérios.

"Shared/Split Screen"? Já tenho 75 jogos disponíveis na minha Biblioteca! "Shared/Split Screen" + "Coop"? A lista reduz para 51. E eu posso continuar filtrando até encontrar algo bem, bem específico.

image

Mais uma dica: se você clicar duas vezes em um filtro, ele passa a ser um filtro de exceção! Ou seja, clicando duas vezes em "Zombies", por exemplo, ele irá excluir da listagem todos os jogos marcados com a tag "Zombies".

Um excelente trabalho do desenvolvedor Lorenzo Stanco, que é complementado com links diretos para a página do Steam de cada jogo, link de instalação e principais tags.

Ouvindo: Depeche Mode - It´s No Good (Dom T's Bass Bounce Mix)

2 comentários:

Rodrigo disse...

É muito jogo cara.

Luiz Antônio disse...

Eu também não resisto a uma barganha especialmente de jogos antigos que foram famosos mas que eu nunca joguei. Por exemplo, agora que estou conhecendo o jogo Star Wars KOTOR de 2003 (comprei o 1 e depois o 2 em promoções diferentes do Steam).
Um ótimo lugar para descobrir sobre jogos cooperativos e que eu sempre consulto é o CO-Optimus (http://www.co-optimus.com/). Ele permite saber se o quais os tipos de co-op o jogo suporta, quantos jogadores em co-op, Lan co-op, online co-op e couch co-op.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity