Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de fevereiro de 2012

Fim de Mundos

Fallout Online

Depois de muitos anos de luta na Justiça, a luta titânica entre a Bethesda e a Interplay pelos direitos do hipotético Fallout Online terminou com a derrota dos criadores da série. O juiz bateu o martelo e passou todos os direitos da franquia para a desenvolvedora de Fallout 3. Em troca, a Bethesda liberou mais 2 milhões de dólares para a Interplay, depois de já ter comprado parte dos direitos por 6 milhões. Isso já é notícia velha agora, mas vale dizer que o antigo site do MMO, que nunca mostrou nada além de meia dúzia de artes conceituais e um maroto formulário para ser "beta-tester", já redireciona para a página institucional da Bethesda. FO, o famigerado Projeto V13, foi varrido da existência e é pouco provável que seus novos donos se aventurem no arriscada terreno dos jogos com milhares de jogadores. Os sonhos de um Fallout 6 nas mãos da Interplay também foram por água abaixo.

No acordo original entre as partes, a Interplay retinha o direito de produzir o MMORPG se, e somente se, provasse ser capaz de sustentar financeiramente a empreitada e se tivesse algo para mostrar em tempo hábil. Com diversos empréstimos e manobras, a grana foi levantada. Para a tarefa de criar o jogo, foi contratada a empresa búlgara Masthead Studios, que NUNCA havia feito um MMO na vida. Aliás, fundada em 2005, até 2009, ano em que assumiu Fallout Online, a desenvolvedora não tinha lançado título algum! Desconfiada, em Janeiro de 2011, a Bethesda enfiou um processo na Masthead, alegando que ela não poderia usar nenhuma imagem, símbolo ou elemento do universo de Fallout em seu jogo: Fallout Online poderia até ser pós-apocalíptico, mas só teria Fallout no título.

Earthrise Curiosamente, o primeiro jogo da Masthead seria mesmo um MMORPG pós-apocalíptico sem nenhuma referência a Fallout: Earthrise. Lançado em fevereiro de 2011, um mês depois da Bethesda colocar a empresa na Justiça, o jogo trazia os sobreviventes do fim do mundo tentando reconstruir a civilização em um futuro controlado por um poderoso regime totalitário e disputado por diversas facções armadas. Na prática, tinha muitas diferenças do universo de Fallout, incluindo uma ênfase maior no desenvolvimento tecnológico neste em contraste com as ruínas radioativas daquele,  mas é impossível não imaginar que ideias fluíam entre os dois projetos, até porque ambos compartilhavam a mesma engine, a Earthrise Engine.

Com a decisão judicial de suspender a produção de Fallout Online, foram dois os jogos afetados. No final de dezembro, a Masthead concordou em parar o que quer que estivesse fazendo em relação a FO. Menos de dois meses depois foi a vez de Earthrise ter suas atividades encerradas. Em 9 de fevereiro, um ano e cinco dias após o seu lançamento, a Masthead tirou o jogo do ar.

Sem nenhum jogo em seu portfólio e sem o dinheiro da Interplay, o destino da Masthead Studios é incerto.

Ouvindo: The Sins of Thy Beloved - Worthy Of You

3 comentários:

Breno disse...

Humm... Só não sei qual pessoa em sã consciencia sonharia com um fallout desenvolvido pela interplay! Fallout: Brotherhood of Steel 2? Eles fazem a Bethesda parecerem grandes desenvolvedores...(Eu sei que eles tinham um grande portfolio de jogos no passado,mas na decada de 00 eles mandaram toda aquela tradição, pras cucuias)

Outra coisa que eu indago é se realmente valeu a pena essa aquisição da Bethesda!Será que não seria mais barato simplesmente lançar uma franquia nova,mesmo com o risco que uma nova IP possui!é só o caso de lançar uma sequencia com o n°2 que as vendas se alavancam!

Lucs disse...

Só joguei Fallout 3 e mesmo assim também acho bom que um MMO não seja feito nesse universo.
A Bethesda devia estar ciente da M que isso podia dar :D (interplay botando a série na mão de novatos???)
Sujar nome da série deve dar um certo prejuízo (vide NFS)

concordo com o Breno:Por que a Bethesda fez essa aquisição?Será que Valeu a pena? Para depois ainda ter que zelar pelo nome...

Breno disse...

Existe um review alternativo no NMA: é como se eles vivessem numa realidade alternativa onde a bethesda teria criado uma nova propriedade intelectual! Eu até acredito que eles se sairiam melhor se fizessem isso ao inves de gastar uns milhões para descaracterizar uma franquia!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity