Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de fevereiro de 2012

Modificando: Half-Life 2 - Mais do Mesmo e o Completo Oposto

Menos de um ano se passou desde a última vez e aqui estou novamente testando mods para Half-Life 2 com tantos jogos completos aguardando na fila de espera. A busca incessante pelo mod perfeito nunca termina e cada resenha publicada em algum lugar, cada referência, cada elogio é uma nova modificação adicionada sem critério para minha lista. Meses depois, eu vou instalando, sem qualquer ordem lógica e sem reler as recomendações e vou me surpreendendo. O lote desta vez é... exótico, para dizer o mínimo, com uma única exceção. E segue a sensação de ter descoberto somente um copo de água em um oceano de trabalhos produzidos pelos modders.

Mission Improbable

A principal qualidade de Mission Improbable é se encaixar como uma luva dentro da história da luta de Gordon Freeman contra o Combine. Tudo aquilo que tornou Half-Life 2 um FPS memorável está aqui: a presença de paisagens belíssimas em contraste com encarniçadas trocas de tiros, zumbis saltando para dar sustos, inimigos aparentemente muito superiores. Não há absolutamente nada de amador neste mod, que traz dois níveis repletos de adrenalina envolvendo mais uma missão do salvador da Humanidade para sabotar o plano dos invasores da outra dimensão. Não há bugs, não há exageros na dificuldade, o ritmo está bem marcado, a distribuição de itens e oponentes é equilibrada: parece uma versão resumida do jogo principal.

Mission Improbable

O principal defeito de Mission Improbable é a falta de ousadia: se você espera algo mais de um mod além da justa extensão do jogo que lhe deu origem, pode se decepcionar. Há uma boa sacada aqui, que é a forma inédita que Gordon Freeman usa para transpor um obstáculo, mas é um breve momento em quase uma hora de jogatina. Para quem ainda não se cansou de repetir a velha rotina de matar Combines e criaturas, vale o download. Magnar Janssen, o responsável pelo mod prometeu um terceiro mapa, mas mudou de ideia e resolveu mesmo correr atrás de algo novo: Whoopservatory, um mod para Half-Life 2 onde você joga cooperativamente com você mesmo! Minha lista continua se expandindo...

Mission Improbable 02

Mission Improbable - Download (51MB)

Nestlings

Nestlings tem tudo que havia em Amnesia – The Dark Descent.  Tem exploração de um ambiente escuro e sujo, uma história contada através de papéis descobertos, um mistério a ser solucionado. Só faltou um ingrediente: terror. Podendo ser concluído em exatos 10 minutos se você se der ao trabalho de ler todas as notas espalhadas e 1 minuto se não quiser perder tempo, este mod tem apenas a trágica cena final como sinal de mérito. E dura alguns segundos.

Nestlings

Lewis Denby criou Nestlings a partir de um desafio pessoal: ele enfiou na cabeça que iria engendrar, produzir e concluir um mod para Half-Life 2 em apenas três dias. Neste curto espaço de tempo ele se deu conta de que não poderia modelar um mapa muito grande, então ele criou uma casa abandonada e nada mais. Também não daria tempo para contar uma história adequada com cutscenes ou interações mais sofisticadas, então ele apelou para o velho truque das páginas de um diário espalhadas, o que torna Nestlings basicamente um conto escrito. A trilha sonora foi criada por Kevin McLeod e utilizada sob uma licença Creative Commons. O resultado é exatamente isso que você está pensando: um não-jogo feito às pressas e que não satisfaz. Houvesse Denby investido uma semana ou duas em seu projeto e teríamos algo mais memorável.

Nestlings - Download (37MB)

The Stanley Parable

Para quem curte uma boa narrativa acima da jogabilidade irá se deliciar com The Stanley Parable, uma experiência única que mostra diversas formas de se contar uma história e como o enredo pode se adaptar às ações do protagonista. Na primeira vez em que jogá-lo (e você irá jogar mais de uma vez, pode apostar), a trama, por assim dizer, se encerra em cinco a dez minutos. Mas uma dúvida cruel irá persegui-lo: e se eu tivesse feito diferente naquele ponto? A resposta para esta pergunta vai surpreendê-lo.

The Stanley Parable

Contar mais estraga a graça de The Stanley Parable, um protótipo que se aplicado em larga escala poderia alterar drasticamente a forma como as histórias são contadas em jogos eletrônicas. Na pequena escala em que se encontra, ele brinca com a narrativa e com o papel do narrador, aqui magnificamente representado pelo trabalho de voz de Kevan Brighting. Sem querer desmerecer as sacadas do criador Davey Wreden, mas o mod não seria tão impactante sem a locução de Brighting, que lembra os melhores momentos da franquia Portal.

The Stanley Parable 02

The Stanley Parable - Download (43MB)

Radiator

Cercado de pretensões artísticas, Radiator: vol1, "More Matter" afirma ser um alt-mod, com direito a manifesto e tudo mais. O grupo responsável rejeita a cena modder que produz mais do mesmo e busca criar trabalhos provocativos usando a engine de Half-Life 2. Aparentemente, o Nestlings acima é um exemplo do movimento que não deu muito certo e The Stanley Parable é um que acertou no alvo.

Radiator

Esse primeiro volume do projeto Radiator traz dois mapas, com duas histórias que não estão relacionadas e são contadas de forma inteiramente diferentes uma da outra. Na primeira, temos um encontro romântico sob a luz das estrelas cujo resultado irá depender da capacidade do jogador de memorizar padrões de constelação. Não lembra nem de longe as aventuras de Gordon Freeman. E é chato. O segundo é um delírio psicológico que retrata o que se passa dentro da mente de uma pessoa que reprime suas emoções e traz alguns puzzles ao lado de melancólicas cutscenes. E é genial, ainda que eu não tenha compreendido plenamente o simbolismo utilizado nem conseguido "vencer".

Radiator 04 Radiator (53MB)

Entre o território já trilhado e as infinitas formas que a narrativa pode assumir reside a mágica dos mods, sempre apresentando a tentativa de alguém de estender os limites daquilo que já foi produzido. E, às vezes, o resultado não é nem melhor nem pior. Apenas sublimemente estranho.

Radiator 02

Ouvindo: The Sins of Thy Beloved - Until The Dark

9 comentários:

Shadow Geisel disse...

Aquino, desculpe a minha ignorância no assunto, mas como um jogo como half-life 2 consegue gerar mods com gráficos tão bonitos? você sabe como funciona essa coisa de vários jogos (inclusive da atual geração) utilizarem o motor gráfico de um jogo antigo como esse? nunca entendi essa relação da Valve com half-life.

Breno disse...

Mas ai vc só está falando do renderer,Shadow! Essas coisas são muito complexas para explicar! De 2004(ano em que half-life foi lançado) pra ca ja foram feitas diversas modificações na engine source,culminando em jogos oficiais como Dark Messiah of might and magic, Left 4 Dead 1/2, Portal 1/2, Postal 3, Episode 1/2,Team Fortress 2, entre provaveis "outros"...E nessas atualizações de engine, e com a expertize dos modders é que eles conseguem melhorias graficas,etc. Se vc pesquisar a cena modder, vai ver diversas façanhas como deixar jogos da decada de 90 com cara de jogo de 2010(notadamente jogos com codigo fonte livre,como Quake 1/2(bom não tenho certeza se esses são open source) e Freespace 2) a criação de conversões totais como Counter Strike, Team Fortress, The Nameless Mod,etc..

E o que half-life e valve tem haver? Bom, basta dizer que half-life é a unica IP original(propriedade intelectual)que a Valve possui!

Breno disse...

A ja ia me esquecendo... Aquino,se vc tiver Doom 3 não deixe de experimentar o Dark Mod,que é o remake de Thief com graficos da Engine do jogo DOOM 3! Ainda estou na expectativa do mod para STALKER...

Shadow Geisel disse...

Valeu pela explicação, Breno.

Breno disse...

Disponha, Shadow!

Ronaldo disse...

Falando em mods me lembrei do The Specialists para HL1. Um deathmatch estilo matrix, com bullet-time, kung fu e uma porrada de armas. Joguei muito. Passava a tarde inteira matando bots.

Jimmy666 disse...

Instalei e estou jogando THE STANLEYS PARABLE... conceito interessante, até achei engraçada a reação do narador com a minha insistencia em desobedece-lo!

Breno disse...

Existe algum mod em half life que se caracterize por ser o oposto do jogo original? Coisas do tipo niveis largos, no melhor estilo simulador imersivo(Thief,Deus Ex,Sistem Schock)?

douglas disse...

Seu blog é muito bom. Acompanho diariamente já faz algum tempo. Estou de férias e resolvi olhar o conteúdo total do blog desde o início (março/2008). Muitas matérias interessantes, análises bacanas de jogos. Valeu pelas dicas de mod deste tópico. Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity