Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de setembro de 2011

Gemind - Contramão da História

(Publicado originalmente no Gemind)

“Eu fui trabalhar especialmente cedo naquele dia. Eu cumpri minha rotina de comprar meu café, ir pela West Street para um cigarro e subir até o 87º andar para meu escritório. Eu sentei em minha mesa e respondi aos meus e-mails quando Amy, John e Mike chegaram. Amy e eu conversamos um pouco e já passava das oito e meia. Logo depois disso eu ouvi um barulho, era como eu estivesse em uma plataforma de metrô e o trem estivesse chegando na velocidade máxima. Eu lembro de pensar ‘mas que porcaria é essa’. Foi quando eu escutei o impacto, o teto veio abaixo e o fogo consumiu partes do escritório e todo o corredor.

11 de Setembro de 2001.

“Ao meu redor, vejo chamas. Na minha frente, um imenso rombo na parede abre em direção ao abismo lá embaixo. Daqui de cima, carros de polícia e bombeiros parecem pequenos brinquedos largados em quarto de criança. Eu olho para o outro lado e a outra torre também está pegando fogo. Mike, da Contabilidade, passa ao meu lado e salta, fugindo do horror infernal e da fumaça. Eu tento gritar. Eu tento estender um braço. Tarde demais. Ele gira e gira.

9-11 Survivor

“Eu me afasto da beirada, com medo da tentação. Olho novamente para o que sobrou do escritório e diviso um espaço entre a destruição. Uma saída para as escadas. Sem pensar duas vezes, sem tentar entender o que está acontecendo, eu corro. Há muita fumaça no caminho e a escadaria parece se estender para o infinito. 87 andares. E as pessoas acima de mim? E aqueles acima do ponto de impacto? Não penso. Desço e desço.”

A mod para Unreal Tournament 2003 911Survivor é possivelmente a única manifestação em forma de jogo eletrônico que ousou abordar a tragédia do 11 de Setembro de 2001. Mesmo dois anos após a tragédia e sem nenhum fim lucrativo, o projeto de Jeff Cole, Mike Caloud e John Brennon foi bombardeado de críticas e morreu na praia, sem chegar perto de suas intenções. Originalmente, a mod envolveria os jogadores em uma luta desesperada pela sobrevivência dentro de uma das Torres Gêmeas, com diferentes personagens, diferentes spawn points dentro da estrutura (alguns com chances de sobrevivência e outros não), uso da luz do celular para iluminar na escuridão, busca pela saída ou por um bombeiro. Todos estes elementos garantiriam uma possibilidade única de testemunhar um dos mais terríveis momentos do século XXI da perspectiva de suas vítimas.

9-11 Survivor

De 911Survivor sobrou apenas uma demonstração técnica (20 MB). Para rodar adequadamente em Unreal Tournament 2003, você precisará também do patch 2225, do Epic Bonus Pack e do Digital Extremes Bonus Pack. Não há muito o que fazer nesta demo. Após uma longa descida por uma escadaria sem detalhes, você é teleportado para o lado de fora do prédio. Enquanto isso, um bot pula continuamente do alto da torre para seu triste fim.

Porém, se você toma a decisão de pular, o sangue gela. É impossível não se lembrar da vida real, das imagens da TV, das fotos, dos infelizes suicidas espremidos entre o calor insuportável e a certeza mortal da queda. É o tipo de paralelo que não pode ser alcançado por nenhuma outra mídia.

9-11 Survivor

Uma busca rápida na Amazon revela centenas de livros que lidam com o mesmo assunto: cartas de amigos e parentes; relatos de quem viu, de quem estava lá, de quem sobreviveu; verdade e ficção. Hollywood também tem sua cota de filmes, comerciais ou alternativos, que abordam os acontecimentos daquele dia fatídico, de Nicolas Cage a atores amadores. Jogos comerciais? Nenhum. Jogos independentes? Nenhum.

Pelo contrário, os jogos eletrônicos foram declarados responsáveis pelo ataque ao World Trade Center. Particularmente, o Microsoft Flight Simulator 2000, utilizado pelos terroristas para planejar o ataque. Especialistas garantem que, sem um treinamento real em escolas de aviação, nenhum candidato a piloto consegue voar baseado apenas em um jogo, mas o estigma permaneceu. Pelo menos um dos terroristas teve acesso ao simulador oficial de um Boing 737 na Pan Am International Flight Academy, mas esse dado costuma ser esquecido.

Flight Simulator 1995

Anúncio do Flight Simulator de 1995 recomendava cuidado ao voar próximo às Torres Gêmeas.

E engana-se quem pensa que este tipo de crítica pertence ao passado, a um momento conturbado de um povo ferido. Jogos foram considerados culpados pela tragédia de Realengo, pela tragédia do metrô de Moscou, pelas brigas de torcidas organizadas em Goiás, pela tragédia da Noruega… a lista continua.

Enquanto os próprios desenvolvedores de jogos se esconderem de medo da reação da mídia ou insistirem na tecla que os jogadores não estão maduros para isto e querem apenas se divertir, a indústria como um todo seguirá se negando o dever de oferecer aquilo que tem de melhor: experiência pessoal. Fantasias militaristas de vingança contra o Terror são encontradas às dúzias nas prateleiras. Mas ainda estou esperando ver um drama que mostre os esforços dos verdadeiros heróis daquele dia: policiais, bombeiros, civis. Sem pontos, sem achievements, apenas um vislumbre de empatia, de se colocar no lugar do outro.

9-11 Survivor

(Curiosamente, eu já estava com o material encaminhado na minha cabeça quando o Neogamer fez uma matéria exatamente sobre os jogos e o 11 de Setembro, quebrando minha linha de raciocínio anterior. O Tecnoblog também foi pelo mesmo caminho. Acabei escolhendo o mesmo tema, por uma outra ótica).

Ouvindo: Rage Against the Machine - How I Could Just Kill a Man

2 comentários:

Breno disse...

O artigo me lembrou da não-controversia levantada pela EA afirmando que não vão permitir que jogadores matem civis no jogo battlefield 3. Eles tambem tentaram colocar jogadores para jogar de taliban em multiplayer no mais novo medal of honor,mas amarelaram por causa da pressão da midia. A constante infantilização de jogos e o conservadorismo das companhias dominantes minam a relevancia dos jogos.Se um jogo é considerado inadequado para menores eu não quero que ele estrague a minha liberdade com limitações artificiais e nem quero crianças e jornalistas infantiloides salivando em cima deles.Não é a toa que os jogos mais relevantes permite ao jogador matar quem ele desejar,incluindo crianças.

ED RM disse...

No novíssimo Deus Ex - Human Revolution, um dos "generic NPCS" nas ruas menciona o 9/11, que o evento foi "faked"... Me admira que isso não tenha causado um tsunami de comentários na internet.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity