Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de agosto de 2015

Jogando: Goat Simulator

Goat Simulator 12

Meu filho pirou no minuto em que viu o trailer de Goat Simulator. Um segundo depois, estava imitando o animal pela casa, fingindo (felizmente) que destruía tudo que via. Doravante, o jogo passou a ser chamado aqui como "o jogo do bode maluco".

Pois esse jogo do bode maluco pagou muitas contas no seu estúdio, deu à luz uma legião de clones e se provou uma ideia genial.

Porque é divertido, divertido pra caramba. E completamente estúpido.

Aproveitando a física "realista" dos jogos, Goat Simulator cria diversos cenários detalhados e mundanos, como casas de subúrbio, um parque de diversões, uma festa na cobertura ou um prédio em construção e diz para você: "agora você pode quebrar tudo que quiser". E é essa a fórmula.

Não tem enredo, não tem saves, não faz diferença se você bate seu recorde de pontos ou não, não faz diferença se você segue as sugestões de missão que ele te passa. O importante aqui é passear pelo cenário e espalhar o caos, a anarquia e um eventual satanismo.

Goat Simulator 01Goat Simulator 02Goat Simulator 08

Como praticamente tudo é permitido, os programadores foram inteligentes o bastante para colocar easter eggs por todo os cantos, recompensando suas ações absurdas com recompensas ainda mais absurdas. Você pode se transformar em uma baleia, você pode virar uma girafa, um bode marombado, sequestrar o Deadmau5, lamber cogumelos mucho locos, ser abduzido por extraterrestres... um dos prazeres do jogo é tentar descobrir esses segredos e tenho certeza de que meu filho e eu não descobrimos tudo.

Infelizmente, a euforia da liberdade absoluta  se esvai rápido. Seja por causa dos bugs, que ora compõem a atmosfera de desordem criada pelo jogo e ora aborrecem mesmo, seja pelo tamanho reduzido dos cenários, seja pelo limite do que sua imaginação pode arrumar para fazer. A Coffee Stain Studios foi novamente inteligente para perceber essa deficiência e soltou duas expansões para o jogo, além de atualizações constantes nos primeiros meses de lançamento.

Goat Simulator MMO é uma expansão gratuita e já vem embutida no jogo. Se você já jogou algum MMO nessa vida vai identificar todas as piadas: a desenvolvedora desconstrói todos os clichês do gênero, passando por quests genéricas, campers, classes, sistema de evolução e o hilário sistema de chat que simula com perfeição a cacofonia das comunicações de um MMO de verdade. Muita gente fica na dúvida se o jogo é realmente online e se está diante de outros jogadores na tela, tamanha a qualidade da paródia. A Coffee Stain também cai matando em cima dos universos de fantasia e sobra até para Diablo.

Goat Simulator 04Goat Simulator 06

GoatZ é uma expansão paga e foi minha última e desesperada tentativa de repetir o impacto inicial do jogo em nossa jogatina. Comprei em promoção durante a última Summer Sale, mas, no fundo, senti que não vale o preço. GoatZ introduz um novo modo de jogo que é uma sátira aos títulos de survival que infestam o Steam. A começar pelo absurdo sistema de fome que te obriga a comer de tantos em tantos segundos ou assistir seu bode morrendo. E aí a desenvolvedora sacrifica a jogabilidade em favor de uma piada que se esgota em alguns minutos. Me vi obrigado a usar um mod para ter vida infinita e poder explorar o cenário (e espalhar o caos) sem me preocupar com as regras obtusas criadas para a expansão.

Goat Simulator 09

O jogo do bode maluco nos deu muitas risadas por causa dos resultados inusitados que emergiam de seu sandbox. Mas a cada retorno aos seus cenários, era preciso inventar peripécias ainda mais loucas ou explorar o cenário por um longo tempo para se conseguir a mesma risada que antes vinha fácil.

No final das contas, é um título divertido.

E completamente estúpido.

Ouvindo: Suicide Commando - T.V.-Obsession

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity