Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de julho de 2021

Modificando: Risen 2

Embora Risen 2 tenha recebido um destino inglório, naufragando minhas expectativas sobre projetos posteriores da Piranha Bytes, é necessário dedicar ainda alguns minutos de homenagem aos esforços da comunidade modder que tornou minha passagem pelo jogo menos sofrida. Há terríveis bugs gráficos no título que a desenvolvedora jamais consertou, mas o trabalho voluntário de programadores quase anônimos resolveu.

O melhor caminho para se instalar mods no jogo é através do cliente Risen 2 - ModStarter, disponível gratuitamente para download. A ferramenta é bastante prática: ela se conecta automaticamente a um banco de dados de modificações conhecidas e aprovadas do jogo e permite que você selecione quais delas deseja executar junto do RPG. Na primeira execução, é bem provável que você tenha que apontar onde Risen2.exe está instalado (normalmente em \\Steam\steamapps\common\Risen 2\system). Depois disso, não será mais necessário.

image

Todos os mods que ativei já estão marcados na imagem e contém uma descrição (em inglês) do que eles fazem. Porém, segue minha lista:

  • R2.E.T PACK: É um pacote de texturas em alta resolução que melhoram a aparência geral do jogo.
  • Unofficial Patch: Corrige pequenos problemas do jogo que passaram por baixo dos radares da desenvolvedora nesses quase dez anos de vida de Risen 2. Como o seguro morreu de velho, não custa nada instalar para evitar possíveis dores de cabeça.
  • Dynamic Torchlight Mod: Como o nome já diz, adiciona iluminação dinâmica às tochas do jogo, projetando sombras mais vívidas. Ajuda bastante na imersão.
  • LoD Distance Mod: Amplifica o campo de visão carregado pelo jogo. Como todo jogo da Piranha Bytes, ele é graficamente intenso em seu lançamento e artificialmente limita o quanto é exibido na tela na distância. Oito anos depois, você provavelmente já tem uma GPU capaz de enxergar até o infinito em Risen 2.
  • AntiWarp Ultra: possivelmente o único mod essencial da lista. O RPG tem um sistema que carrega árvores e folhagens na medida em que você vai se aproximando delas, para aliviar a performance. Entretanto, o efeito é extremamente perturbador, com árvores crescendo ou encolhendo de acordo com sua distância. Esse mod desativa essa função, sem prejuízo de performance para configurações modernas.

Eu escolhi não instalar o último mod, No Parallax Occlusion Mapping Mod, porque tudo que ele oferece é um ganho de performance irrisório em troca de uma degradação visual imperceptível, então não vi sentido na instalação.

Lamentavelmente, não há mod ou patch que conserte as sombras que saltam de lugar dentro do jogo, um problema que não atinge todos os jogadores, mas que me custou um pouco de irritação até aprender a ignorar.

Depois de você selecionar os mods que deseja do ModStarter, não se esqueça de clicar no botão Integrate Mods para ativá-los. Após essa etapa, não será mais necessário rodar o cliente e você pode abrir o jogo diretamente pelo Steam.

Ouvindo: Butthole Surfers - Gary Floyd (live)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity