Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de outubro de 2020

Amor e Morte

Don't Make Love

Não é de hoje que os jogos eletrônicos tentam lidar com temas mais complexos do que a agilidade dos seus jogadores ou sua capacidade de decifrar enigmas. Vida e morte, amor e desilusão já foram abordados em obras de todos os calibres, com diferentes graus de poesia ou qualidade: desde os os fracos Solo e A Fold Apart, até verdadeiras obras-primas como To The Moon ou That Dragon Cancer.

Então, não foi surpresa ou causou estranhamento o lançamento de Don't Make Love, em 2017. O título é basicamente uma novela visual interativa, com suporte ao jogador escrever suas próprias respostas (desde que seja em inglês). Os protagonistas são um casal de louva-deus e a Natureza é clara: para seu amor ser consumado, o macho deve morrer. O jogador controla uma sequência de perguntas e respostas que abordam seu relacionamento e apresentam múltiplos finais.

Apesar de ter recebido críticas positivas da mídia especializada três anos atrás, Don't Make Love permaneceu abaixo do radar.

Infelizmente, o jogo foi disponibilizado gratuitamente no Steam essa semana. Lamentavelmente, o título agora permanece como um legado in memoriam de seu criador, falecido recentemente.

Este jogo foi desenvolvido por um grande ser humano a partir da necessidade de comunicar experiências pessoais, pensamentos e emoções. Não pretende retratar apenas um problema de relacionamento, mas também as dificuldades que cada um de nós encontra ao enfrentar uma encruzilhada em nossa vida. O sonho de Dario era, de fato, criar um jogo que pudesse refletir isso. Algo que poderia ser não apenas uma distração curta e divertida, mas uma pequena e íntima experiência de vida, e para fazer isso, ele colocou sua própria alma no jogo.

Para se lembrar dele e permitir que todos tenham um vislumbre de sua linda alma, a partir de hoje, o download de Don Don't Make Love é gratuito.


Não há respostas erradas. Apenas amor e morte. Afinal, "se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida" (Javier Velaza).

Ouvindo: KMFDM - Full Worm Garden

Um comentário:

Douglas Baiense disse...

Nunca tinha ouvido falar desse jogo. Achei a proposta muito interessante

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity