Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de fevereiro de 2019

Um Controle e um Violão

coopplayers

Quem joga inevitavelmente acaba envolvido pelas músicas que complementam a atmosfera de seus títulos favoritos. Jogos eletrônicos combinam som, visuais, interação e narrativa de uma forma única e é impossível não se deixar levar por suas trilhas sonoras mesmo depois que a tela já foi desligada.

Essa paixão levou dois músicos profissionais a criarem o projeto Co-Op Players, um duo musical que recria no violão algumas faixas clássicas, mixando o universo dos jogos com as sonoridades da música popular. Em um cenário onde a combinação soundtrack com heavy metal se tornou lugar comum e outros músicos flertam com o eletrônico, porque não retornar à simplicidade das cordas de um violão?

Luiz Roveran é mestre em música pela Unicamp e licenciado em educação musical pela UNESP. Pesquisa o campo da trilha sonora para jogos eletrônicos. Guitarrista de formação, atuou em grupos musicais de estilos variados – do rock progressivo ao jazz e a música instrumental brasileira. Dedica-se também à composição, tanto no meio popular quanto clássico – neste viés, teve peças estreadas no Centro Cultural São Paulo e em concerto noturno do XXIV Congresso da Anppom.

Pedro Fróis é guitarrista, violonista e arranjador. É graduado em Educação Musical no Instituto de Artes da UNESP, onde defendeu sua monografia sobre música de games. Passou por renomadas escolas de música do estado de São Paulo, como a EMESP (ULM), Fundação Das Artes de São Caetano e a Casa da Música de Diadema.

Juntos desde 2014, eles começaram a carreira tocando jazz e clássicos da música popular brasileira, até uma outra paixão falar mais alto e eles se transformarem nos Co-Op Players. E, após anos dessa estrada, tendo se apresentado em diversos eventos pelo Brasil, eles finalmente lançaram um EP oficial. O mini-álbum reúne seis faixas que prestam tributo a Tetris, Donkey Kong, Metroid, Sonic e outros, combinando com melodias que você esperaria encontrar em um sarau de MPB. O álbum está disponível na íntegra no YouTube:

Os fãs, e não tem como não se tornar fã do trabalho deles, podem também encontrar o EP nas principais plataformas de distribuição digital:

Ouvindo: Co-Op Players - Green Hill Zone

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity