Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

16 de janeiro de 2016

Amir Está Livre

sargento-amir

Se você não se lembra de Amir Hekmati, não se sinta culpado. A prisão do desenvolvedor de jogos pelas mãos do regime iraniano aconteceu em 2012 e se tornou o tema central de uma postagem no Retina Desgastada que tentava debater os limites entre propaganda política, produto cultural e jogos de guerra.

Quatro anos depois, Amir Hekmati foi libertado da prisão junto com outros três prisioneiros e já deve estar pousando na Suíça nesse momento segundo a própria imprensa iraniana. Ele e os demais foram objetos de barganha em uma troca de prisioneiros com o governo americano e com a Interpol, como eu já previra na época do seu encarceramento. Infelizmente para Amir, foram quatro anos aprisionado sabe-se lá em que condições, afastado da família e de amigos pelo crime de criar jogos que supostamente seriam ofensivos ao governo do Irã.

Apesar de ter sido condenado inicialmente à morte, a sentença de Amir foi revogada para dez anos de prisão em Dezembro de 2013 em um julgamento secreto e ele só foi notificado da alteração da pena meses depois...

A função exata do Sargento Amir Hekmati dentro da desenvolvedora Kuma Games era ambígua. Investigações posteriores revelaram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos injetou quase 100 mil dólares na empresa em 2009 para projetar um sistema de aprendizado e retenção de linguagem para soldados em zona de conflito e Hekmati, ex-fuzileiro, trabalhou como consultor do programa. Sua função na criação de jogos não é especificada entre 2009 e o final de 2011, quando foi preso durante uma visita ao Irã para ver seus avós que ainda residem no país.

Hekmati "confessou" o crime de espionagem e subversão na televisão local, mas negou veementemente os crimes no julgamento inicial e durante todo o resto do período de sua prisão, assim como representantes da Kuma Games e autoridades americanas.

No cenário político desse grande MMO, a impressão que se tem é que no fundo não importava o que Hekmati fazia ou deixava de fazer na Kuma Games. As próprias autoridades iranianas tinham pouco interesse na execução. Ele se tornou uma moeda. E, como tal, foi utilizada enquanto ainda possuía algum valor. O jogo continuará, com novos NPCs.

Mas Amir Hekmati, o ser humano, esse está livre para passar o resto de suas dias de acordo com sua consciência.

Amir

Ouvindo: The Azoic - Conflict (Negative Format Mix)
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Tooth and Tail