Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de setembro de 2014

Isso Somos Nós

Na carta-despedida de Notch, ele cita o vídeo "This is Phil Fish" como um dos componentes de sua decisão de vender a Mojang.

Não é pra menos.

Apesar de não ter legendas, apesar da baixa qualidade do closed captions automático, apesar do narrador falar bem rápido, o vídeo levanta em 19 minutos alguns questionamentos interessantes não sobre a figura de Phil Fish, mas sobre o funcionamento da Internet, o comportamento coletivo e o péssimo hábito de erguer e derrubar ícones.

Na verdade, o próprio ato de publicar esta postagem apenas corrobora a tese do autor: nós criamos Phil Fish, nós o tornamos famoso e o odiamos por usar esta fama de uma forma que não era aquela que queríamos. Comentar sobre Phil Fish é só aumentar a bola de neve.

Quando cada tuíte seu vira manchete de publicações especializadas, Fish, Notch, Levine ou Kojima largam a individualidade e se tornam figuras públicas. É um dilema antigo, enfrentado por centenas de celebridades ou pseudocelebridades desde a massificação da mídia e a Internet apenas acrescentou um setor inteiro de holofotes para pessoas cujas opiniões não deveriam gerar tanto atrito.

Notch se cansou. Criou o jogo que acidentalmente ou merecidamente se tornou o marco zero de uma jogabilidade emergente que irá mapear o futuro. Deseja agora retornar para a obscuridade, voltar a ser Markus Persson e deixar de influenciar, incomodar, levantar bandeiras com suas palavras.

Talvez consiga. Se nós deixarmos.

Bauhaus - Bela Lugosi's Dead

2 comentários:

Tais disse...

Pra quem não manja dos ingreis, aqui tem a transcrição do vídeo traduzido: http://pt.scribd.com/doc/230396331/This-is-Phil-Fish e aqui dá pra ver o vídeo legendado (só deixar em tela cheia): http://pt.allreadable.com/bc91FQnN

Marcos A. S. Almeida disse...

Obrigado Tais pelo link.Bem, o caso do Notch e do Fish são completamente diferentes - até porque eles são completamente diferentes - mas que convergem nesse dilema que sofrem as celebridades.Mas a pergunta que eu faço é: será que nenhum deles quis isso?Obviamente nenhum deles - e muito menos eu - quer algum idiota destilando toda sua raiva, inveja ou frustração no ouvido, porém, admitindo a realidade de hoje , e talvez de sempre, não é de se esperar esse tipo de público ? A decisão do Notch foi perfeita, porque eu também acho que só existem 2 caminhos: ou se convive com essa realidade ou a deixa completamente.Hoje , com o advento da internet, não é preciso necessariamente muito esforço pra se tornar celebridade ,imagine então quando se faz um trabalho elogiadíssimo? É fama instantânea! Portanto , se não quiser a fama, não torne seu trabalho público, caso contrário não terá somente os "louros da glória".Até porque a classe de pessoas indesejáveis que citei acima - que aliás sempre existiram - hoje têm um meio de propagar sua voz: pela internet.Essa é , infelizmente ou felizmente, a realidade posta, que o Notch de forma legítima e inquestionável , decidiu abandonar.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning