Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de outubro de 2011

Modificando: Fallout 3

fallout-3-wastelander Apesar de ter o pé atrás com algumas atitudes da empresa-mãe da Bethesda, tenho que admitir que existe gente lá dentro com visão o suficiente para agradar os consumidores. Uma destas boas idéias que já vem de longa data é oferecer suporte à comunidade modder. Enquanto Elder Scrolls III: Morrowind já vai para o seu décimo ano de existência com fôlego e milhares de mods, Elder Scrolls IV: Oblivion e Fallout 3 não ficam muito atrás. Particularmente, não encontrei tanto material para  este último que me abrisse os olhos quanto em minhas jornadas por Vvardenfell, mas, mesmo assim, a oferta de modificações criadas pelos usuários não deixa de ser significativa.

Para começo de conversa, fique registrado que a Bethesda não criou desta vez nenhum conteúdo extra gratuito para o jogo, como fez com Morrowind. Novas aventuras ambientadas nos arredores devastados da capital americana são raríssimas, assim como mods que alteram drasticamente as texturas. E em sua maioria as modificações para Fallout 3 tem uma tendência a alterar elementos demais da jogabilidade para o meu gosto. Entre aqueles que experimentei e curti, segue a lista de recomendações:

Essenciais

Foi-se o tempo em que era só instalar o mod e sair jogando. Para poder usufruir de boa parte deles, você terá que ter instalados alguns utilitários, programas que facilitam seu gerenciamento, estendem as capacidades da programação do jogo original ou simplesmente fazem coisas sem sentido, mas importantes.

Para organizar os mods, alterar a ordem de carregamento, ajustar gráficos, alterar opções e outros mimos existe o Fallout Mod Manager. Apesar de estar em versão Beta, ele cumpre o que promete sem travamentos, é gratuito e recomendado pela própria Bethesda. Tem apenas 1.33MB.
Download via SourceForge

O ArchiveInvalidation Invalidated!, como o próprio nome diz, invalida a invalidação de arquivos. Na prática, a substituição de textura de alguns mods pode gerar problemas de arquivos inválidos e este programa de 253KB resolve tudo de forma mágica. Não precisa instalação, basta rodar uma única vez(!) e nunca mais se preocupar.
Download

O Fallout Script Extender é mais conhecido como FOSE e literalmente encapsula seu executável do Fallout 3, expandindo os scripts do jogo em tempo real sem adulterar nenhum arquivo. Através do FOSE você conseguirá fazer com que o jogo realize coisas que até o pessoal da Bethesda duvida. O grande inconveniente do utilitário é que você terá que rodar o jogo a partir dele, funcionando como uma interface invisível. O .exe original do Fallout 3 vai continuar existindo no seu HD e, se você se esquecer do FOSE e abri-lo diretamente (ou através do Steam), todos os seus mods que precisam do FOSE rodando vão emitir um grito de horror e possivelmente provocar um travamento. Depois da instalação do FOSE, é recomendado remover todos os atalhos normais do Fallout 3 e adicionar o FOSE no Steam através da opção Adicionar um Jogo Não-Steam. Toda esta potência está disponível em apenas 375KB zipados.
Download

Visual

Eu até tentei instalar um pacote de texturas de alta resolução, mas não vi a menor diferença. Como todo pacote de texturas, ele sobrescreveu os arquivos originais do jogo, então, não teve volta e estou jogando desta forma quase desde o começo da aventura. Porém, existem alguns pacotes específicos que definitivamente saltam aos olhos.

Sangue para todos os lados...

Enhanced Blood Textures é para quem tem estômago forte, porque ele quadruplica a quantidade e a qualidade do sangue visto no jogo. As texturas usadas normalmente tem resolução de 256x256 e este mod substitui por novas de 1024x1024, além de acrescentar mais vísceras, mais manchas nas paredes e ferimentos visíveis nos personagens de Fallout 3. Para fazer o download, você terá que ter uma conta (gratuita) no Fallout Nexus, já que o conteúdo é classificado como adulto. Na dúvida sobre o cadastro, use o BugMeNot ou experimente as manhas do Gemind.
Download

Energy Visuals Enhanced ou EVE é o mod certo para quem curte armas de energia. Com 175MB de arquivos, ele altera completamente a aparência dos efeitos luminosos destas armas, dá uma caprichada no visual de cada uma (sem destruir sua essência), adiciona 32 animações especiais para mortes provocadas por este tipo de armamento, melhora a qualidade dos sons emitidos, libera acertos críticos para lança-chamas e Fat Man e acrescenta armas novas. Sua placa de vídeo vai derramar uma lágrima de felicidade depois da instalação. E você também, quando encontrar uma bota calcinada, parcialmente cheia, ao lado de uma pilha de cinzas, onde antes havia um Super-Mutante atingido pelo seu Rifle de Plasma.
Download

Megaton e Rivet City High Textures são dois mods diferentes, entre os muitos que alteram as texturas de localidades específicas. Como estes são os dois lugares que eu mais visito (e imagino que seja o mesmo para a maioria dos jogadores), resolvi experimentar. E não me arrependi. O resultado impressiona. Ambos estão disponíveis em diferentes resoluções, de acordo com as capacidades de sua máquina.
Download (Megaton)
Download (Rivet City)

Megaton HD

Jogabilidade

Existem mods que alteram profundamente a relação com os companions do jogo, mods que acrescentam preocupações do mundo real (alimentação, descanso, sede), mods que aumentam a dificuldade dos combates e os efeitos da radiação. Não gostei ou instalei nenhum deles. Complicados ou drásticos em excesso. Mas existem também alguns que alteram alguns detalhes interessantes da paisagem das Terras Devastadas...

Enhanced Weather resolve o problema do clima constante em Fallout 3. Na verdade, não há problema algum, mas como jogador mal-acostumado com as mudanças climáticas em Risen, Gothic, Morrowind e até GTA, o sol permanente ao redor de Washington vira monotonia. Com este mod, agora chove de tempos em tempos (chuva radioativa ou não, você mesmo configura), em ocasiões raras cai uma neve e, em outros momentos, o céu desaba com uma tempestade histórica. O único ponto desfavorável é que tempestades durante a noite matam completamente a visibilidade. O melhor é aguardar a tormenta passar ou se arriscar a cair do alto de uma colina...
Download

Fallout Street Lights acrescenta fachos de luz aos pontos luminosos existentes. A princípio, instalei este aqui para compensar as noites chuvosas do mod acima, mas ele me cativou por si só. Os postes que ainda funcionam agora estão mais verídicos e alguns deles até mesmo piscam, como se estivessem prestes a pifar.
Download

Streets Lights

Marts Mutant Mod acrescenta uma grande variedade de novas criaturas ao jogo, incluindo Geckos, Wannamingos, Floaters e Javalis Selvagens. Além disto, ele inventa novas subespécies para os seres já existentes, modifica diversas texturas e altera o comportamento da fauna de uma forma geral, permitindo confrontos entre monstros. Você não saberá o que é o medo até ver um Deathclaw Alpha decapitar um companion na sua frente. As novas criaturas estão bem distribuídas e não sobrecarregam o cenário, se mesclando com naturalidade ao ambiente. Mesmo com dezenas de horas de jogo, ainda existem algumas que eu vi apenas uma vez ou sequer vi! O mod também traz configurações ajustáveis dentro do Pipboy e suporte a seus próprios plugins.
Download

Abominable Mutant

Existe também um mod que tem ocupado todo o meu tempo entre os DLCs, algo ambicioso que não imaginava ser possível dentro de Fallout 3. Mas esse será assunto para um outro dia, para uma grande surpresa...

Ouvindo: Wumpscut - Womb

8 comentários:

João Luiz disse...

tu chegou a ver o mod que melhora a rádio, colocando umas 100 músicas a mais?

pra mim, é o melhor... hehe

C. Aquino disse...

Se eu contar que eu não escuto rádio no jogo, você acredita? Acho que quebra a imersão, fica meio GTA. Mas, se der para extrair as 100 músicas deste mod... acho que vou procurar me informar! eheheheh

Breno disse...

Existe algum mod que implementa movimentação pelas diagonais?

Poa Kli-Kluu disse...

Caraca! Maneiraço!!! XDDD

Estava à tempos esperando por este post! Finalmente posso voltar a jogar Fallout3 com gosto (:

Porém algo que me deixou curioso, Aquino. Na imagem no qual descreve o mod dos feixes de luz nos postes, o HUD do personagem está diferente, expondo data, radiação e karma na parte superior direita da tela. Podes me dizer como fizeste isso? É apenas um mod? Ou é alguma opção de algum mod citado neste post?

Post maneiraço! : D

Poa Kli-Kluu disse...

OBS: estou esperando já por este mod 'secreto', haha XD

C. Aquino disse...

Poa, tirando a tela "sangrenta" com o Mutante morto no chão, as outras telas não são minhas. Imagino que o autor do Street Lights tinha mais outro mod instalado quando capturou a imagem... aqueles marcadores extras não vem com o mod (repare também que a arma não é padrão do jogo).

Poa Kli-Kluu disse...

Hmm, não havia reparado nisto.

Vou procurar me informar desse mod de HUD.

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity