Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de dezembro de 2020

(não) Jogando: Revenge of the Titans

Revenge of the Titans

O gênero Tower Defense tem uma fórmula mais ou menos estabelecida, em que ou você tem fileiras e mais fileiras de tropas tentando segurar o avanço do inimigo (como em Plants vs Zombies) ou você tem uma trilha tortuosa por onde o inimigo passa, em torno da qual você prepara suas defesas (como em Battle of Kings). Apesar das diferenças, as duas modalidades seguem uma previsibilidade: você sabe o caminho do invasor.

Revenge of the Titans sacode a fórmula com uma legião de alienígenas que avançam por padrões desconhecidos pela ciência. Existem estradas e existem aqueles invasores que obedecem a indicação de caminho, mas a maioria deles faz suas próprias regras e o resultado é um caos que não se dobra ao seu controle em momento algum. É o Tower Defense do Inferno, um jogo para se passar raiva e desistir antes de se partir para outra opção.

Não que eu não tenha tentado. Minha sorte e minhas habilidades estratégicas permitiram a liberação da Terra e da Lua das forças extraterrestres, assim como praticamente Marte inteiro. Apenas as últimas batalhas marcianas conseguiram dilapidar meus últimos bastiões de paciência.

Em sua defesa, Revenge of the Titans apresenta um visual deliciosamente retrô, que não enquadra exatamente na estética pixelada convencional e puxa mais para uma realidade alternativa onde você podaria plugar um Gameboy em um televisor de tubo ou algo assim. Essa escolha de design se reflete também na construção dos personagens e das unidades que transporta o estilo de Space Invaders duas gerações à frente. É anacrônico, mas fascinante o efeito produzido.

Revenge of the Titans 02

Com personagens caricatos dos dois lados do conflito, o jogo não se leva a sério, até o momento em que a dificuldade escala e você percebe que suas mecânicas não são brincadeira.

Com os inimigos avançando de forma quase espasmódica, grana limitada para construir e suas torres sendo tornando um alvo fácil entre uma recarga e outra, o campo de batalha deixa de ser divertido bem rápido. Revenge of the Titans oferece um Modo Campanha Fácil, mas meus brios acreditaram (erroneamente) que o modo normal seria o modo correto de aproveitar o jogo como seus desenvolvedores planejaram, embora esses mesmos desenvolvedores estivessem me premiando com Conquistas por ter conseguido fazer isso ou aquilo no "modo mais difícil". Eu estava dando murros em ponta de faca.

Revenge of the Titans 03

Felizmente, o jogo permite resetar sua árvore tecnológica a bel-prazer, o que me permitia experimentar diferentes abordagens para neutralizar os Titans. Ainda assim, as últimas batalhas das quais participei estavam sempre cada vez mais próximas daquela que me faria desistir.

Revenge of the Titans não é um jogo ruim e conquista pela simpatia. Porém, ergo aqui minha bandeira branca e permito que o caos triunfe sobre Marte.

Ouvindo: Guns N' Roses - Patience (live)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity