Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de agosto de 2022

Os Dez Melhores Gatos do Mundo dos Jogos Eletrônicos

top-gatos-jogos

(publicado originalmente no Gamerview)

Dia 8 de Agosto é o Dia Internacional dos Gatos. Se você prefere cachorros, sua data é 26 de agosto, fica ali no cantinho esperando. Se você não curte felinos de jeito nenhum, me perdoa a sinceridade: você está morto por dentro. Porém, para todos os fãs desses amigos ronronantes de quatro patas, todo dia é dia de gato. Prepara a bolinha de barbante para brincar muito hoje ou oferece o colo (ou o teclado) para a hora da naninha do bichano.

O Dia Internacional dos Gatos é uma iniciativa da International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal). A data foi cunhada em 2002 para celebrar esses animais, mas também para orientar sobre os cuidados em sua criação e incentivar a adoção de gatos de rua. Gatos de rua são tudo de bom e um deles é sério concorrente a Jogo do Ano, só dizendo.

Os gatos estão conosco desde o início da agricultura em nossa civilização. A raça humana passou a estocar grãos para os dias difíceis, os grãos atraíram os ratos e os ratos atraíram os gatos. Não foi uma escolha muito complicada decidir qual desses dois animais passaria a fazer parte de nosso dia a dia… Essa paixão por gatos é tão forte que eles também estão presentes nos jogos! Separamos aqui uma pequena amostra, com 10 gatos que fizeram nossa alegria nas telinhas.

1) Morgana (Persona 5)

morgana-top-gatos

Morgana é temperamental como todo gato que se preze, com seus momentos em que é simplesmente irritante. Entre suas muitas manias, a manifestação, por exemplo, não aceita ser chamada de gato, ainda que essa seja sua forma na maior parte do tempo. Morgana perdeu suas memórias e guarda grandes mistérios, incluindo sua própria identidade. Entretanto, um fato permanece imutável nessa “gata”: sua dedicação aos Phantom Thieves, ao ponto de se transformar em uma van felina para transportar os amigos por aí. Controlar Morgana é um charme no jogo e uma experiência que os fãs não vão esquecer.

Fofura: 8/10

Agressividade: 5/10, quando está irritada

2) Rover (Animal Crossing)

rover-top-gatos

Rover é o simpático felino que recebe o jogador pela primeira vez na maior parte dos jogos da franquia Animal Crossing. Enquanto Tom Nook deu má fama aos guaxinins, Rover cumpre muito bem o seu papel de anfitrião e ponto de entrada. É ele que pergunta ao jogador sobre a data e a hora e acaba ajudando a configurar o jogo e o começo de sua jornada por uma nova cidade. O felino azulado ressurgiu recentemente em Animal Crossing: New Horizons, participando das festividades do May Day, como um velho amigo dos jogadores. Se a primeira impressão é a que fica, Rover ajudou a franquia a ganhar um lugar no coração de gerações de jogadores.

Fofura: 10/10

Agressividade: 0/10

3) O nome que você quiser (Minecraft)

minecraft-cat-top-gatos

O elusivo gato de Minecraft é uma das criaturas mais difíceis de se conquistar do jogo. Antes de tudo, o jogador precisa encontrar um bioma de Selva. Depois disso, é necessário que essa floresta tenha gatos selvagens, os Ocelots. É nesse momento que entra uma mecânica que exige furtividade e, obviamente, peixe. É só então que o jogador passa a ser o dono de um gato doméstico, uma criatura que não faz nada no jogo, exceto perambular por aí e miar fofinho. Porém, a criatura é tão majestosa que os temíveis Creepers o evitam, então vale a pena ter um ou dois gatos ao redor de sua base. Só tome cuidado para eles não tomarem conta de sua cama.

Fofura: quadrados/10

Agressividade: 11/10 somente para Creepers

4) Blinx (Blinx: The Time Sweeper)

blinx-top-gatos

Blinx é um dos raros gatos que são protagonistas de seus próprios jogos. Ele também faz parte da ainda mais exclusiva lista de gatos que carregam um aspirador de pó capaz de alterar o fluxo do tempo. Com essa premissa absurda, Blinx precisava proteger a Dimensão B1Q64 e salvar uma princesa, enquanto buscava seu espaço no primeiro Xbox. O herói improvável era teimoso, não reconhecia a autoridade de ninguém, maltratava seus aliados e curtia uma brincadeira, ou seja, era essencialmente um gato mesmo. Sua simpatia garantiu um segundo jogo, ainda no primeiro console da Microsoft, mas depois ele foi injustamente esquecido

Fofura: 4/10

Agressividade: 8/10

5) Meowth (Pokémon)

meowth-top-gatos

Meowth estava lá na Primeira Geração de Pokémons, mas foi nos animes que ele atingiu estrelato, como um dos mais engraçados integrantes da hilária Equipe Rocket. O fato desse Meowth em específico ser capaz de falar só completou o charme do personagem e garantiu boas histórias na série. Dentro dos jogos, Meowth é uma boa aquisição a qualquer equipe, com uma velocidade muito elevada e um ataque de garras afiadas que pode surpreender o adversário. Além disso, Pay Day, seu ataque característico, garante um bom fluxo de renda para os treinadores com poucos recursos. Meowth perde parte do seu encantamento, mas fica mais poderoso, quando evolui para Persian.

Fofura: malandragem pura/10

Agressividade: 7/10

6) Mae Borowski (Night in the Woods)

mae-borowski-top-gatos

É gato ou é gente? Mae Borowski, a progatonista, digo, protagonista de Night In The Woods encara de frente um problema universal: depressão. Ela retorna para sua cidade natal depois de abandonar a escola e precisa se reconectar com a vida em uma jornada que vai ressoar fundo em muitos jogadores. No caso aqui, a desenvolvedora Infinite Fall usa um recurso comum às fábulas: utilizar personagens animais para falar sobre questões próprias da natureza humana. Ainda assim, há muito dos gatos em Borowski, como um cinismo latente e um senso de humor ácido, que não deixam de evocar o charme felino.

Fofura: 7/10

Agressividade: 0/10, não faria mal a uma mosca, mas talvez a si mesma.

7) Palicoes (Monster Hunter)

palicoes-top-gatos

Não saia de casa sem um deles! Palicoes são o melhor companheiro que um caçador pode ter em Monster Hunter. A partir de Monster Hunter World, o jogador ganhou a habilidade de customizar seu parceiro felino, abrindo caminho para uma ampla variedade de gatos com roupinhas, gatos com chapéus e outras fofurinhas. Porém, quando chega a hora da onça beber água, os Palicoes estão prontos pro que der e vier, distraindo inimigos cabulosos, salvando o jogador com curas nas horas certas e participando das caçadas com fúria sem igual, atacando bestas dezenas de vezes maiores do que eles sem temor.

Fofura: 10/10

Agressividade: 10/10

8) Red XIII (Final Fantasy VII)

red-xiii-top-gatos

Será um cachorrão? Será um leão? Para todos os fins, vamos considerar que Red XIII é um gato geneticamente modificado e seguir com nossas vidas. Embora seu nome verdadeiro seja Nanaki, a criatura guerreira ganhou um codinome estiloso e a capacidade de lutar com a fúria de mil gatos. Porém, por trás dessa face de predador selvagem, existe um personagem que preza pela honra e carrega um passado amargurado. Red XIII acaba passando por profundas revelações ao longo de Final Fantasy VII e o jogador irá se emocionar de lutar ao seu lado. No Remake, ele acabou ficando meio esquecido, mas isso pode mudar na segunda parte.

Fofura: 0/10

Agressividade: 10/10

9) Bubsy (franquia Bubsy)

bubsy-top-gatos

Quanto menos for dito sobre Bubsy, melhor.

Fofura: facepalm/10

Agressividade: 5/10

10) Sem Nome (Stray)

stray-top-gatos

O felino que conquistou o mundo em 2022! Ele não tem um nome porque jamais teve um dono, é um gato de rua perdido no submundo de uma metrópole cyberpunk. Com a exceção de seu irmão cubico de Minecraft, é o único gato dessa lista que se comporta exatamente como um gato, porque é um gato, sem inteligência, sem diálogos, sem problemas emocionais, tão somente instintos e um dom natural para se envolver em confusão. Você irá protegê-lo com todas as suas forças para ver o final dessa jornada e desejar que ele fosse real. Bem, ele é real! O felino do jogo foi modelado com base em Mortaugh, um gato laranja de um dos desenvolvedores.

Fofura: 10/10

Agressividade: 2/10

Ouvindo: Thurston Moore - Feathers

Um comentário:

Anônimo disse...

SEU BLOG Ë MUITO PIKA

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning