Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de agosto de 2022

O Sonho Inquieto de Silent Hill 2

silent-hill-2-dress

Favorito da casa, Silent Hill 2 existe para PC, mas é como se estivesse preso em um limbo permanente. A Konami lançou essa versão em 2002 e nunca olhou para trás. Embora o título tenha recebido uma (controversa) remasterização HD em 2012, ela esteve disponível somente para PlayStation 3 e Xbox 360. Para todos os fins, Silent Hill 2 no PC é um sonho, uma febre inalcançável, nunca comercializada em versão digital e mal distribuída. Não tenho pudores de revelar que minha cópia foi adquirida no camelô, com defeito, e precisei recorrer ao vetusto Emule para conseguir uma ISO que funcionasse.

Porém, se a produtora se esqueceu de Silent Hill 2 (e da franquia como um todo, para sermos honestos), a comunidade modder nunca abandonou o jogo. Mesmo quando eu joguei o título, talvez quinze anos atrás, isso só foi possível graças a patches não-oficiais que garantiam sua estabilidade. Com o tempo e a evolução dos PCs, se tornou gradativamente mais difícil para não dizer impossível, mergulhar no pesadelo de James Sunderland.

O bug mais antigo tornava o título inacessível em qualquer computador com um processador de múltiplos núcleos, ou seja, a maioria absoluta dos modelos nos últimos dez anos. A faixa de áudio saltava e provocava o fechamento do jogo. No começo de julho, essa falha foi finalmente consertada, não graças à Konami, mas pelo esforço de programadores voluntários que desenvolveram um motor independente de transmissão de áudio para Silent Hill 2. O nome disso é paixão.

Essa correção foi incluída no mod The Enhanced Edition, que conserta diversos problemas do jogo,  traz versões remasterizadas das sequências em vídeo, oferece suporte a resoluções widescreen, aumenta as fontes da interface de forma adequada, melhora o suporte a controles modernos e traz vários outros ajustes que deixam Silent Hill 2 compatível com configurações atuais.

Você ainda vai precisar de uma cópia original do jogo: essa é uma linha que os criadores do mod não cruzaram. Cabe a você penetrar na névoa e fazer sua escolha para conseguir jogar Silent Hill 2 no seu PC.

Ouvindo: Wumpscut - Zombibikini

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning