Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de abril de 2022

Warframe em Quadrinhos

warframe-cover

Um universo de ficção-científica tão complexo quanto o de Warframe não poderia ficar confinado em uma única mídia. No entanto, para todos os fins, é isso que acontece. Houve tentativas tímidas de expandir suas fronteiras para os quadrinhos, sem muito sucesso.

Em 2017, a produtora Digital Extremes realizou, em parceria com a editora Top Cow, uma minissérie em cinco volumes físicos batizada de Warframe: Ghouls. O arco serviria como uma espécie de prelúdio para a narrativa do jogo, apresentando uma investida das forças Grineer contra vilarejos Ostron na Terra, em busca de segredos perdidos. Um Excalibur protege a última sobrevivente de um massacre, uma jovem chamada Mitsuki. No comando das forças invasoras, está o temido Capitão Vor. O conflito se intensifica com a descoberta de uma relíquia Orokin. Vor aciona as unidades Ghoul, ao mesmo tempo em que Lotus convoca o reforço de uma Mag e a guerrilheira Little Duck também se alia aos Tenno.

A arte da história e, principalmente, das capas, é um excelente chamariz para os fãs de Warframe. A história, entretanto, deixa a desejar em termos de lore, ainda que seja capaz de manter a tensão em diversos momentos. Canonicamente, a jovem Mitsuki jamais reapareceu na franquia e o papel de Little Duck na trama sequer é explicado. Ainda assim, os jogadores se sentirão à vontade reconhecendo referências e elementos do jogo.

Lamentavelmente, Warframe: Ghouls teve uma distribuição reduzida e uma recepção fria. Pouco mais de 6000 exemplares foram impressos e distribuídos do primeiro volume e as vendas foram caindo até a quinta e última parte, que chegou a míseros 2400 exemplares. Esse material nunca foi reimpresso ou tampouco reunido em um volume único, embora esse fosse o plano original. Não há meios oficiais de se ter acesso a esse conteúdo hoje em dia, portanto disponibilizo abaixo as cinco edições em formato PDF:

waframe-ghouls-01 waframe-ghouls-02
waframe-ghouls-03 waframe-ghouls-04
waframe-ghouls-05

Uma outra investida realizada também em 2017 pela Digital Extremes foi batizada de Warframe Fragments, uma série de três webcomics publicadas diretamente no site oficial do jogo, sem distribuição física. A proposta era oferecer um vislumbre de eventos prévios a acontecimentos dentro da evolução da campanha. Embora sejam narrativas bem mais curtas, são ideias que efetivamente expandem o conhecimento do jogador.

What Remains foi publicada em março de 2017 e traz o que pode ser a origem de Cephalon Suda, a entidade eletrônica responsável por guiar o jogador na jornada que o levará até Octavia. Em junho de 2017, a Digital Extremes liberou Rell, um curtíssimo retorno aos momentos tenebrosos da Zariman Tem Zero, com foco em Rell, o Tenno rejeitado por todos que é o ponto convergente da jornada sinistra Chains of Harrow. The Ascension fechou o ano de 2017, chegando em dezembro e apresentando a primeira aparição dos Ghouls entre os Grineer e o grotesco destino de Vay Hek.

Novamente, esse material se perdeu. Suas respectivas páginas não estão mais ativas no site oficial. Mais uma vez, compilei esse conteúdo e disponibilizo abaixo em formato PDF:

warframe-what-remains

warframe-rell

warframe-the-ascension

Cinco anos se passaram e a Digital Extremes nunca mais explorou outras possibilidades fora das telas do jogo propriamente dito. Com o aniversário de dez anos de Warframe se aproximando em 2023, fica a esperança de que haja alguma surpresa transmídia escondida em algum cofre de uma civilização esquecida.

Ouvindo: Basil Poledouris - Rock Shop

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity