Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de abril de 2022

Dez Construções De Minecraft Que Você Precisa Conhecer

minecraft-the-uncensored-library

(publicado originalmente no Gamerview)

Quando Markus "Notch" Persson colocou o primeiro bloco em cima do outro em 2009, ele não tinha noção do que se tornaria Minecraft. Era impossível imaginar que ele venderia um dos vários títulos experimentais que ele costumava fazer pela bagatela de 2.5 bilhões de dólares, ou que iria largar tudo e se tornar um ermitão em uma mansão, ou que os jogadores iriam transformar aquela brincadeira em um fenômeno global.

Como grãos de areia em uma praia, um número incontável de blocos já foram colocados em cima de outros blocos para reproduzir tudo que a imaginação permite. Combinando tempo, dedicação e planejamento, foram erguidos projetos assombrosos. Essa seleção de 10 construções irá mostrar para você a beleza que emana de Minecraft.

Mais de uma década depois de seu lançamento, o jogo continua encantando e atraindo sonhadores e construtores:

1) Mondstadt (Genshin Impact)

Mondstadt é um ponto importante reconhecido por qualquer jogador de Genshin Impact. É a primeira grande cidade encontrada e irá se tornar seu ponto de retorno durante boa parte da jornada. Toda sua grandiosidade, incluindo diversos ambientes internos, foi reconstruída em cinco meses, através dos esforços de um grupo alemão de fãs. A obra começou em agosto de 2021 e foi concluída em janeiro de 2022.

Pode ser visitada? Sim, Monstadt está disponível para download.

2) Sharlayan  (Final Fantasy XIV)

Sharlayan também é uma metrópole de fantasia e uma das primeiras visões que o jogador tem, desta vez ao explorar a expansão Endwalker, de Final Fantasy XIV. É uma visão luxuriante, que remonta à arquitetura grega, e foi essa a cidade que um jogador chinês escolheu recriar usando nada mais do que blocos de Minecraft. O vídeo original apareceu no BiliBili, o YouTube chinês. Seu criador confessa que a cidade foi construída baseada em telas e trailers e que ele mesmo ainda não pisou nessa parte do MMORPG.

Pode ser visitada? Infelizmente o criador não liberou um servidor ou download. Pelo menos, não algo que possamos compreender em chinês.

3) Corvo Bianco (The Witcher 3)

O vasto mundo aberto do Continente de The Witcher 3 é um convite para a exploração e não tinha como não se tornar uma fonte de inspiração para os construtores de Minecraft. Embora a região inteira não tenha sido reconstruída em sua totalidade, diversas áreas famosas foram transformadas em blocos. Os vinhedos de Corvo Bianco fazem parte da expansão Blood and Wine e escondem um segredo macabro, mas suas paisagens continuam belas, mesmo transpostas para outro jogo.

Pode ser visitado? Sim, Corvo Bianco tem servidor disponível.

4) City 17 ( Half-Life: Alyx)

Esse projeto era bastante ambicioso: não somente remontar a City-17 em toda sua plenitude, conforme visto no recente Half-Life: Alyx, mas também reproduzir sua jogabilidade dentro do Minecraft. O objetivo original era lançar o conteúdo em capítulos, entretanto, segundo seus três desenvolvedores, "enfrentamos muitos problemas relacionados à implementação da mecânica do jogo".

Pode ser visitada? Provavelmente não. A última atualização do projeto é de dois anos atrás. Entretanto, uma parte significativa da cidade está disponível para download.

5) Hogwarts (Harry Potter)

Ansioso por Hogwarts Legacy? Você pode visitar a famosa Escola de Magia da franquia Harry Potter agora mesmo. Witchcraft & Wizardry vai além de apenas reconstruir o castelo e seu interior com todos os detalhes dos filmes, mas também acrescenta jogabilidade. O modpack traz um RPG robusto, com itens, magias, NPCs, missões e tudo mais, desde a plataforma 9 3/4 até a vila de Hogsmeade.

Pode ser visitado? Com certeza absoluta, Hogwarts (e mais) está disponível para download.

6) Pelican Town (Stardew Valley)

Uma coisa Minecraft e Stardew Valley já tinham em comum: a possibilidade de criar suas próprias plantações. Pensando nisso, um jogador foi além de uma simples fazenda no interior de um bioma e adicionou também praticamente toda a cidade de Pelican Town, incluindo as lojinhas que todos os jogadores conhecem e seus arredores. Ficaram de fora apenas o Cassino e algumas cavernas, mas todo o resto está bem representado no mapa.

Pode ser visitado? Sim, o mapa completo está disponível para download.

7) Marte (Doom)

Por outro lado, Doom e Minecraft são dois títulos completamente opostos. Ou será que não? Se pensarmos nos horrores do Nether, talvez haja muita coisa em comum entre os dois jogos. É essa sinergia que esse mapa explora, adicionando uma versão caótica de Marte para ser explorada em uma campanha completa. Não apenas os cenários replicam as criações da id Software, como também o jogador irá encontrar combate frenético, armamento pesado, chefes cabulosos e tudo que torna a experiência de Doom visceral.

Pode ser visitado? Para os corajosos, a resposta é "sim". A campanha inteira está liberada para download.

8) A Biblioteca Sem Censura (no coração dos homens bons)

A proposta desse projeto é genial: uma biblioteca virtual contendo textos, livros, jornais e artigos banidos em múltiplos países onde a liberdade de expressão está ameaçada. Regimes totalitários tendem a controlar o acesso da internet e cercear qualquer voz contrária. Entretanto, esses mesmos governos não bloqueiam o acesso a servidores de Minecraft, por desconhecimento ou preconceito. Uma iniciativa de jornalistas resolveu então criar um espaço digital em forma de mapa de Minecraft: a Uncensored Library, onde é possível navegar e ter acesso a material que seria impossível de se obter por outros meios.

Pode ser visitado? A proposta é exatamente essa. Existe um servidor disponível (visit.uncensoredlibrary.com), assim como o mapa está liberado para download.

9) Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), se tornou o primeiro museu brasileiro no Minecraft: Education Edition, com uma recriação oficial em junho de 2021, durante a pandemia. O objetivo do projeto é levar "experiências únicas aos jogadores ao combinar arte, educação e games, com reproduções do espaço do museu e de obras do acervo, jogos pedagógicos, atividades lúdicas e propostas de aulas". A partir do mapa, é possível visitar virtualmente os ambientes internos e externos da instalação e conhecer diversas obras de arte. O projeto também oferece planos de aula para os professores interessados em utilizar a ferramenta em sala com seus alunos.

Pode ser visitado? Com certeza! O mapa está disponível para download.

10) Planeta Terra (Universo)

Qual seria a iniciativa mais ambiciosa de recriação em Minecraft? A superfície terrestre inteira em escala de 1:1, em que um bloco do jogo equivale a um metro no mundo real. É uma meta impossível? Provavelmente, mas o projeto Build the Earth é coletivo, com colaboradores vindos de todas as partes do mundo, cada um assumindo a tarefa de refazer sua própria região. Segundo seus idealizadores, essa é uma "jornada para unir todas as maiores conquistas da Humanidade em um único mundo Minecraft".

Pode ser visitado? Por enquanto, não. O projeto como um todo ainda não está no ar (e, talvez, nunca esteja), mas é possível visualizar fotos de mapas isolados de diversos pontos geográficos da Terra que já foram terminados. Atualmente, existem 4596 projetos em andamento, que abrangem cerca de 6813 quilômetros quadrados do planeta.

Ouvindo: Broken Bells - The High Road

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity