Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de janeiro de 2022

O Botão

the-button-00

O "jogo da forca" digital Wordle e seus múltiplos clones se tornou uma sensação viral desse começo de ano. Com uma jogabilidade simples, porém desafiadora, que demanda somente alguns minutos de atenção de seus usuários e um sistema de propagação autônomo, através das redes sociais, Wordle se tornou o segundo pequeno grande sucesso que Josh Wardle desfrutou.

O primeiro era simplesmente um botão.

Em primeiro de abril de 2015, o desenvolvedor dublê de performer digital disponibilizou um experimento no Reddit que deixou os usuários intrigados. Era uma interface simples: um botão, um contador de tempo analógico e um contador de tempo digital. A regra era simples: havia uma contagem regressiva de 60 segundos em andamento, se o botão fosse apertado, o contador voltava à posição inicial. Por quanto tempo os usuários manteriam o botão ativo?

Parece surpreendente que esse experimento tenha durado mais de dois meses, mas foi exatamente o que aconteceu. Entre abril e junho de 2015, o botão foi clicado mais de um milhão de vezes. Ou seja, levou todo esse tempo para que se passassem 60 segundos em que ninguém apertasse o botão. O fenômeno se torna ainda mais impressionante quando percebemos a segunda regra do jogo: cada usuário do Reddit só poderia apertar o botão uma única vez na vida e o sistema não aceitava contas criadas depois do começo do experimento. Então, tivemos mais de um milhão de usuários diferentes participando do mesmo jogo sem conhecer seus motivos.

Quando o botão encontrou seu destino, o experimento simplesmente terminou. Não havia nada mais para se ver. Nunca houve propósito, nunca houve um sentido, porém, isso nunca foi prometido tampouco. Os jogadores apertaram o botão e acompanharam sua evolução por dois meses no escuro.

Na ausência de um sentido, os usuários criaram um sentido. Quem apertava o botão recebia automaticamente uma marcação em seu nome de usuário naquela comunidade do Reddit. Essa marcação colorida era uma indicação do momento em que o botão foi apertado. Se você aguardasse demais e clicasse faltando ainda mais de 50 segundos para a contagem, recebia uma marcação roxa como um sinal da sua "impaciência". É evidente que, com um grande número de participantes simultâneos, as marcações mais próximas do final se tornaram as mais cobiçadas. Estava criada ali uma hierarquia, relacionada à forma como o jogador havia interagido com o botão. Uma vez que cada usuário só poderia clicar uma única vez, a marcação se tornou um troféu de sua sorte e sangue-frio. Apenas 6,43% dos usuários atingiram o status vermelho.

Concomitantemente ao experimento, criou-se uma casta de "greys", os usuários do Reddit que se recusavam a clicar no botão e mantinham um marcador cinzento de quem não clicou. Ao longo dos dois meses, os "greys" começaram a pressionar pelo encerramento do projeto. Quanto mais "greys", maiores as chances de que acabassem aqueles que clicavam. Uma vez terminado o botão, os "greys" manteriam seu status de "grey" para todo o sempre.

Se toda essa brincadeira guarda semelhanças bizarras com um movimento religioso, talvez seja importante destacar que o último clicador, o último que teria tentado manter o botão ativo, receberia a alcunha de "Pressiah" (um trocadilho entre "pressionar" e "messias", em inglês). A identidade do Pressiah nunca foi descoberta.

Em cinco de junho de 2015, 21:50:55 UTC, o botão zerou sua contagem.

the-button

Ouvindo: Rob Zombie - Black Sunshine (Feat Iggy Pop)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning