Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de março de 2020

Turismo Virtual

Em uma das corridas finais de Need for Speed: The Run, uma fração mínima do meu cérebro registrou uma bela imagem da Estátua da Liberdade sob a luz do Sol nascente, enquanto todo o resto do meu aparato sensorial se concentrava na alta velocidade e nas curvas que o jogo lançava na minha frente. É uma pena. Um poderio gráfico cintilante e uma paisagem de cair o queixo em um título em que tudo é um borrão veloz envolvendo uma trama frágil.

Um processo semelhante acontece em Warframe, outro de meus vícios recentes mas um jogo infinitamente superior ao jogo de corrida da EA Games. Em Warframe, em meio a combates frenéticos e brutais, em que controlo uma máquina de guerra humanoide em um futuro distópico, há fantásticos cenários de planetas do nosso sistema solar, renderizados com elegância e acompanhados por uma direção de arte que consegue criar visuais inesperados. Felizmente, em Warframe, há (raros) momentos de placidez em que é possível contemplar o horizonte e capturar imagens que durarão mais que os lampejos de qualquer Need for Speed.

20200202014934_1

A arte de capturar telas é isso: uma Arte, algo que exige talento para visualizar o momento perfeito, o ângulo expressivo, e solidificar uma poesia plástica que estava escondida ali entre desafios, Conquistas, bônus de vida, pontos e tiros. É uma Arte que não domino, mas gostaria. É um tema que já passou por aqui no blog, mas andava meio sumido.

A conta Virtualtourism é um oásis no Twitter (e no Instagram) para aqueles fotógrafos digitais que enxergam o oculto ou fabricam novas realidades a partir de ferramentas específicas para dobrar os jogos a suas vontades.

Doom

Por Vik

AC Odyssey

Por Melita

Red Dead Redemption 2

Por Novi

The Last of Us

Por The Uncharted Gamer

Warframe

Por Cari

Steep

Por Virtualtourism

Control

Por Novi

Days Gone

Por Virtualtourism

O que temos aqui são novos convites para puxar o freio de mão, repousar a arma. Parar um minuto. E apenas olhar.

Ouvindo: Devo - Jerkin' Back and Forth

3 comentários:

Marcos A.T. Silva disse...

Belíssimas imagens. Aliás, tenho toneladas de screenshots no meu computador.
Carlos, uma curiosidade: quantas horas de Warframe você já acumulou?

C. Aquino disse...

Cheguei em 72 horas já! 0_______________0
Caiu a ficha agora...

Marcos A.T. Silva disse...

Nossa! Daqui a pouco vai atingir centenas de horas, pelo que tudo indica. Deve ser mesmo um bom jogo. Quase instalei por diversas vezes. Sei lá por que sempre desistia.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity