Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de julho de 2019

Exploradores Solitários

Planet Explorers

Planet Explorers, em um primeiro olhar, se parece muito com diversos outros jogos de sobrevivência onde você chega com a mão no bolso em uma região selvagem, precisa coletar recursos, combater feras, erguer sua base e levantar um império com a força do seu trabalho.

E talvez seja mesmo.

Entretanto, por algum motivo que me escapa à memória, adicionei o jogo em minha lista de desejos no Steam e, como acontece com dezenas de outros títulos que são puxados para esse buraco negro, ali foi esquecido. Seu destino era incerto até que uma tragédia se abateu sobre seus desenvolvedores.

No começo de junho, eles comunicaram aos jogadores que todas as atividades multiplayer precisariam ser desligadas. Todo o código base da porção multiplayer do jogo havia sido obliterado do servidor por uma falha e, surpreendentemente, não havia qualquer tipo de cópia de segurança externa. Durante quase um mês eles tentaram recuperar o que havia sido perdido, até que capitularam e admitiram que isso seria impossível a menos que o código criado em 2013 fosse recriado do zero. O programa utilizado para criar essa parte do jogo agora estava extinto e sem suporte e, mesmo que fosse possível fazê-lo rodar novamente, partes do código e configurações necessárias foram irremediavelmente perdidas porque estavam no servidor.

É inacreditável que uma empresa de desenvolvimento não tenha backups de seu principal ganha-pão, mas, tudo indica que foi exatamente isso o que aconteceu. Não é a primeira vez que algo assim ocorre na indústria de jogos e mesmo empresas de grande porte não tem uma política muito confiável de preservação de código. Ainda assim, é uma dura lição que a Pathea Games aprendeu da pior maneira possível.

Planet Explorers 03Planet Explorers 04

Uma vez que Planet Explorers nunca mais poderá ter a forma que tinha quando foi lançado, seus criadores resolveram suspender as vendas e disponibilizar o jogo de graça no Steam. Para quem prefere aventuras solitárias como eu (Conan Exiles é a prova mais recente), esse revés soa como um golpe de sorte. Entretanto, para todos aqueles que investiram tempo e dinheiro para forjar uma comunidade nesse mundo, é uma catástrofe sem precedentes. Não se assuste pelas avaliações negativas do jogo na loja: é a fúria justa manifestada.

A Pathea Games afirma que irá aproveitar o baque para começar o desenvolvimento de Planet Explorers 2, um gesto que está sendo interpretado como uma declaração final de abandono. Os desenvolvedores garantem que estão mais maduros e criarão um jogo ainda melhor, o que certamente é verdade (e certamente terá backups desta vez). A continuação terá sua versão alpha liberada para todos os jogadores do original tão logo esteja disponível, em uma tentativa de recuperar a confiança perdida.

Planet Explorers 02

Um novo horizonte se oferece para disputar meu cada dia mais precioso tempo. O que será que ele esconde? Que mundo agora solitário me aguarda?

Ouvindo: The Prodigy - The Day is My Enemy

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity