Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

27 de setembro de 2018

Lembraremos Disso

Clementine

Foi com uma mistura de surpresa, desencanto e raiva que escrevi uma notícia que não gostaria de escrever: a demissão em massa e o quase-fim da Telltale Games.

Com essas emoções veio depois o medo de que a saga de Clementine, minha Clementine, não teria um desfecho. A deixei caminhando para o horizonte, confiante e viva, ao final de The Walking Dead: A New Frontier, agora para nunca mais revê-la. Estava crescida, quase uma moça, amadurecida às pressas na dura vivência de um mundo selvagem onde os mais fortes espreitam os mais fracos e a morte é apenas o início do pesadelo.

Logo em seguida, veio a revolta. Os relatos. As vozes antes caladas. Nos bastidores da Telltale Games, histórias de uma desenvolvedora que sobrecarregava seus funcionários, de projetos mal-planejados, de uma gestão ineficiente, de conflitos de interesse em seus níveis mais altos de administração, de títulos elogiados pela crítica mas que fracassavam em vendas, de contratos perdidos. Ao final de tudo, 225 profissionais do mais alto calibre foram demitidos sem aviso prévio, sem nenhum tipo de indenização ou resposta.

A empresa acenou com a possibilidade de concluir o último jogo de Clementine. Mas há tantas coisas não ditas nas entrelinhas. O que é um jogo sem os seus criadores? O que é uma marca sem a sua alma? Terceirizar o desenvolvimento enquanto aqueles que conduziram minha criança até aqui estão lutando na Justiça por algum tipo de ressarcimento em uma indústria que mastiga seus talentos? Nojento.

O que é Clementine sem seus pais?

Sem sua voz?

Nas palavras de Melissa Hutchison‏, dubladora da brava sobrevivente:

Eu escrevi e reescrevi na minha cabeça, mais de mil vezes, as coisas que eu quero dizer para expressar minha tristeza pelo fechamento da Telltale Games. Eu queria falar ontem, mas meu coração estava muito quebrado por palavras.

Eu quero que vocês saibam que eu vi e li todas as mensagens de amor enviadas para mim e para as lindas almas da Telltale Games. Estas mensagens são prova de que há sempre LUZ no mais escuro dos dias. Então, obrigada.

Eu, infelizmente, como a maioria de vocês, não tenho os detalhes de como tudo isso aconteceu e eu também não sei o destino da última temporada de The Walking Dead. Até onde sei, eles vão lançar o episódio 2 e então será isso. Dói-me que vocês, os fãs, não consigam ver a jornada de Clem até o fim. Dói-me que todas as pessoas insanamente talentosas que fizeram este jogo não consigam ver o fruto do seu trabalho árduo e, em vez disso, são forçadas a terem que procurar trabalho agora. Dói saber que todos os atores extremamente talentosos que deram voz a esta temporada final não experimentem o final de um dos melhores títulos de jogos da história dos jogos. E dói saber que títulos tão esperados como uma segunda temporada de The Wolf Among Us não serão feitos.

Isso foi tudo pesado, então deixe-me terminar com alguma leveza. A Telltale Games será sempre a melhor empresa de jogos narrativos conduzidos pela história de todos os tempos.Nenhum fechamento de portas pode tirar isso. Por causa da Telltale Games, eu conheci e fiz alguns dos melhores amigos que eu terei nesta vida e isso é inestimável! Eu comecei a trabalhar com os mais incríveis desenvolvedores de jogos do universo, e nós demos grandes risadas ao longo do caminho. Eu sempre terei essas memórias. E por causa da Telltale Games, eu consegui dar voz a uma das mais fortes, mais icônicas, mais bad ass, e mais
amadas personagens do mundo!

Obrigado a todos do fundo do meu coração. Obrigado por tudo. Eu amo todos vocês.

Sinceramente,

Melissa, Garota Stinky, Glori Davner, Trixie Trotter, Sapo Júnior, Beleza e Clementine.

Seria um desfecho perfeito se o caso da Telltale Games mudasse alguma coisa nas relações de trabalho dentro da mais milionário indústria de entretenimento do mundo. Que uma desenvolvedora que nos ensinou que é possível injetar calor humano dentro dos jogos também nos mostrasse, em seu fúnebre ocaso, que existem pessoas também do lado de fora dos jogos. Mas a realidade costuma ser tão brutal quanto seus jogos mais famosos.

Nós iremos nos lembrar de vocês. Sempre.

telltale-games-staff

Ouvindo: Pearl Jam - Black
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

We Happy Few