Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de julho de 2017

Jogando: LEGO Jurassic World

Lego Jurassic World 05

Meu filho é fanático por dinossauros, como 11 em 10 garotos da sua idade, como eu fui, como meu neto ou neta certamente será. A franquia Jurassic Park foi possivelmente a primeira série que ele viu completa em termos de filmes, mesmo com medinho em várias cenas e é inegável que o primeiro deles, fruto do talento de Spielberg, permanece impactante mesmo após quase 25 anos de seu lançamento, uma excelente mistura de fascínio e horror por esses répteis(?) de um passado remoto.

E meu filho adora os jogos Lego.

Nada mais natural que LEGO Jurassic World se transformasse em um fenômeno de popularidade por aqui. Só que não aconteceu.

Lego Jurassic World 31

A empreitada da Lego é ousada: recriar os quatro filmes com sua jogabilidade clássica, seu senso de humor característica e uma miríade de personagens desbloqueáveis com diferentes habilidades e um mundo aberto para explorar após a campanha.

Mas a fórmula que deu certo em outros casamentos do boneco com diversas mídias aqui dá sinais de preguiça. Não apenas a campanha parece engessada pelos momentos obrigatórios dos filmes, como também parece acelerada, como se o tempo fosse curto demais para se contar tudo. O resultado é que, ao invés de termos um jogo Lego um pouco maior do que o normal, temos um jogo Lego que precisa contar quatro histórias no espaço que um Lego Batman levaria para contar uma. O que vemos, então, é uma sucessão de "melhores momentos" aqui, alguns pouco inspirados momentos novos ali e uma narrativa apressada.

Lego Jurassic World 10Lego Jurassic World 27

O jogo serve para nos lembrar o que não deixa de ser uma falha que já estava presente nos próprios filmes: os personagens humanos não são muito cativantes. Em suas versões Lego, menos ainda. Até aqueles que realmente se destacaram nos filmes aqui não repetem o mesmo carisma e o jogo pertence aos dinossauros, que, por sua vez, perdem sua força e seu pavor em versão brinquedo. Ainda assim, os melhores momentos do título acontecem quando assumimos o comando destes titãs.

Apesar da falta de empatia, completamos a campanha assim mesmo, indo na inércia da popularidade das obras originais e rindo das piadas, que também ajudam a salvar o jogo.

Lego Jurassic World 19

Porém, ao abrir o mundo aberto e a possibilidade de desbloquear personagens, o encanto se desfez. É preciso um talento especial para tirar a graça de um "mundo aberto de Jurassic Park", mas é o que a Lego consegue. Entre colecionar personagens marcantes como Deirdre Bowman e Donald Gennaro (e, se você não está associando o nome ao rosto, o problema é esse mesmo) e colocar dinossauros para brigar, o tal mundo aberto cansou rapidamente.

Com apenas 14 horas de jogatina (um quinto do tempo que dedicamos a Lego Marvel Super Heroes), nos despedimos dos dinossauros Lego e seguimos no aguardo do próximo filme.

Lego Jurassic World 23

Ouvindo: Ozzy Osbourne - My Jekyll Doesn't Hide

6 comentários:

disse...

Qual Lego coop você mais recomenda?

C. Aquino disse...

Lego Marvel é o melhor que experimentamos: tem um mundo aberto realmente grande interessante e vários, vários personagens da Marvel com habilidades diversificadas para escolher e controlar.

Hawk disse...

Lego Marvel Super Heroes é o melhor da série lego que já joguei. Me diverti muito com a história e depois no mundo aberto.

Anônimo disse...

Olá Retina Desgastada li sua análise sobre Lego Jurássic World na steam e gostei bastante sobre oq você escreveu, estou super afim de me aventurar na franquia da Lego, só que sou leigo na franquia e estou com uma duvida, esse jogo tem como joga com uma pessoa do outro lado do computador? E ser sim como funciona? Obrigado pelo excelente trabalho, virei fã abraços

C. Aquino disse...

Sim, é possível duas pessoas jogarem compartilhando o mesmo teclado. Tem um menu de configurações que permite especificar quais teclas fazem o quê. Inclusive, até pouco tempo atrás, era assim que meu filho e eu jogávamos: ele com o teclado quase todo e eu apertadinho no teclado numérico lateral!

Soy Sofia Maror disse...

Super bom filme! Também recomendo LEGO Batman , um filme que explora todos os absurdos do universo dos super-heróis, aplicando o senso de humor do Homem-Morcego da década de 1960 à roupagem “sombria” assumida pelo personagem a partir dos anos 1970. As piadas atendem todas as faixas etárias. Hay frases de efecto y momentos lindos para los niños, así como insinuaciones que sólo los más viejos van a entender.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity