Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de novembro de 2016

Xogo?!

ATUALIZAÇÃO (17/11): Até onde pude constatar, todas as falhas de segurança listadas abaixo foram solucionadas pela loja. A senha "tempXogo" não vale mais para contas antigas, o formulário de "esqueci minha senha" ativa um processo de resetar (sem que senhas transitem em texto puro pelo email) e agora é possível trocar a senha na área de usuário.

Segue a postagem original, agora para fins históricos:

No começo da madrugada, recebi um email promocional do Xogo em minha caixa de email, sobre uma oferta de um jogo. Até aí perfeitamente normal no dia a dia de uma conta de email. Exceto que eu não me cadastrei no novo Xogo.

Isso só poderia significar que a nova administração provavelmente estava usando o banco de dados da administração anterior para envio de publicidade. O que, por si só, já deveria torcer alguns narizes. Mas... quem sabe minha conta ainda estava ativa e meus jogos por lá (embora eu tenha resgatado todas as chaves e downloads em tempo hábil)?

Minha senha original, que o Firefox ainda guardava, não funcionou. Isso poderia significar que a conta foi extinta (e apenas os endereços de email aproveitados para mala direta) ou, uma hipótese mais elegante, que as senhas foram resetadas por segurança, por esta administração ou pela anterior. Pedi para recuperar minha senha. O sistema acusou que havia uma conta com aquele endereço de email e me enviou o "lembrete de senha" abaixo:

image

Não me importo em divulgar o email porque:

  1. Essa é a mesma senha para todo mundo. Se você já teve conta no Xogo algum dia, essa é a sua também. Bem-vindo à festa.
  2. Não tem jogo nenhum na minha conta ou qualquer outro dado gravado além do próprio endereço de email.

Eu posso aceitar perder os jogos da conta anterior. Mas ver um descaso tão grande com a segurança do usuário é meio perturbador...

O procedimento nesses casos seria trocar imediatamente a senha padrão oferecida pelo Xogo. Um procedimento que a própria loja não alerta, mas é fundamental antes de você cadastrar qualquer dado ou fazer qualquer compra.

Exceto que não dá. Ao tentar trocar qualquer coisa de sua conta, CPF, senha ou mesmo o avatar, você recebe uma mensagem de erro e a operação não conclui.

xogo

O que, na verdade, acaba sendo ótimo. Por quê? Porque com a senha padrão para todo mundo qualquer um poderia entrar na sua conta e alterar a sua senha.

Mas, sabe o que você aparentemente pode fazer normalmente, com a senha padrão que todo antigo usuário tem? Comprar jogos. Não finalizei uma compra porque não vou jogar dinheiro fora, mas, até onde eu fui, minha conta está perfeitamente apta para isso, mesmo sem ter o mínimo de segurança.

Em questões de segurança, já cometi um erro de avaliação antes. E espero muito estar errado novamente. Entretanto, até prova em contrário, não recomendo o Xogo para nenhum usuário, antigo ou novo.

ATUALIZAÇÃO: O suporte do Xogo respondeu, por email, de certa forma, aos meus questionamentos.

image

Transcrito abaixo:

Olá, Carlos!!

Agradecemos seu interesse no novo site da XOGO.

Como bem você sabe a loja foi descontinuada em Novembro de 2012 e a 8 meses atrás adquirimos o domínio do nome e dispomos de muito trabalho neste período para lançar a loja no mercado, é lamentável, mas não tivemos o devido apoio técnico e interesse dos desenvolvedores para deixar a loja mais funcional possível, apesar de inúmeros testes realizados recebemos da empresa que desenvolveu a plataforma que tudo estava de acordo, e percebemos nesta semana de inauguração que tem muito mais trabalho pela frente.

Garantimos a todos que tudo está sendo feito para regularizar falhas em nossa plataforma e acatando sugestões de nossos clientes que são os principais colaboradores.

Alberto Luiz.
Xogo Gaming Network

De onde concluo que o banco de dados deles contém mais do que meu endereço de email, uma vez que meu primeiro nome é uma informação que não é fácil de encontrar aqui no blog (bem, agora é).

Ouvindo: My Life With The Thrill Kill Kult - CoverGirl Blues

Um comentário:

H o o D o o disse...

Dureza é ver esse logo da assinatura sem um "border: 0" no style do link hehehe

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning