Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de setembro de 2016

O Homem Invisível

jeff-wayne-s-the-war-of-the-worlds-windows-screenshot-title

Em 1938, Marcianos invadiram a Terra. Em um evento que se tornou parte da história da Comunicação, Orson Welles transmitiu pelo rádio a narração do livro Guerra dos Mundos, de H.G. Wells. Reza a lenda que a novela foi tão autêntica que causou pânico real nas ruas, mas esse é um mito que permaneceu por 80 anos. Entretanto, a força dessa história é uma prova viva não apenas do talento de Welles, como também da qualidade da obra de H.G. Wells.

Essa foi possivelmente a maior e mais relevante influência direta de um trabalho do autor inglês.

Herbert George Wells completou 150 anos de seu nascimento essa semana. Até hoje é considerado um dos três mais importantes autores da ficção-científica de todos os tempos, um dos pais dos gêneros. Livros como O Homem Invisível, Guerra dos Mundos, A Ilha do Dr. Moreau e A Máquina do Tempo são clássicos que ajudaram a forjar um gênero.

E infelizmente, em décadas da indústria dos jogos, apenas um título está ligado diretamente ao trabalho de H.G. Wells. E tenho certeza de que absolutamente ninguém que irá ler esses parágrafos já jogou Jeff Wayne's The War of the Worlds.

22971-jeff-wayne-s-the-war-of-the-worlds-windows-screenshot-humans

Para um autor tão marcante, cuja obra está disponível em domínio público, é vergonhoso perceber que há somente um jogo baseado em seu material. Dois, se considerarmos as fortes ligações entre Vivisector e A Ilha do Dr. Moreau. Jules Verne, seu contemporâneo, aparece em pelo menos cinco títulos.

Mas o gênio de Wells se faz presente em cada jogo onde exista uma máquina do tempo e um amanhã amargo para a Humanidade, uma invasão alienígena à Terra com forças muito superiores à nossa ou os terríveis perigos da ciência fora de controle, ultrapassando os limites da ética. Wells foi um visionário de dias de um futuro esquecido e se tornou um homem invisível, ali atrás do seu ombro a cada vez que você enfrenta os Reapers ou os horrores da Umbrella.

Ouvindo: Gunpoint - Stealth Crawls And Dance Halls (CoverMashup)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity