Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de outubro de 2014

Xingando Muito no Twitter

Paranautical Activity - Tela

Ontem deveria ter sido o grande dia de glória de Paranautical Activity. Depois de uma bem-sucedida campanha de Kickstarter, uma passagem tranquila pelo Steam Greenlight e um necessário período de incubação no famigerado Early Access, o elogiado roguelike-FPS iria finalmente ser lançado oficialmente no Steam.

Mas deu tudo errado.

Primeiro, o jogo apareceu brevemente na área de destaque da loja virtual da Valve. Mas havia um problema: o selo Early Access, que para muitos (eu, inclusive) funciona como um repelente de consumidores, ainda estava visível na campanha.

Paranautical Activity

Foi o estopim para que o desenvolvedor Mike Maulbeck fosse no Twitter liberar toda sua fúria contra o Steam:

Não é uma boa ideia xingar a loja onde você está tentando vender seu produto de "o mais incompetente pedaço de m***da do c***lho". Mas Maulbeck foi além.

Em um tuíte já apagado, ele esbravejou: "Eu vou matar Gabe Newell. Ele vai morrer".

Para a Valve, foi a gota d'água. Paranautical Activity foi expurgado do Steam, sem dó nem pena. Em um e-mail enviado para o desenvolvedor, a empresa explicou: "Ameaças de morte cruzam uma linha. Nós decidimos encerrar nosso relacionamento comercial com você e a desenvolvedora". O jogo não vende mais na loja e a desenvolvedora Code Avarice teve sua conta de administração cancelada. O Community Hub do jogo ainda existe, para que os jogadores possam chorar juntos.

Maulbeck seguiu xingando no Twitter, afirmando que cansou de fazer jogos eletrônicos e que é impossível se sustentar sem o Steam.

gabe-newell

"Fala na cara, quero ver se tu é macho!"

Após uma noite de insônia e, possivelmente uma chamada do resto do time da Code Avarice, Maulbeck anunciou hoje que está se desligando da empresa para não prejudicar os outros desenvolvedores. Ele pede desculpas pelas suas mensagens exaltadas e diz que é inaceitável a ameaça de morte que fez, mesmo sem ter qualquer intenção de cumpri-la.

Maulbeck revela que vendeu sua parte na Code Avarice para outro membro da equipe, que abdicou dos direitos sobre Paranautical Activity e que não irá mais receber qualquer percentual sobre as vendas do jogo.

Por enquanto, a Valve não se pronunciou se irá voltar atrás em sua decisão. Espero que sim, quando está claro para todos que o responsável "falou" sem pensar e que a punição talvez seja extrema demais comparada com o delito.

Ouvindo: Chico Science - Macô

3 comentários:

Hawk disse...

Bem feito! Achei pouco.

Deveriam denunciar ele a polícia.

Michel Oliveira disse...

Fico pensando como um sujeito que se diz desenvolvedor não tentou entrar em contato com a equipe responsável no Steam. E assim ter uma conversa civilizada com essas pessoas até encontrarem uma solução para o problema. Pelo menos esse é modo adulto e civilizado de tratar de negócios

Mas parece que muito uso de twitter fez mal pra esse cara.

Marcos A. S. Almeida disse...

É amigos, parece que algumas pessoas ainda não se adaptaram á realidade das redes sociais.O cara teve um arroubo de fúria e a primeira coisa que deveria fazer era...aguardar!Ou então socar o primeiro PC que visse pela frente - antigamente os programadores descontavam a raiva no gabinete - mas não: destilou seu ódio momentâneo numa rede social. Acredito até que ele esteja sinceramente arrependido , pois conheço várias pessoas assim, de "pavio curto" - não quer dizer que não devam ser punidas - mas agora , depois de uma bronca , deve estar fazendo uma "mea culpa" pra não penalizar também á equipe.Acho que a punição foi justa , mas também acho que a Valve deveria voltar atrás e aceitar o jogo , diante das providências tomadas pelos desenvolvedores. Outra coisa: acho que ele tomou uma atitude muito arriscada ao ameaçar de morte o único cara na face da terra que pode nos dar o Half-Life 3.Ele ganharia uma passagem sem escalas para o inferno ,por conta da fúria dos fãs!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity