Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de março de 2014

Fúria de Titãs

risen-3-titan-lords

O tempo voa mais rápido do que posso dar conta e, sem aviso prévio, estou diante de Risen 3 antes mesmo de ter jogado Risen 2. Batizado de Risen 3: Titan Lords, a segunda continuação de Risen promete dar outra guinada no mundo ficcional que criou.

Antes de me aprofundar no próximo título da Piranha Bytes, vou logo deixar claro que me frustra ver a desenvolvedora alemã dar prosseguimento à franquia Risen uma vez que os direitos da série Gothic já reverteram para suas mãos. Tinha uma grande esperança de que os fundadores da saga do Herói Sem Nome retornassem para um apoteótico Gothic 5 que lavasse o gosto insosso de Arcania de minha boca.

Mas Risen 3 vem aí e, pelas telas e informações iniciais, aparentemente a temática pirata foi abandonada, agora que já não é mais exclusividade. É preciso entender que o vestuário e a atmosfera do primeiro jogo da série eram inspirados na fantasia medieval clássica enquanto o segundo bebia na fonte de Piratas do Caribe, anos antes de uma certa Ubisoft seguir o mesmo caminho. Mais uma vez, os bruxos da Piranha Bytes relembram seu passado gótico e insinuam uma volta ao clássico, com direito a uma certa dose de morbidez.

Risen 3 - Screenshot 03

Em Titan Lords, o protagonista dos dois primeiros títulos cede lugar a um novato:

O mundo de Risen 3 está abandonado por todos os deuses e sofre com as Guerras dos Titãs quando uma nova ameaça se ergue do solo. Um jovem guerreiro é atacado pelas sombras e privado de sua alma. Ele parte para reclamar o que foi perdido entre a escuridão que está se espalhando pelo mundo. Os Magos banidos podem ser poderosos aliados em sua busca. Para obter sua ajuda, ele precisa encontrar o santuário dos Magos em Taranis, também conhecida como a Ilha do Trovão. Protegidos pelos Guardiões, os Magos procuram nas minas de Taranis por cristais carregados de energia mágica. Irá o jogador aos Guardiões para entrar em contato com os Magos? Ou ele irá escolher uma das outras guildas em Risen 3 para atingir seus objetivos?

Quando o press-release da produtora Deep Silver diz que a Piranha Bytes está "retornando às suas origens", não é mentira. Porque essa história de "cristais carregados de energia mágica" e magos banidos é copiada descaradamente do primeiro Gothic. Quem quer que esteja escrevendo os roteiros dos jogos da desenvolvedora está deitado sobre seus próprios louros e não quer mais queimar neurônios...

Novos Titãs em Ação

Risen 3 - Screenshot 01

Apesar de ter sido divulgado oficialmente no final de Fevereiro, já se sabem vários detalhes sobre Risen 3: Titan Lords:

  • A Piranha Bytes está reaproveitando a mesma engine de Gothic 3, que também impulsionou os dois Risen anteriores. No meu entendimento, é uma engine que envelheceu bem e ainda pode surpreender, ainda mais que a desenvolvedora afirma ter feito alguns ajustes. Essa reciclagem explica porque o jogo será lançado para PS3 e Xbox 360, além do PC, e não para os consoles da geração atual.
  • Se Risen 2 já apresentava alguns DLCs marotos, o próximo jogo parece ser a concretização da sede de grana que assolou a indústria e a outrora confiável desenvolvedora alemã. Até agora, 6(!) DLCs foram avistados na base de dados do Steam. E o jogo ainda nem tem trailer ou data de lançamento...
  • A Piranha Bytes afirma que o jogo terá o maior mapa da sua carreira. O que é preocupante, visto que Gothic 3 perdeu um bocado da coesão dos seus antecessores justamente por ser um mapa colossal. Às vezes, menos é mais.
  • Todos os NPCs serão imortais, a menos que haja uma missão onde seja permitido matá-los. Uma solução artificial para algo que nem mesmo é um problema.
  • Haverá Quick Time Events.

Será essa a mesma empresa que criou os fantásticos Gothic e Gothic 2 e o ótimo Risen? Tenho sérias dúvidas.

Risen 3 - Screenshot 02

Entretanto, nem tudo são maus augúrios neste jogo sombrio:

  • Haverá uma interação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos e o protagonista transitará por ambos. Será possível encontrar objetos que pertencem aos falecidos no mundo dos vivos e devolvê-los de alguma forma para os mortos, por exemplo.
  • Um personagem importante falecido no primeiro jogo estará presente e ativo no mundo dos mortos agora.
  • Risen 3 trará pelo menos 3 facções para se alinhar.
  • Será possível montar um grupo de companheiros para acompanhar o herói, assim como em Risen 2. Mas apenas um de cada vez poderá seguir o personagem no mundo. Haverá aliados que podem ser recrutados no mundo dos mortos.
  • Não haverá nivelamento de inimigos: se você subir muito de nível, será mesmo um devastador de inimigos fracos.
  • Magia tradicional está de volta. Vodu pode aparecer ou não, não há uma confirmação.
  • Arcos e flechas estão de volta. Mas os mosquetes continuam existindo.
  • O protagonista dos primeiros dois jogos da série terá uma participação especial.

Não é Gothic 5. A esta altura do portfólio da empresa, nem sei se ainda vale a pena aguardar por uma volta à Khorinis. Mas, enquanto não estendo minha bandeira pirata e descubro Risen 2, é bom saber que esta nova série tem algum futuro.

Risen 3 - Screenshot 04

Ouvindo: Angelspit - Ditch the Rest (Angelspit Remix)

2 comentários:

Ed R. M. disse...

"Todos os NPCs serão imortais, a menos que haja uma missão onde seja permitido matá-los. Uma solução artificial para algo que nem mesmo é um problema".

Hmn, saudaude do excelente, bom (e velho? lá se vão três anos e meio) FO: New Vegas, no qual, basicamente, *todos* os NPCs são mortais exceto um robô/ I. A. que "pula" para outros robôs como um meio de manter ao menos um final possível de ser completado.

Não que eu curta matar NPCs inocentes, absolutamente não. Mas é um muito bem vindo toque de realidade.

"Haverá Quick Time Events."

*Grande suspiro*.Sério???

Shadow Geisel disse...

nem me fala do New Vegas. fui capturado de novo por esse jogo viciante e tô jogando os DLCs.

sobre o Risen 3, eu ia perguntar ao Aquino se ele recomendava o 2 mas pelo que li ele ainda não jogou. texto enorme com muitas coisas pra comentar, mas acabei de jantar e deu preguiça. rsrsrs. de qualquer forma, se bem executado parece ser promissor. acho que vou ficar de olho.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity