Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de outubro de 2013

Pesadelo Brasileiro II

Cinco jogadores presos em uma mansão abandonada. Quatro deles devem cooperar para encontrar a saída. O quinto controla o monstro.

Com uma premissa instigante o estúdio brasileiro 9heads Games criou Damned, atualmente em Early Access no Steam. Se você curtia a Casa Mal-Assombrada dos parques de diversões ou se é do tipo que gosta de assustar seus amigos, Damned parece ser uma divertida brincadeira virtual de gato e rato.

Com apenas três integrantes, a 9heads Games começou suas atividades no final de 2011, com a produção do jogo Vitrum, que já apareceu em bundles indies e agora luta por uma vaga no Greenlight. Mas Damned tem tudo para ser o grande sucesso da desenvolvedora: ambientes aleatórios, com itens espalhados randomicamente, diferentes tipos de monstros, objetivos diferentes para a vitória e até eventos aleatórios garantem que nenhuma sessão será igual a outra. E ainda temos o grande fator humano...

Damned 02

Ao contrário de outros jogos onde a inteligência artificial se confunde com burrice artificial, Damned resolve o problema colocando um jogador no papel do algoz, a criatura que deverá localizar, aterrorizar e finalmente exterminar os pobres jogadores que tentam escapar.

Uma vez que os jogadores humanos não tem qualquer forma de defesa, o que impede que a sessão acabe em uma carnificina sangrenta nos primeiros 30 segundos? Além das posições iniciais serem também randômicas, o monstro possui duas formas: uma etérea, que existe apenas em outro plano de existência, e outra física. Na primeira forma, ele não consegue ver nem ferir suas vítimas. Mas consegue perceber o ambiente, atravessar paredes e provocar fenômenos assustadores. E pode ver o feixe de suas lanternas ou objetos tirados do lugar... Nesta condição, o jogador que controla a criatura pode liberar todo o seu lado sádico e assombrar o lugar com ruídos sombrios. Enquanto isso, sua forma física vai acumulando força...

Damned

Plenamente carregado, o jogador se materializa e pode ir atrás de suas presas, conseguindo enxergá-los normalmente. Mas essa condição dura pouco tempo e o ciclo se repete.

Um experimento de terror? Uma brincadeira entre amigos para desestressar no final do expediente? Um destruidor de amizades? Não importa. Com Damned, tudo se torna imprevisível.

Ouvindo: Wumpscut - Autophagy Day (MS-20 Remix by Piscide)

2 comentários:

Shadow Geisel disse...

a ideia parece deliciosamente divertida. um excelente exemplo àqueles que desprezam totalmente a experiência multiplayer com um jogo (muitas vezes sem nem ter jogado nada em multiplayer). fico dando risadas comigo mesmo só de imaginar as situações...

Marcos A. S. Almeida disse...

O vídeo é bem vago, mas pela descrição do Aquino me veio á mente o Tank de Left4Dead.Ele sozinho pode derrotar o quarteto inteiro - ou ouvir muita reclamação quando não consegue isso...Sim, posso estar errado, mas lembra o Left4Dead e os infectados.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity