Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de julho de 2013

Jogando: Freedom Fall

Lisa Rye é uma ilustradora digital e criadora de artes conceituais para jogos que trabalhava em uma grande empresa de jogos na Austrália. Mas ela tinha seu projeto pessoal paralelo encaminhado em casa. Quando a empresa onde ela batia ponto fechou as portas, ela resolveu arriscar tudo e contratou a Stirfire Studios, um coletivo de programadores e profissionais de jogos, para transformar seu projeto pessoal em um jogo para chamar de seu. O resultado é o carismático Freedom Fall, um dos mais divertidos títulos de plataforma que meu filho e eu jogamos nos últimos meses.

Freedom Fall 08

Em Freedom Fall, você controla um prisioneiro que nada fala em sua fuga de uma torre quilométrica e repleta de armadilhas. Aqui, a orientação clássica dos jogos do gênero é trocada: você não vai da esquerda para a direita no eixo horizontal, mas de cima para baixo, em um constante busca pela saída no primeiro andar. Apesar da mecânica que se destaca pelo inusitado, o nível de desafio é bem fácil, a ponto de meu filho de quase seis anos conseguir jogar 90% do tempo sem minha ajuda. Já avisei antes, mas este garoto vai me passar em jogos de plataforma em um par de anos. Ou menos. Para quem procura uma dificuldade maior, existem objetivos opcionais dentro do jogo e caminhos alternativos mais complexos, então, é possível se impor determinadas metas. De um jeito ou de outro, é uma aventura curta e este talvez seja seu único defeito.

Freedom Fall 05 Freedom Fall 01

O verdadeiro charme de Freedom Fall está mesmo na arte de Lisa Rye, dona de um traço cativante, e na maneira como a história de fundo do jogo é contada. Neste conto de fadas às avessas, a princesa é a vilã, uma "doce" menina que entupiu o lugar de armadilhas mortais e desenhou mensagens por todas as paredes, estabelecendo um diálogo de grande humor negro (e de mão única) com o protagonista e, consequentemente, com o jogador. Até mesmo elementos da lógica do jogo são incorporados à história, como os pontos de salvamento, na medida em que a trama vai se desvendando. É possível escolher como o enredo acaba, dependendo do caminho que se toma no penúltimo nível.

Freedom Fall 06 Freedom Fall 09

Completando a harmonia do título, temos também uma trilha sonora que envolve e se encaixa como uma luva, uma mistura de sons eletrônicos e temas árabes que evocam a um certo príncipe da Pérsia.

O jogo esteve em promoção em um pacote indie do Groupees, mas agora ele pode ser adquirido por um valor bem mais alto no Desura. Há uma promessa de Freedom Fall aparecer no iTunes em breve. Enquanto isso, você pode, aliás, você deve votar no jogo no Greenlight do Steam.

Ouvindo: The Lords of the New Church - The Seducer

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning