Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de abril de 2013

Jogando: Cave Story+

O segundo jogo que "terminei" no mesmo dia que Gunman Clive foi Cave Story+. Usei aspas porque meu filho e eu não chegamos ao fim do jogo propriamente dito...

Mas vamos pelo começo. Em nome do meu garoto que ainda não tem discernimento das coisas e precisa ser cutucado para dizer "obrigado", eu gostaria de agradecer publicamente ao @doriprata que tinha uma chave sobrando e perguntou no Twitter quem estava querendo. Foi um excelente brinde.

cave-story Não, o jogo não é assim. Isso é um papel de parede.

Cave Story+ é a nova versão de um jogo gratuito lançado em 2004, com gráficos modernizados e uma nova trilha sonora. Para os saudosistas, existe a opção de reverter para os gráficos anteriores e a trilha original, mas eu não faço a menor ideia onde isto é ativado. E também não faço a menor ideia sobre o que é a história.

Pode-se dizer que enredo em jogos de plataforma são um luxo desnecessário. Assim como em títulos de corrida e FPS old-school. Um gênero onde o campeão de vendas traz um encanador bigodudo se aventurando em uma dimensão de cogumelos mágicos para derrotar um tartaruga mutante antropomórfico é um gênero habituado a esquisitices. Porém, Cave Story+ parece determinado a ultrapassar os limites do compreensível, contando uma trama mirabolante que envolve Dragões, cientistas malucos, robôs com amnésia, uma estranha ilha flutuante, coelhos assassinos, cultistas e outras alucinações de ácido. As intervenções para fazer este enredo avançar são constantes e é impossível fingir que o elefante branco não está lá.

2013-01-15_00001

Se a história é difícil de acompanhar, pelo menos todos os personagens são simpáticos e isto inclui os inimigos. De fato, a arte do jogo é muito bonita, um herdeiro do 16-bits com charme de século XXI. Ao desistir de tentar entender o que está acontecendo e me deixar levar pelos eventos, pude apreciar melhor a força estética de Cave Story+.

2013-03-02_00003

A criação saiu da mente de Daisuke "Pixel" Amaya e demorou cinco anos para ficar pronta, sendo desenvolvida durante as horas vagas. Claramente, Cave Story é um projeto autoral, não apenas pelo roteiro complexo e pelo mundo singular que nos apresenta, mas também por não se deixar enquadrar em um único gênero. Se títulos de plataforma são sua principal influência, há também elementos de RPG e adventure presentes na fórmula.

Enquanto Gunman Clive era difícil ao ponto de exigir uma quase memorização de movimentos, Cave Story+ é delicioso de se jogar, sem perder a dificuldade. Há diferentes armas que podem ser utilizadas e melhoradas ao gosto do freguês, há lugares para se explorar e encontrar segredos, há pontos de salvamento bem distribuídos. E há inúmeros chefes de fase, quase um a cada quinze minutos de jogatina, com variados tipos de ataque.

2013-01-26_00001

Em determinado ponto do jogo é oferecida a opção de abandonar a ilha misteriosa montado em um dragão voador e deixar o vilão pra lá. Se você optar por este caminho, estará desistindo de quase metade da aventura, além de deixar o mundo à mercê dos planos maquiavélicos do vilão e ganhar um achievement chamado "Coward" ("Covarde"). Mas você não coloca a chance de montar um dragão voador na frente de um garoto de cinco anos e espera que ele diga "não". Partimos felizes daquela confusão. Expliquei ao meu filho que aquele não era exatamente o final da história e que poderíamos continuar. Ele pensou por uns três segundos, mas não voltou atrás.

2013-03-30_00001

Por enquanto, adeus Cave Story+.

Ouvindo: Star Wars - Rogue Squadron - Where-Is-the-Ship

2 comentários:

Shadow Geisel disse...

kkkk. já tem mais nuanças de enredo que jogos como Fallout e Skyrim.

Fiorii disse...

Sou um leitor meio esporádico do Retina Desgastada, e esse dessa vez não deu pra deixar passar a oportunidade de comentar. Cave Story é um jogo muito bonito e fantastico que aconselho a qualquer um jogar, não sabia que tinham feito essa "Atualização" e agora sinto a necessidade de baixa-la e joga-la até o fim.
Ps: Covarde. kkk

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity