Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de novembro de 2012

A Grande Lista das Trilhas Gratuitas (revisada e atualizada)

A lista original foi atualizada, revisada e republicada em http://blog.retinadesgastada.com.br/2017/06/a-grande-lista-das-trilhas-gratuitas.html. Corre que foi todo mundo pra lá.

23 comentários:

Jimmy Fischer disse...

Poucas trilhas me chamaram a atenção... jogar com um som legal é bom...mas baixar pra ouvir depois?Só aquela coletanea do Final Fantasy me fez fazer isso pelo CG da ópera de FF6...
Hoje em dia o que mais?PORTAL... pela musica do final...
DEUS EX HR, STREET FIGHTER 4... de resto só no jogo mesmo!
Comprei ALAN WAKE completo com trilha sonora e tudo mas nunca vou baixar...

daniagatha disse...

Bastion tem como ouvir online

http://supergiantgames.bandcamp.com/

Lucs disse...

Bacana!Tem muita coisa interessante nesse listão aí.
O da Epic poderia ter mais de 20 músicas (selecionadas) :P

@iguuu_poa disse...

@Fischer Compreendo seu ponto de vista, Jimmy. E vai de jogador pra jogador mesmo. Mas eu penso de forma completamente diferente. Por gostar muit de música, ela acaba sendo para mim algo primordial pra muitos momentos. Há música pra todos os momentos. E isso é uma coisa minha, pois sempre tive um apreço muito grande por música. Não é a toa que na minha lista de execuções no lastfm(uma rede social de músicas) há trilhas sonoras incríveis como o do músico Tomáš Dvořák(de jogos como Machinarium e Samorost), Sonic Mayhem(de Quake II) ou até mesmo Jami Sieber e Shira Kammen(violoncelistas impressionantes compositoras da trilha sonora de Braid) que mesmo ouvidas distantes dos jogos, são músicas incríveis.

Já outros compositores como S.F.A e soundTeMP(dos jogos Ragnarök Online e Granado Espada) eu acabo ouvindo não só por que são ótimas músicas, mas por que também trazem uma carga pesada de nostalgia, pois joguei esses jogos por anos à fio. E claro, também há os outros compositores como C418(de Minecraft), Capcom Sound Team e Yoko Shimomura(de muitos jogos da Capcom, obviamente), Souleye(de VVVVVV, incrívelmente nostálgica da época 8-bit) e muitos outros como os compositores de World of Warcraft(Jason Hayes, Tracy W. Bush, Derek Duke...), que por mais que não tenham essa carga nostálgica, são ótimas pra outras ocasiões como jogos de rpg de mesa, por exemplo. Ou até mesmo para dormir, no qual a trilha sonora de Minecraft ajuda bastante.

Mas claramente é só gosto pessoal. Eu só fiquei um tanto espantado por você ter dito com certo desdém das músicas de games, algo pelo qual sou aficionado.

@iguuu_poa disse...

Aliás, esqueci de comentar, mas preciso baixar essa lista completa pra não me arrepender depois, haha.

E como pude esquecer! A trilha sonora de Scott Pilgrim against the World(composta pela banda Anamanaguchi), jogo da XBLA e PSN, que quase ganhou o prêmio de melhor trilha sonora de ambas as lojas, se não fosse pela também magnífica trilha sonora de Super Meat Boy.

Jimmy Fischer disse...

Po, eu tb curto musica... mas não pararia pra ouvir as de games...

@iguuu_poa disse...

Sim sim, entendo. Talvez seja só eu que goste tanto assim de músicas de games, haha.

Shadow Geisel disse...

a música pra mim é um ponto tão importante quanto gráficos em um jogo. um game como Shadow of the colossus, por exemplo, não seria o mesmo sem aquela (fantástica) trilha sonora.
nem sempre uma trilha é boa pra ouvir outgame, mas se ela casa perfeitamente com o jogo (como no caso acima) já tá de bom tamanho.

Shadow Geisel disse...

Aquino, tem tanta coisa aqui que eu fico sem saber por onde começar. também pq tem muito jogo que eu nunca joguei (o que não me impede de curtir a trilha). tem alguma que vc recomende como essencial? a ideia de estar perdendo de ouvir uma ótima trilha pelo fato de não saber que ela existe é de doer.

nota: seria bom se todos os links tivessem a opção de baixar a trilha completa ao invés de faixa por faixa.

Marcos A. S. Almeida disse...

Uma ótima trilha sonora definitivamente marca um jogo, como o caso do citado Shadow of the Colossus - aliás , é por isso o nome?Esta é pra mim a trilha sonora mais bonita de jogos.Já cansei de recomendar á quem posso.Esse é um dos motivos - entre outros - deu considerar este jogo uma obra de arte.Em parte eu concordo com o Jimmy e realmente não sou de ficar ouvindo trilhas de jogos.Mas essa do SoC eu tenho e vez ou outra ouço.É simplesmente fantástica!Mas não são muitos os jogos com trilhas marcantes e por isso mesmo é difícil ouvi-las.Algumas que me marcaram e recomendo:
Ghost Hunter (PS2)=> http://www.youtube.com/watch?v=LGSti3_7cfk
Shadow of the Colossus (PS2)=>http://www.youtube.com/watch?v=1JXeN4cLnFU
Super Metroid (SNES)=> http://www.youtube.com/watch?v=1oTzxyFWDyE
Dead Island(PC)=> http://www.youtube.com/watch?v=_BYI2wq_8BM
Mass Effect 2(PC)=> http://www.youtube.com/watch?v=YCaTYTtTKeM
Fahrenheit / Indigo Prophecy => http://www.youtube.com/watch?v=RGwzwL4wovI&feature=bf_prev&list=PLEA5CDD6CB33D4F8B

Shadow Geisel disse...

valeu pelas indicações Marcos. vc pergunta se o apelido de Shadow Geisel é por causa desse jogo? se for o caso não, não é por causa disso, mas eu adoro esse jogo. por sinal, tô jogando ele no PS3 nesse exato momento (um Colossus por dia) e tô sofrendo com os problemas de jogabilidade que ele tem. mas não se pode fazer uma omelete sem quebrar destruir gigantes de trinta metros de altura , não é mesmo? rsrsrs

Jimmy Fischer disse...

Portal 1 e 2 ouvi as musicas finais até a exaustão!

Marcos A. S. Almeida disse...

Sim, é por causa do nome que perguntei.E é verdade , acho que o pior neste jogo é o controle de câmera.É sofrível.Mas todas as qualidades sobrepujam os defeitos.E eu posso te afirmar , entre outros adjetivos elogiosos, que esse jogo é uma experiência ÙNICA!E pro Aquino, que volta e meia se frustra com finais de jogos, o final - ou pelo menos o Colossus final - é épico!

Jimmy Fischer disse...

Olha, a direção de arte de SOTC é sublime.
Mas acho injusto ele liderar a peaquisa do Baixaki Jogos sobre o melhor jogo da década do Video Game Awards...
Por melhor que tenho sido o SOTC, não vejo ele influenciando nada!
HALF LIFE 2 MERECE incontestavelmente esse título!

Marcos A. S. Almeida disse...

Vixi, nem sabia que estava rolando essa votação!Tô indo lá!
Jimmy, respeito sua opinião mas não acredito que pra um jogo ser aclamado tenha que necessáriamente criar tendências.Mas sem querer, implicitamente você citou a maior característica - talvez virtude - de Shadow of the Colossus:é único!Ao mesmo tempo que é minimalista pelo fato de não ter qualquer outro tipo de batalha ou luta á não ser contra os Colossus, ele é grandioso tanto pelo belo e grande cenário, quanto pela primorosa trilha sonora e até seus gigantes.Ao se jogar a primeira vêz se não houver persistência e acreditar que é um jogo ímpar , desistimos antes mesmo do segundo gigante de tão enfadonha que pode ser a procura por eles.Pode ser uma tarefa confusa até.Mas as batalhas...Não tenho outra descrição:são únicas.E em última análise que tendencia ele poderia criar?Ou se imita ele ou não se faz nada.Não têm meio termo.O próprio Half-life influenciou jogos exatamente porque foi influenciado por outros.Portanto não é único.O outro jogo da lista que está sendo menosprezado e é único é Portal.E só.Talvez o Wii Sports,mas ele um...Wii Sports!

Shadow Geisel disse...

SOTC é de uma beleza indescritível. hoje matei o 4º colossus, o meu preferido. é o pássaro que enfrentamos em um tempo subaquático. quando você cai na água dá pra o bichão empoleirado em uma das colunas de pedra, com aquele belíssimo efeito de água turva que tem no jogo. é de uma beleza absurda a fotografia desse jogo.

Marcos A. S. Almeida disse...

Alguns poderão dizer: ah, é só matar monstros gigantes!como esse pássaro por exemplo.Mas é aí que entra a beleza do jogo:como matá-lo.Como atraí-lo até a mim.E cada gigante é um quebra-cabeça diferente.E tudo isso com uma trilha sonora de primeira rolando no fundo.E ela entra com a entonação exata do momento.Durante a procura só o som ambiente.Quando entramos na área do gigante uma música suave.E quando finalmente o enfrentamos os tambores rufam!

Jimmy Fischer disse...

Concordo com vocês.
Então vocês acham justo/merecido que o VGA dê como melhor jogo da década o SOTC?

Jimmy Fischer disse...

SOTC é realmente único.
Mas eu achei que o sucesso dele encorajaria outras empreitadas dessa proporção em títulos que fogem do comum.
Títulos indies com propostas diferentes e inusitadas sempre existiram.
Estou falando de jogos AAA com propostas não-comerciais como foi SOTC.

Shadow Geisel disse...

em uma década que saíram jogos como Metal Gear 3; Resident Evil 4; God of War; GTA San Andreas e etc., fica difícil dizer. mas não acho, nem de longe, que SOTC mereça o título não. não é só ser artístico e representar uma experiência única. tem que ser competente em outros aspectos técnicos também pra levar uma taça dessas. SOTC sofre de problemas de câmera e jogabilidade terríveis. tem clipping e às vezes é um teste de paciência do jogador pelos problemas citados. sem contar a total ausência de enredo. quando vão parar de achar que tem graça esconder as coisas num enredo e nunca revelar nada? quantos jogos temos que jogar pra descobrir quem é aquele moleque do primeiro jogo (provavelmente é o protagonista do SOTC) ou o que Fiorda estava fazendo no templo? eu não quero ter que ler na Wikipedia pra descobrir a história de um jogo que eu já terminei. quando esse recurso (de esconder) é usado da forma errada acaba soando como um abuso por parte dos criadores. é só ver o exemplo da saga Silent Hill: os fãs têm que se contentar com especulações (criadas pelos próprios fãs) para tapar os buracos de um enredo que os criadores não querem se dar ao trabalho de explicar. assim não dá!

Jimmy Fischer disse...

Realmente... existem algum exemplos no cinema tb...
Os diretores se defendem dizendo que a interpretação da história vai de cada um...
Existem muitos filmes que eu tive que recorrer à internet para saber o que significavam certas coisas ou pra entender a historia!

Marcos A. S. Almeida disse...

PC World http://pcworld.uol.com.br/galerias/os-10-melhores-games-para-ps2/paginador/pagina_7

IGN
http://www.ign.com/decade/best-games-decade.html

Sony
http://www.baixakijogos.com.br/noticias/11258-sony-propaga-lista-com-os-melhores-jogos-do-playstation-2

Esses são alguns exemplos de como SoC é aclamado, mesmo com seus problemas técnicos.Façam uma pesquisa com 10,50 ou 100 melhores jogos e SoC estará lá.Então pensemos com a lógica:numa lista com 10 jogos - incompleta em minha opinião - qualquer um poderia ser o melhor.Se SoC está liderando, em minha opinião é com razão.E como argumento uso o que eu disse anteriormente.Então respondendo a pergunta do Jimmy , digo que sim.E quanto as considerações Shadow, eu e mais uma centena não achamos o enredo tão importante assim que possa desqualificá-lo e deixá-lo "tão longe" do merecimento.

Shadow Geisel disse...

não deixo ele longe do merecimento, Marcos. não me entenda mal. eu gosto muito desse jogo. mas senso crítico não se desliga com um aperto de botão.
me lembro das notas que ele levou em revistas brasileiras quando saiu. na EGM Brasil, a que eu lia, acho que ele ganhou duas notas 10 e um dos analistas teve a "audácia" de dar 9,5 pra ele. como um jogo com problemas de câmera e de jogabilidade pode levar uma nota máxima?
para um jogo levar nota máxima ele tem que estar muito perto de não sofrer de nenhum problema relevante que seja significativo. God of War, por exemplo, foi um jogo executado com quase total perfeição. ele sim chega bem perto de uma nota máxima.

em SOTC o protagonista se move como uma doente mental. as vezes, como no colosso que eu citei, a física do jogo fica claramente contra o jogador. quando vc tenta pular é catapultado sem razão nenhuma, só pra justificar a dificuldade. isso tende a piorar comm o avanço dos colossi. ele é um grande jogo, mas reitero a minha opinião: não acho que ele mereça o título de jogo da década.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity