Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de outubro de 2011

Documentação do Projeto

Finalmente, depois de mais de três anos e muitas promessas, o layout criado em junho de 2008 se despediu do blog e terminou A Noite Mais Densa. Ruma a O Dia Mais Claro, temos agora texto escuro no fundo branco e outras mudanças.

Lamentavelmente, não fui inteligente o suficiente para salvar uma cópia das diferentes versões de Retina Desgastada ao longo de sua existência. Em seus primeiros meses, ele utilizava um modelo básico preto do Blogspot, mas logo em seguida foi alterado para algo similar ao que se pode ver abaixo (recuperado a partir de um arquivo de Photoshop):

Retina-2.0

O novo layout preserva o conceito de rasgos e sujeiras existentes originalmente, simbolizando o "desgaste", assim como o uso da cor verde, simbolizando as cores dos antigos terminais de computador. Por incrível que possa parecer, houve um planejamento antes e houve outro agora. A mudança para o fundo branco foi uma alteração mais arriscada: se por um lado Retina Desgastada perde parte da aura de "underground" que o fundo preto sugeria, por outro lado ganha em legibilidade. Uma vez que tenho o incorrigível hábito de escrever textos longos e já tinha alguns leitores reclamando de dores na vista, a usabilidade venceu o estilo. O novo layout também amplia ligeiramente a área disponível para textos.

O logotipo agora está em uma linha só, como deveria ter sido desde o início. O novo logotipo deveria ser de cor verde, e assim ficou por algumas horas, mas atendendo ao pedido do leitor Marcos A. S. Almeida, experimentei manter a cor branca e o resultado me agradou. O slogan do blog "Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos" foi colocado abaixo do logo, onde faz mais sentido do que solto com um alinhamento estranho como era antigamente.

Agora, temos uma caixa de busca destacada no site, atendendo também a constantes reclamações dos leitores. Melhor ainda: a busca agora é alavancada pelo Google e não pelo Blogger e deve apresentar resultados mais consistentes e fáceis de visualizar. Infelizmente, o Google não faz isso de graça e os resultados da busca se tornam a primeira página de Retina Desgastada a oferecer propaganda. Isso não significa uma mudança na monetização do blog: continuamos operando sem propagandas.

A idéia de colocar imagens de jogos em destaque no topo se manteve, mas ganhou vulto. Inspirado no topo rotativo gigante do Casal Geek, coloquei 20 telas de jogos e mods carregando aleatoriamente em tamanho grande. Adotei apenas dois critérios para esta seleção: apenas uma tela por jogo e/ou mod e todas as telas deveriam ter sido capturadas por mim. Com o tempo, a seleção só tende a crescer.

Na barra lateral, surgiu a seção Destaques, com acesso rápido a conteúdo especial publicado por aqui. Em outras palavras, deu um trabalho danado fazer  A Grande Lista das Trilhas Gratuitas para que ela fique perdida no miolo do blog... Como muita gente costuma acompanhar o Twitter pela coluna lateral, a widget dos últimos textos subiu um pouco e a seção de links, que atualiza com muito menos freqüência, desceu. O selo do Gameblogs ganhou destaque na área de links e o selo do Statcounter foi posicionado no canto mais insignificante do layout, já que não tem função alguma.

Na área de textos, as mudanças foram mínimas: tanto a barra "suja" embaixo dos títulos como o "rasgo" no final de cada postagem continuam lá, ainda que com suas cores invertidas para se adequar ao fundo branco. As novidades aparecem na tipografia: texto citado em bloco ("blockquote") agora tem uma fonte diferenciada e o próprio título de cada postagem também. Os subtítulos estão mais perceptíveis agora, algo que sempre me incomodou no layout antigo. Os marcadores de cada postagem ficaram em negrito para ganhar destaque, principalmente porque agora sua funcionalidade melhorou.

Nova Geração

Apesar de todas as mudanças de layout, com a possível exceção do fundo branco, nada se compara à mudança de engine proporcionada pelo uso dos modelos modernos do Blogger. No sistema antigo (que o Blogger carinhosamente chama de Clássico e eu justificadamente chamo de arcaico), muitas funcionalidades estavam desabilitadas. Um dos maiores entraves da navegação de Retina Desgastada era a inexistência de um link para "postagens anteriores". O segundo maior problema era a limitação de postagens por página, onde meses com mais de 20 entradas apareciam com apenas 20 entradas, ocultando material antigo dos leitores. A partir de agora, com a adoção do novo modelo de código interno do sistema, nada mais fica escondido.

(sim, isso significa que, se você acha que já leu tudo do blog, você está enganado)

Agora é possível clicar em um marcador como polêmica e ler tudo que já foi escrito sobre o assunto. Agora é possível ler todas as 35 postagens de Janeiro de 2011, o mês recordista de publicações no blog. Agora, um leitor pode começar a ler o blog da primeira página e, só navegando pelos links de "postagens mais antigas" próximos do rodapé, ir até o final.

Existem outros recursos disponíveis para usuários de modelos modernos e que talvez apareçam por aqui no futuro. Retina Desgastada entra agora em sua versão 3.0, mas a evolução não irá parar.

Ouvindo: Love Is Colder Than Death - The Bronx Of Life

11 comentários:

Poa Kli-Kluu disse...

Cara, ficou o máximo! :D

Principalmente as imagens rotativas e o recall ao antigo verde.

Eu só acho que podia dar uma ajeitada nas folhas rasgadas, que estão fora do "quadro" branco que é onde fica o texto.

Finalmente vou poder ler os posts antigos do FO3 aeaeaea XD


Só tenho uma objeção cara...
E os mods do fallout? '-'

Quandt disse...

Só eu que achei muito ruim de ler os títulos dos posts nessa cor invertida?

No mais, excelente!

Anônimo disse...

Inovando sem preder a essência!

Fagner P. disse...

Foram muitos F5's que eu dei, mas eu enfim consegui ver todas as imagens no topo do blog, hahaha bem interessante.

José Guilherme Wasner Machado disse...

Parabéns, Aquino, excelentes mudanças! Pessoalmente, sou fã de fundo branco, acho mais atraente e de fácil leitura. Como sugestão, que tal acionar o recurso do Blogger que permite, de forma automática, a leitura fácil do blog em dispositivos móveis, como smartphones? Sempre que vou acessar o Retina do meu celular, a leitura fica bem difícil, exigindo redimensionamento manual e rolagens constantes para direita e esquerda para conseguir ler o texto. Com esse recurso, esse problema acaba!

Abraços!

Matheus Alves disse...

O "postagens mais antigas" era o que eu mais queria!

C. Aquino disse...

Poa, eu vou dar uma olhada no alinhamento do rasgo. E o post sobre os mods do Fallout 3 saem esta semana ainda.

Quandt, os títulos são em verde-escuro na página principal porque são links para a postagem isolada. Na postagem isolada, o título é cinza-escuro mesmo.

Anônimo, meu sincero obrigado.

Fagner, você é maluco! Conseguiu identificar todos?

Camarada Wasner, habilitei esta opção lá no Blogger, mas não tenho como visualizar (meu celular é medieval). Poderia dar um feedback se ficou legal no dispositivo móvel?

Matheus, isso era algo que eu queria ter habilitado a muito tempo... mas antes tarde do que nunca!

José Guilherme Wasner Machado disse...

Testei aqui no navegador Dolphin e ficou perfeito. Fica MUITO mais fácil a leitura e navegação! Excelente!

NevesZerg disse...

Não da para aguadar a todos, eu sei, mas preferia o fundo preto.

Mas isso não impede de eu continuar acompanhando diariamente o RD!

Poa Kli-Kluu disse...

Eai Wasner, blz chará? XD
Ambos temos Machado como sobrenome!
XD

Pode me dizer qual celular tu tens? Tava pesquisando uns celulares e estou aceitando dicas o/

José Guilherme Wasner Machado disse...

O meu é um Samsung Galaxy S 2. Dizem as reviews que ele é um dos poucos que podem competir com o iPhone e até superá-lo em vários pontos. De fato tenho gostado bastante dele. A única coisa a reclamar é o GPS, que volta e meia não consegue localizar o usuário com precisão.

Abraços!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity