Que espécie de fã sou eu que deixo passar o aniversário de dez anos de Anachronox em brancas nuvens?! Dois meses depois da data de 27 de julho, aqui estou humildemente pedindo desculpas e escrevendo congratulações no post oficial de aniversário do criador Tom Hall. E nem sei se ele vai aprovar o comentário depois de tanto tempo. Minha culpa...
Para celebrar a data, Tom Hall reuniu parte do time original de criação e, durante o último GDC, foi para o único lugar possível para honrar a memória do jogo: um bar. Uma pequena homenagem em vídeo mostra o pessoal, mais ou menos simulando a cena de abertura do jogo onde o bar do Rowdy aparece pela primeira vez. Confira abaixo:
Em uma entrevista publicada em 2009, Hall tenta esclarecer as razões do fracasso comercial do jogo. Segundo ele, a Eidos investiu milhões de dólares no desenvolvimento do jogo, mas apenas 50 mil na divulgação, uma soma considerada ridícula para os padrões da época e que mal paga os canapés do lançamento, nos padrões de hoje. "Eu acho que nós não éramos exatamente uma prioridade".
Anachronox sabidamente também foi prejudicado pela farra da grana promovida dentro da finada desenvolvedora Ion Storm, comandada por John Romero e seu séquito de candidatos a celebridades. Muito dinheiro foi literalmente torrado na criação do execrado Daikatana e a má-administração terminou deixando a equipe de Anachronox sobrecarregada: "Nós éramos cerca de 20 pessoas fazendo um jogo que deveria ter usado 50-60. Foi insano", conclui Hall.
O resultado final foi atraso em cima de atraso e um título baseado na engine de Quake 2 lançado depois de Quake 3! E várias partes do jogo foram cortadas, incluindo material suficiente para uma continuação. Perguntas ficaram sem respostas, a Ion Storm foi dissolvida, Tom Hall perdeu os direitos da marca "Anachronox" e o mundo seguiu em frente esquecendo-se do jogo. Mas o velho criador não. E tampouco perdeu as esperanças em Anachronox 2. Na postagem de aniversário, ele foi categórico: "Bem, nunca se sabe". E em 2009, ele prometeu: "Se eu não fizer este jogo nos próximos 10 anos, eu vou simplesmente escrever o resto da história e colocar no meu site, que tal?".
Até 2019, nós esperaremos.
2 comentários:
Vida longa Anachronox!!!
Puxa Aquino, bem lembrado! Sem bem que vc é o único blogger de games que ainda lembra de Anachronox...mas 10 anos...passam rápido né?
Mas tenho trauma com esse jogo. Tenho a versão em caixa da greeleaf até hoje, mas nunca consegui termina-lo. Na época em que comprei, o PC que tinha rodava ele em câmera lenta irritantemente impossível de jogar. Depois com um PC mais novo tentei jogar no Win Xp e não consegui devido a incompatibilidade. Quando consegui acabar com os crashs ele ficou sem salvar...muito sadU_U. Se souber um jeito de faze-lo rodar legal no XP ou 7 me conte please!Hehe
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