Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

26 de setembro de 2011

O Outro Lado - Em Quadrinhos!

Orc Stain - Cover Nos comentários da postagem anterior sobre os Orcs, o Mdesign me apresentou o trabalho em quadrinhos Orc Stain. A saga de fantasia contada do ponto de vista dos costumeiros vilões é  publicada pela Image Comics, mas nunca foi trazida para o Brasil. Seu autor, James Stokoe, tem uma arte peculiar e super-detalhista e uma imaginação que beira o bizarro. O universo de Orc Stain não apenas coloca os Orcs no centro da ação, como também traz cofres orgânicos, pênis cortados como moeda de troca e um protagonista que usa um martelo de marceneiro como arma e tem o dom de arrombar qualquer compartimento. Também é de Stokoe a inacabada e provavelmente jamais lançada história de Peter Parker no Vietnã.

Orc Stain foge das convenções do gênero. Se você tiver uma visão boa e compreender inglês, pode conferir o número 1 da revista liberado na íntegra neste artigo do Comics Alliance (lamentavelmente, em tamanho ridículo). O primeiro volume encadernado da história, com 168 páginas, pode ser encontrado na Amazon com preço de 12 dólares (mais frete).

Agora, na linha dos webcomics, eu comecei a ler no mês passado o excelente Goblins. A história saiu da cabeça de Tarol Hunt, com cores, edição e suporte emocional(?!) de Danielle Stephens. Como o próprio nome diz, os Goblins são os personagens principais da saga. Aqueles mesmos: os pequenos e fracos monstrinhos que todo jogador de RPG, seja de mesa ou de computador, já trucidou com uma mão nas costas. Em Goblins, o leitor é apresentado ao fascinante e hilário universo destes seres que só querem viver sua vida e proteger sua vila da constante invasão de aventureiros iniciantes. Repleta de meta-linguagem com os elementos de um RPG, o webcomic também surpreende pelo dinâmico uso dos quadrinhos e as empolgantes cenas de ação, raras em qualidade nas revistas pagas hoje em dia. Tive a sorte de encontrar ângulos mais criativos e sequências mais frenéticas do que em boa parte da produção de quadrinhos Marvel e DC que tenho visto ultimamente. Ainda que o traço dos personagens seja primitivo, o que prova que a capacidade de desenhar um herói todo detalhado em poses de academia não define exatamente um bom quadrinhista.

Goblins começou a ser publicado online em 2001, então ainda tenho muito material pela frente. O estilo da arte com certeza se alterou nestes dez anos de produção. Hunt compilou parte deste material em livros para vender mas, como a produção é quase artesanal, o preço é estratosférico.

Goblins

Da próxima vez em que você estiver em um RPG, pense com carinho na possibilidade de criar um personagem diferente do mítico guerreiro louro e altivo e tente acrescentar orelhas pontudas ou escamas. Em Skyrim, talvez?

Ouvindo: Public Enemy - Security of the First World
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

3 comentários:

  1. Fazer o papel do "outro" pode ser interessante se o jogo souber lidar com a diversidade cultural de forma coesa em um jogo.Me vem a mente jogos como Fallout 1 e 2,que utilizou o personagem burro como um ser desprezado pela maioria dos NPCs.E tambem temos Arcanum,onde dependendo da raça de sua escolha e da inteligencia do personagem,sera moldado a sua presença entre os demais NPCs.

    Dito isso,duvido que vc tenha se aliado com os orcs em gothic 3.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma das minhas grandes broncas com Gothic 3 (http://blog.retinadesgastada.com.br/2008/10/jogando-gothic-3-parte-2-morram-orcs.html).

    ResponderExcluir
  3. O problema ao que parece foi uma possivel falta de coesão com a escolha oferecida pelo jogo e não a escolha em si.Talvez não faça muito sentido um humano se aliar a uma raça que usa cranios humanos como decoração.Se o jogo tiver escolha de raças(não joguei e não tenho conhecimento disso)isso não seria um problema.Mas pelo que eu ouvi a respeito,o jogo foi pensado numa moralidade cinzenta.Mas infelizmente acabou tendo o estigma de pior gothic(se vc não contar com Arcania:gothic 4)


    E OLOLOL ao comentario da postagem:

    "CARA N SEI SE VC É (H) OU (M) MAS TEM MUITA COISA Q VC ESCREVEU Q FAZ SENTIDO TIPO AS DO SAVE POINT EM PRINCE OF PERSIAN AXEI O GAME MANEIRO E TAL MAS OS SAVE ALEM DE SER LONGE VC COMEÇA DO INICIO NO GOD OF WAR2 TEM UNS SAVE NA METADE O Q AJUDA MTO.... "
    A internet é uma boa fonte de comedia,sem duvida.

    ResponderExcluir

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Conan Exiles