Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de maio de 2011

Não Entre na Água!

Dada a limitação de espaço físico e recursos humanos dos jogos eletrônicos, é impossível conceder liberdade absoluta aos jogadores. Mesmo jogos no estilo sandbox, onde é teoricamente possível ir para onde se queira, precisam de limites no cenário. Geralmente este limite é aquela cadeia intransponível de montanhas, um abismo no meio da estrada, um muro mais alto que o normal, uma porta "pintada" na parede ou mesmo o ridículo e inexplicável campo de força invisível. Mas o que fazer quando o bom-senso geográfico exige uma grande massa de água? Transformar o personagem em uma criatura de açúcar, que é destruída pela força das águas em três segundos? Muito datado. Deixar o jogador livre para nadar até o horizonte e rir em segredo enquanto ele se vê forçado a nadar tudo de volta para continuar a aventura? Talvez. Porém, alguns desenvolvedores sádicos tem inventado sinistros métodos para manter o jogador fora da água ou para deixar as criaturas marinhas em paz...

Gothic 2 tinha apenas quatro cutscenes. Uma delas dedicada exclusivamente ao jogador que enfiasse na cabeça que seria uma boa idéia abandonar a ilha de Khorinis a nado:

Os mesmos desenvolvedores repetiriam o truque em Risen, ainda que o resultado final não seja a morte:

Fora do gênero da fantasia, o mundo "real" também reserva surpresas para os jogadores que gostam de nadar, mesmo que estejam comandando um super-soldado, como qualquer veterano de Crysis pode lembrar:

Em Half-Life 2, os oceanos foram dominados por pequenos peixes que devoram um homem em questão de segundos. Infelizmente, ninguém sobreviveu para gravar um vídeo...

Em outros casos, o jogador nem mesmo precisa entrar na água. De tudo que conseguimos aprender hoje, lembre-se pelo menos disso: não atire nos peixes em Resident Evil 4!

Esta postagem nasceu quase um ano atrás, dos comentários da postagem "Vazio Quilométrico". O tempo de resposta do Retina Desgastada é meio lento...

Ouvindo: Tunnel B1 - Orpheus

8 comentários:

Fabio Sooner disse...

Eu adoro essa de RE 4 :)

Em inFAMOUS, cair na água é morte quase instantânea. Mas faz sentido, já que o personagem é um super-herói que conduz eletricidade.

O que nunca engoli foi o primeiro Assassin's Creed.

Anônimo disse...

No game do SCARFACE:THE WORLD IS YOURS, se voçe ficasse um certo tempo na parado na água um tubarão abocanhava TONY MONTANA. Essa do RESIDENT EVIL 4 eu não sabia, eu já atirei algumas vezes nos peixes daquele lago antes mesmo de enfrentar a criatura, mas ela nunca apareceu para abocanhar LEON, vou tentar mais vezes para fazer isso acontecer e é claro levar um bom susto!

Rodrigo Ghedin disse...

E Crysis, já ganhou uma segunda chance? Antes de trocar o processador (saí de um Athlon X2 6000+ para um Core i5 2500), tinha os mesmos problemas que você relatou no post linkado nesse. E a VGA é boa, uma ATI Radeon HD 4850.

Depois da atualização, meu amigo... Que jogo fantástico, que gráficos de cair o queixo. O roteiro é clichê, mas como todo bom blockbuster hollywoodiano, é bem contado. Estou contando a experiência com o primeiro Crysis no Joguinho, está sendo muito legal.

[]'s!

C. Aquino disse...

Eu tenho acompanhado sua saga no Crysis com indisfarçada inveja. Mas, por enquanto, ele foi para o fundo da prateleira para mim. Só vou voltar a testar quando trocar de máquina, o que eu espero não precisar até 2012...

Marcos A. S. Almeida disse...

Em Lost Coast acontece o mesmo , se entrar-mos na água peixes "invisíveis" acabam nos devorando.Finalizei o episódio sem vasculhá-lo completamente, achando que exatamente os peixes impediam a travessia para o outro lado do cenário.Mas não é que é possível atravessá-lo? Conforme esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ET8b9L_6_jk não existe nada demais, apenas cenário inacabado ,mas vendo ele lembrei de outro post aqui do Retina que fala justamente sobre fotografia de cenários inacabados.

renan disse...

levei um susto com a porra da minhoca gigante do resident evil

Hawk disse...

Já atirei nos peixes nesta fase e este monstro nunca apareceu. Será que isto ocorre por causa da versão? A minha é do PC.

Anônimo disse...

A minha versão de Resident Evil 4 é do PS2 e isso também numca aconteceu, mas creio que em ambas a versões é preciso tentar muitas vezes para fazer o monstro aparecer, a não ser que isso seja exclusivo da versão de Game Cube...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity