Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de dezembro de 2010

Saqueando o Cadáver: Left 4 Dead

l4d_farm05_cornfield Depois de 29 horas bem jogadas, chegou a hora de dizer "adeus" ao apocalipse zumbi da Valve e saquear o cadáver. E eu vou poupar você de qualquer piada relacionada ao nome desta seção do Retina Desgastada e o tema do jogo Left 4 Dead...

Ao contrário da maioria dos jogos que eu vasculhei os diretórios em busca de arquivos interessantes, Left 4 Dead coloca tudo ao alcance dos dedos em um súbito surto de boa-fé por parte da Valve. E quando eu digo tudo, eu digo TUDO mesmo: vídeos, músicas e sons. Basta prestar atenção no absurdo caminho onde este material está enterrado. Sem trocadilhos.

Para ter acesso a todos os vídeos do jogo, vá em \Steam\steamapps\common\left 4 dead\left4dead\media\. Nesta pasta você irá encontrar o excelente vídeo de abertura do jogo e mais alguns fundos animados para o menu. Todos os arquivos estão em formato .BIK e podem ser abertos e manipulados com o gratuito (e já citado por aqui) RAD Video Tools. Eu diria que estes fundos animados dão excelentes protetores de tela...

Na pasta \Steam\steamapps\common\left 4 dead\left4dead\resource\overviews\ você irá encontrar dez réplicas em escala de mapas do jogo vistos de cima em formato .BMP. Você pode ver um deles ilustrando esta postagem, um dos mapas de Blood Harvest que me custou muitas vidas (clica que amplia).

Em \Steam\steamapps\common\left 4 dead\left4dead\sound\ nós temos todo o acervo sonoro do jogo: falas, gritos, urros, tiros, portas rangendo, explosões e tudo mais que possa fazer a alegria dos curiosos por efeitos. Todo este material está em formato .WAV e dividido em várias pastas.

Pode parecer, às vezes, que Left 4 Dead não possui músicas. Mas tem. Discretos temas musicais que são facilmente identificados por qualquer um que tenha jogado mais de um par de horas: a música-tema do Tank, a ladainha macabra da Witch, a música da fuga final ou o tema ligeiro do refúgio encontrado. Todas estas pequenas canções estão disponíveis em \Steam\steamapps\common\left 4 dead\left4dead\sound\music\, também em formato .WAV.

Ouvindo: New Order - Temptation

2 comentários:

José Guilherme Wasner Machado disse...

Desculpe o off-topic, mas...

Anunciaram Elder Scrolls V!!!

http://www.elderscrolls.com/

C. Aquino disse...

Não tenho mais para onde correr: vou reinstalar o III para enterrá-lo de vez e partir para o IV. Estou ficando para trás!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning