Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de dezembro de 2010

Retratos do Apocalipse

Durante minha jornada por Left 4 Dead, eu me preocupei em fotografar obsessivamente as cenas do jogo. Cada tela mostrada em todos as postagens relacionadas ao título foi uma tela real capturada durante minhas experiências. Nunca tirei tantos "instantâneos" antes e sinto a necessidade de comentar alguns pontos.
Death Aboard 09Primeiro, estou longe de querer me tornar um "fotógrafo de jogos". Falta-me o olhar apurado e a paciência infinita dos artistas. Prefiro me considerar um mero hobbyista fascinado por um brinquedo novo. O que me motivou especificamente para Left 4 Dead foi o trabalho genial da Valve, uma empresa que desde seu começo levantou a bandeira de colocar sentimentos humanos em seus personagens, desde o mais simpático NPC até o figurante sem nome que passa na rua.  Agora, eu entendo um pouco mais sobre sua estranha fixação em um protagonista mudo: ela afasta os holofotes do personagem principal e o joga no universo pulsante ao seu redor. Em Left 4 Dead, em meio a sangrentos tiroteios e uma correria incessante, seus desenvolvedores não se esquivaram de inserir rostos expressivos nos quatro sobreviventes e uma certa plasticidade nos movimentos da Horda. Estes detalhes passam diante de nossos olhos e não são assimilados, tamanha a carga de adrenalina e a busca cega pelo próximo refúgio. Com as "fotos" eu consigo enxergar o medo, o cansaço, a raiva e a tristeza por trás de Louis, Bill, Zoey e (até) Francis. E a melancolia e a fúria contida nos infectados. Você pode conferir alguns destes momentos na galeria que eu montei com fotos de partidas multiplayer.
Death Aboard 04 One 4 Nine 04Segundo, desde um bom tempo eu não confio mais no simples botão de Print Screen ou no controle de captura de telas embutidos (ou não) nos jogos. Tais detalhes atrapalham a jogabilidade e interferem na imparcialidade da foto. Eu estou usando, então, uma ferramenta gratuita de captura de tela automática chamada Grabby. É um pequeno programa de quase dez anos atrás que cumpre o que promete: ocupa pouca memória, não atrapalha e salva a tela do jogo em intervalos definidos em uma pasta a sua escolha. O único bug é que ele gera .JPGs enormes de mais de um 1MB, não importa como eu configure. Depois de uma hora de uso, você pode ter facilmente mais de 100MB de imagens no HD. Para Left 4 Dead, eu programei o Grabby para capturar imagens a cada 20 segundos e, depois de cada sessão no apocalipse, eu pacientemente ia no diretório e selecionava o que ia para o lixo e o que seria guardado. Houve ocasiões em que uma sessão de uma hora rendia, no máximo, apenas duas telas interessantes...
Curioso notar que algumas telas capturadas não apresentavam nem a arma que eu empunhava e nem qualquer outro elemento de interface, assim como eram extremamente nítidas, sem a granulação gerada pela Valve para aumentar a atmosfera de horror:
City 17 - My Screenshot 04Por fim, para quem interessar possa (e principalmente para mim mesmo) reuni 48 telas tiradas dos mods para Left 4 Dead (analisados aqui e aqui) e criei mais um protetor de tela exclusivo que você não irá encontrar em lugar nenhum. Se você mora sozinho ou se as pessoas ao seu redor já se acostumaram com seu gosto por zumbis, experimente colocar no seu computador algumas imagens ocasionalmente sangrentas do jogo. Todas as telas estão em 1366x768.
Protetor de Tela Mods de Left 4 Dead (16MB)
Não se esqueça também da Grande Lista de Protetores de Tela Gratuitos...
Ouvindo: L7 - Shitlist

2 comentários:

GORDON FREEMAN disse...

O post me lembrou dos raros momentos em que eu resolvia tirar fotos no GTA SAN ANDREAS.Foi uma ótima sacada dos desenvolvedores terem botado uma máquina para tirar fotos daquele grande mapa cheio de vida e lugares curiosos para visitar.AQUINO,por falar em LEFT 4 DEAD,voçe já jogou COLD FEAR?trata-se de um jogo de zumbis que se passa em um navio abandonado.

C. Aquino disse...

Eu já comentei sobre Cold Fear quando ele saiu no jornaleiro (http://blog.retinadesgastada.com.br/2008/09/terror-nas-bancas.html). É um bom jogo, mas tem seus problemas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity