Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de novembro de 2010

Left 4 Dead – Álbum de Recordações

Left 4 Dead não foi feito para single-player. Esta é a revelação a que cheguei sozinho estes dias. Talvez não exatamente revelador, uma vez que insisti em experimentar o modo single-player primeiro. E talvez não exatamente "sozinho", uma vez que a Valve sempre alardeou o jogo como um título multiplayer cooperativo. E todo mundo que eu conheço também me alertou sobre isso... Chegou a um ponto em que estranhos me abordavam na rua e diziam: "Left 4 Dead é pra multiplayer, mané". OK, eu inventei a última parte mas a verdade é que eu estava errado desde o começo.

Left 4 Dead - My Screenshot 27 "E agora, comofas?"

Left 4 Dead - My Screenshot 25 Smokers me adoram

Left 4 Dead - My Screenshot 07 Meu amigo Bill quase deixou o cigarro cair!

Left 4 Dead - My Screenshot 05 Eu encarando a Morte de perto...

Left 4 Dead - My Screenshot 10 Dando uma volta na vizinhança

Se todos os aspectos técnicos já foram analisados previamente, o que resta para analisar? O imponderável fator humano. Nunca poderia passar pela cabeça de Gabe Newell e sua turma as batalhas que participei, as figuras exóticas que encontrei ou os eventos de que fui testemunha. O aleatório, o fantástico, o insano, o repulsivo da alma humana entrou pelo meu cabo de modem e se exibiu no meu monitor em meio a instruções microfonadas, cabeças explodidas e gritos de "Taaaaank!". Em pouco de tempo de jogatina obsessiva quase diária, eu vi de tudo.

Left 4 Dead - My Screenshot 06 Os Smokers me perseguem. Sério.

Left 4 Dead - My Screenshot 09 Bill está prestes a ter problemas. Felizmente, minha escopeta está carregada

Left 4 Dead - My Screenshot 12 Zoey estava estressada comigo nesse dia

Left 4 Dead - My Screenshot 17 Sozinho no servidor. Com zumbis.

Left 4 Dead - My Screenshot 20 "Oi, você viu algum outro jogador por aí?"

Eu vi servidores onde a munição é infinita, incluindo as granadas. Eu vi Bill jogar granadas a cada cinco metros, transformando o jogo em um enfadonho triturador de zumbis. Eu vi uma pilha de granadas apitando e detonando do meu lado simultaneamente. Eu vi um Hunter pular na minha frente e perguntar se eu queria ser infectado, em um servidor aparentemente vazio. A criatura e eu nos encaramos por alguns segundos e ela passou a me seguir, com saltos fenomenais. Eu vi um assassino matar um a um os outros integrantes do grupo e o esperei atrás de uma esquina de arma preparada e estupidamente esqueci que ele poderia me ver através das paredes e estupidamente foi executado. Ajudei a "kickar" jogadores hostis. Fui votado pra sair e ganhei o direito de permanecer, apenas para ser executado logo em seguida pelo meu inexplicável desafeto. Já atirei a queima-roupa em Zoey, antes que ela eliminasse todo o grupo com um rifle de precisão. Vi Louis gritando "pills here" a cada cinco segundos, enquanto pulava pelo cenário. Vi caçadores de Witch em ação, sem medo. Vi gente voltando da porta do refúgio e atraindo a Horda. Vi um sujeito detonar dois galões de combustível no próprio pé. Eu vi dois caras caídos se matando em uma sala. Tomei o partido da pessoa errada.

Left 4 Dead - My Screenshot 13 "Calma, Bill! Ela só queria informações!"

Left 4 Dead - My Screenshot 15 De onde vieram tantos?

Left 4 Dead - My Screenshot 18 Tratamento de canal com chumbo quente

Left 4 Dead - My Screenshot 21 Bill metido em confusões outra vez

Left 4 Dead - My Screenshot 28 Eu já falei que os Smokers não gostam de mim?

Voltei para ajudar, fui salvo, fui deixado para morrer. Contribuí com a vitória, liderei, atrapalhei, foi um peso e um herói.

E, em algumas raras e maravilhosas vezes, todos ajudaram e atravessaram uma campanha inteira juntos. E foi muito bom.

Left 4 Dead - My Screenshot 29 Isso não vai ficar bem no velório…

Left 4 Dead - My Screenshot 23 Por pouco!

Left 4 Dead - My Screenshot 22 "Taaaank! Corram!" "Mas você é um zumbi, rapaz!"

Left 4 Dead - My Screenshot 26Mais um Smoker me chamando pra conversar

Left 4 Dead - My Screenshot 24 Hora de ir

Para todos os fins, considero encerrado meu triste histórico em jogos multiplayer. Ainda não é a minha praia mas... Left 4 Dead foi muito divertido. Até mais e obrigado pelos mortos.

Ouvindo: Moby - Old

3 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Mas...gostou ou não da experiência on line? Eu sinceramente acho que a maior falha do jogo é o " fogo amigo".É por causa dele que adolescentes com excesso de hormônios ou adultos desmiolados ou entediados saem atirando nos companheiros.Ou os chamados "noobs" são kikados.Quantas vêzes por acidente eu levei um tiro ( ou atirei) com nível baixíssimo de energia e caí.Mas alguém dirá que esse é um dos ingredientes que tornam o jogo interessante.Eu não acho.

C. Aquino disse...

Opa! Esqueci de deixar mais claro que eu gostei: eu tinha a frase na cabeça, mas não escrevi. Editando a postagem agora...Multiplayer ainda não é a minha praia, mas esta foi, sem dúvidas, a melhor experiência desde minha época de MUD. :)

Bruno disse...

Então, p/ comemorar o fim de seu triste histórico multiplayer, mais uma paródia de L4D:
http://www.youtube.com/watch?v=50V_LY-NyKE

A parte inspirada em fatos reais me fez rir a ponto de ficar sem ar. E isso que nunca joguei o jogo. Só de imaginar isso acontecendo e a frustração do cara são mais que suficientes.
Algo absurdo desse tipo já aconteceu com vc, Aquino?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity