Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de julho de 2010

Uma Pergunta Inconveniente

egamers Por razões complexas que não vem ao caso, estou usando o laptop de minha esposa e ela está no meu PC. Felizmente, eu tenho uma cópia do Firefox aqui com alguns favoritos meus que eu não sincronizei. O que me fez encontrar alguns tópicos que deveriam ter virado posts aqui mas foram deixados para trás. O mais intrigante deles é o da promissora eGamers.

Meu link de favorito direcionava para uma matéria na Gamesbrasil falando sobre o "Steam brasileiro", uma plataforma de distribuição digital totalmente criada em solo nacional focada para o jogador verde-amarelo:

"Os jogadores do Brasil, porém, ainda não podiam usufruir com total liberdade nesta nova onda de comercialização e distribuição - onde não há caixinha e nem mídia física, já que o game em questão é transferido para a máquina do comprador através da Internet -, pois a maioria desses serviços não é liberada para o nosso país, assim como é normal esbarrar nas limitações envolvidas na transação que não permite a compra de determinados games, além do problema de usar o dólar como câmbio, exigindo um cartão de crédito internacional.

Como resolver esta questão? Pedir para as grandes empresas internacionais olharem para o mercado brasileiro? Implorar para alguém nos ajudar com uma forma de pagamento mais acessível e com menor burocracia para o nosso público? Ou criar sua própria empresa com foco nos mercados emergentes com soluções tão boas como as existentes e até melhores?

Por mais incrível e arriscado que possa parecer - e para a nossa sorte -, há aqueles que escolhem a terceira alternativa e arriscam tudo para tornar uma idéia realidade. Talvez essa não seja a descrição mais completa para você entender o que promete a eGamers Digital Platform, mas é um bom começo. Idealizada por um brasileiro e com o aporte de milhões de dólares de investidores internacionais, a plataforma pretende começar a funcionar em sua primeira fase até o final de dezembro de 2009, com inovações bem interessantes em fase de desenvolvimento."

A matéria é extensa e inclui uma entrevista com Thiago Diniz, o idealizador do projeto. Vale a conferida. Se você quiser sonhar acordado.

Foi Tudo um Sonho?

Um dos jogos anunciados para estrear com a plataforma era Risen. O mesmo Risen que sumiu do Steam para nossa região, não foi distribuído oficialmente por aqui ainda e tem seu preço misteriosamente tabelado lá fora. A eGamers prometia o jogo no Brasil por R$86,00, o que não é uma pechincha, mas também não é um roubo. Empolgado, decidi visitar o site do projeto com a "magnífica" conexão 3G do laptop.

O serviço ainda não foi lançado. Em sua entrevista, Thiago Diniz afirmava que o eGamers estaria plenamente funcional a partir do segundo trimestre de 2010, mas, de alguma forma, o press release publicado em quase todos os sites de jogos dava Dezembro de 2009 como o mês de início das atividades. O próprio site oficial pede desculpas por não cumprir a data programada de Dezembro. E  promete que o sistema entraria no ar em Janeiro. O comunicado alega que o eGamers estava sendo vítima de "atrasos na liberação de documentos necessários para a efetivação da Plataforma no Brasil". Ao entrar no site HOJE, existe em letras garrafais o texto: "A Hora Chegou". Seria irônico, se não fosse triste.

Desde então, o mais completo silêncio. Nenhuma nova entrevista, nenhuma matéria na mídia especializada, nem um novo pedido de desculpas ou atualização do status. Para completar a sensação de abandono, o rodapé do site ainda traz o ano de 2009. E a página que lista as produtoras parceiras da iniciativa traz apenas links para versões ampliadas de seus respectivos logotipos, hospedados nos mais diferentes lugares da web, o que, no meu manual, não é a melhor das formas de passar confiança nessa "parceria". O logotipo da Ubisoft nem está mais carregando...

Será que foi tudo um sonho? ATUALIZAÇÃO (26/03/11): Surpreendente reviravolta nesta história! Leia mais em eGamers e o Retina Desgastada.

risen

Ouvindo: Sade - Soldier of Love (eu disse que estava no laptop da minha esposa...)

3 comentários:

blurkness disse...

Olá,

acompanho o blog e dou reposts seus por ae... :D

curto p/ caramba! ^^

btw... sou amigo do criador desse projeto, infelizmente faz tempo q não falo com ele... mas provavelmente deve ter tido complicações interna para o lançamento da eGamers Digital. Uma coisa que não descarto, é que pode ter ocorrido problemas pessoais... visto q nem eu msm o vejo mais...

mas, vou tentar entrar em contato com ele p/ ver em q pé esta o projeto ^^

abração ;)

José Guilherme Wasner Machado disse...

É realmente uma pena. Isso parece acontecer com muitos projetos nacionais ambiciosos na área de games. Infelizmente, faltam incentivos, os impostos não ajudam e a massiva pirataria acaba com os poucos sobreviventes. Com isso nosso país vai passando ao largo de uma das indústrias mais promissoras do mundo. Falta de talento e de mercado interno é que não é.

C. Aquino disse...

Grande Blurkness! E eu venho acompanhando meus reposts no seu site e no fórum do UOL. Valeu pela divulgação! Vejam vocês como a web gamer brasileira é pequena... Eu tenho grandes esperanças ainda no funcionamento do eGamers. Eu apenas gostaria que, independente dos problemas, houvesse um retorno aos futuros usuários do status atual do projeto. Eu preferiria uma sucessão de desculpas sinceras do que um silêncio de seis meses. Em um país onde ainda não se aprendeu o valor da transparência, a situação da eGamers gera preocupação. Desejo todo o sucesso do mundo à plataforma e que este sonho se concretize!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity