Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de março de 2010

Tomando Iniciativa

Tem gente que reclama que o mercado de jogos no Brasil está uma vergonha, que falta incentivo, que falta emprego, que faltam investimentos. Tem gente que aponta o dedo para as revistas publicadas por aqui e mostra os defeitos, que bate no peito para dizer que as revistas importadas são superiores, que neste país não se tem um jornalismo de games de qualidade, que falta texto e falta assunto. Tem gente também que diz que em termos de lançamento oficial de trilha sonora de jogos, o Brasil é um país esquecido por Deus e que temos erguer as mãos pro céu e agradecer as constantes vindas do Video Games Live por estas bandas. E eu assumo que a frase anterior é minha.

Mas também tem gente que toma a iniciativa. Do it yourself.

"Hardcore gamers, nerds, geeks e viciados em tecnologia"

As palavras do subtítulo não são minhas, são deles. E são verídicas. Um grupo de amigos do Sul do país se juntou para discutir sobre seu assunto favorito e manter um blog. A idéia, que em 99% dos casos pararia por aí mesmo, evoluiu para uma revista digital mensal sobre jogos eletrônicos: a Arkade.

Arkade

Quem pensou na palavra e-zine, errou feio. Ao contrário das pioneiras publicações digitais dos primórdios da internet, a Arkade tem cara, conteúdo e pedigree de revista profissional. Sua diagramação remete ao que melhor se produz em revistas de papel, sem perder em comparação para nada que exista nas bancas atualmente dentro do segmento. O conteúdo salva o bom nome do jornalismo de game, abrangendo tanto títulos que estão chegando nas prateleiras quanto clássicos do passado, além de matérias especiais e a total isenção de quem não está preso por contratos publicitários ou preocupado com margens de lucro. É gente que entende do assunto escrevendo por que gosta do assunto. Finalizando, tamanha é a dedicação de seus editores que eles conseguiram garantir um número ISSN para a revista, uma identificação válida no mundo inteiro para edições em série.

A revista Arkade sai todo dia 20 e já se encontra na edição 8. O download em PDF é gratuito e o leitor também pode conferir o material online, via interface Flash.

Independência ou Morte

Indie Gamer EA Games, Activision, 24K 2K Games, Rockstar, Blizzard: essa revista não fala sobre nenhuma delas. A revista Indie Gamer nasceu como um futuro projeto de faculdade de Cesar Martins e se transformou em uma publicação digital de 36 páginas sobre o universo dos jogos independentes.

Trazendo entrevistas com produtores, análises e colunas, a revista traça um panorama do que acontece debaixo dos radares das grandes editoras, provando que jogo de qualidade não precisa ser feito com milhões de dólares.

Esse primeiro número traz uma entrevista com Garth Chouteau, da PopCap Games, sobre a explosão dos jogos casuais. Traz também a cobertura do maior festival mundial dos jogos independentes, uma visão geral do panorama do desenvolvimento de jogos no Brasil, e análises de títulos como Machinarium, Plants vs Zombies e outros sucessos da cena independente.

A revista Indie Gamer pode ser acessada online e, por enquanto, não tem versão em PDF.

Nas Ondas da Web ou Jogador FM

Rádios online que tocam trilhas de jogos não são novidade nenhuma. Mas uma rádio online que toca trilhas e TEM LOCUTORES? Isso é novidade. Se eu disser que essa rádio também tem programas e é mantida por brasileiros, então eu estarei falando da Rádio Gamer Station.

Apesar das dificuldades técnicas de operar um servidor fazendo streaming da programação 24 horas por dia, ter os programas entrando na hora marcada e pagar por tudo isso, o projeto iniciado em 2008 finalmente iniciou suas transmissões no finalzinho do ano passado.

Radio Gamer Station

Entre os programas apresentados, temos: "A Hora da Saporra", com histórias de ouvintes, seleção de músicas, frase da semana; "Games 4 Fun", com pedidos dos ouvintes; "Symphony of the Night", com faixas orquestradas; "Língua Quente", onde o couro come e a cobra fuma, discussões inflamadas sobre jogos; "Classic Bits", dedicado aos fãs nostálgicos da geração 8 bits. Existem diversos outros e a programação completa, incluindo os dias e horários, pode ser conferida online.

Ouvindo: Soul Asylum - Sexual Healing

2 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Muito boa a revista, e realmente têm conteúdo.Parece uma publicação convencional mas em formato digital.Mas num mundo capitalista ( não é uma reclamação , só constatação) provavelmente para sobreviver prcisará de $$$ ou desaparecerá, portanto torço pra que patrocínios apareçam e que consolidem esse formato digital.

Marcos A. S. Almeida disse...

Ops!Me enganei!Ela já têm patrocínio!Comentei após ler a primeira revista (que ainda não tinha patrocínio) e ao ler a última constatei o contrário.Ufa!Ainda bem! Sinal de que continuaremos a nos deliciar com essa ótima revista!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity