Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

17 de março de 2010

Saqueando o Cadáver: Turok Evolution

Lord Tyrannus Ultimamente eu tenho me esquecido desse tópico aqui no Retina Desgastada, a fina arte de saquear o cadáver de jogos instalados e copiar os arquivos interessantes. Ficaram de lado Half-Life 2 e suas expansões, assim como Dark Messiah of Might and Magic e o recente Turok Evolution. O primeiro eu vou continuar devendo, por que não estou muito animado para baixar tudo de novo pelo Steam. O segundo vai sair logo, logo, ainda que eu tenha que reinstalar. Hoje o nosso alvo é mesmo Turok Evolution.

Apesar das falhas do jogo, alguma coisa de valor pode ser extraída do diretório de instalação do jogo. Apesar da instalação demorada, a recompensa vale a pena.

Começando pelo desafio mais fácil: recuperando os vídeos. Na raiz de instalação de Turok Evolution existe uma pasta com o nome de Data. Dentro dela, em diversas subpastas, está 99% de todo o material do jogo. E, em /Data/Video/ temos 8 vídeos em formato .AVI prontos para serem salvos. Na minha opinião, os mais relevantes são attract.avi, que funciona como uma espécie de trailer do jogo, e o hilário intro.avi.

Extrair as músicas de Turok Evolution, por outro lado, é um trabalho de paciência. Dentro da pasta /Data/Sound/ existe um gigabyte de arquivos em formato .TRE. Camuflado ali dentro, as músicas que você quer e os outros sons do jogo. Recomendo a ferramenta Game Extractor para a tarefa. Apesar de existir um arquivo com a extensão .AD6 na pasta, ele pode ser ignorado. Vamos nos concentrar nos .TRE. Para conseguir as músicas, você terá que abrir um por um com o Game Extractor e procurar pelos arquivos maiores dentro de cada um, partindo do princípio que arquivos maiores significam sons mais longos, que provavelmente são músicas... Extraia esses arquivos usando o Game Extractor e você terá um punhado de documentos com nomes amigáveis como File 00036 e todos sem extensão alguma. Coloque manualmente a extensão .WAV neles e você terá faixas que podem escutadas em qualquer programa de música. Infelizmente, o resultado final tem volume baixo, há o risco de você deixar alguma música de fora e os nomes originais da trilha sonora são uma incógnita. Porém, dentro dos limites da legalidade, essa é a única alternativa, uma vez que a trilha não foi comercializada.

Um pequeno adendo: Turok Evolution não nega suas origens nos consoles. No interior da pasta Data, existe um diretório chamado Memcard e, dentro dele, três subpastas: Gcube, Xbox, PS2. Eu fico me perguntando pra quê, pra quê esse desperdício de espaço no PC?!

Ouvindo: Lonnie Johnson - Toothache Blues - part II
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

3 comentários:

  1. Use um programa que renomeie automaticamente e você não precisará colocar a extensão de forma manual. Eu recomendo o File Renamer: http://www.webxpace.com/software/freeware.shtml#FileRenamer , ele é super simples e fácil de usar. Uso uma versão antiga dele - 1.1.5 - a mais de 6 anos, as últimas estão muito cheias de frescuras, mas ele continua excelente.

    ResponderExcluir
  2. Marcos A. S. Almeida18 de março de 2010 14:42

    Amigo, pelas últimas postagens vejo que você REALMENTE gosta de trilhas sonoras.Portanto, me vejo na OBRIGAÇÃO de recomendar a trilha sonora de SHADOW of the COLOSSUS (PS2).É simplesmente uma das melhores trilhas que já ouvi!Durante o jogo ela é o fator definitivo para uma completa imersão no jogo.Infelizmente não sei onde , e nem sei se existe um lugar para baixar a trilha.De qualquer forma , recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Hawk. Eu também uso um programa para renomear arquivos em lote, o velho, desconhecido e descontinuado The Rename Program.

    Obrigado pela dica, Marcos. Eu já tinha a trilha do Shadow of the Colossus, mas, talvez por não ter tido a oportunidade de jogar o título, ela não me impressionou na época. Eu vou reescutar para ver se mudo de opinião.

    ResponderExcluir

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Conan Exiles