Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de junho de 2008

Rodando Blood no Windows XP?

xpnew18 Apesar de ser um dos meus jogos favoritos, não jogo Blood faz anos. O principal motivo é que ele não roda no Windows XP.

Como todos sabem, o bom e velho núcleo em DOS do Windows foi removido do XP. Muitos usuários adoraram a novidade! Nada mais de linhas de comando enigmáticas, telas negras e o esquema de cê-dois-pontos(“onde é que ficam os dois pontos nesta porcaria?”)-barra-barra etc. Por outro lado, adeus a muitos daqueles jogos antigos com base no DOS. Incluindo aí todos os jogos da engine Build.

Jogadores inconformados correram atrás de soluções. Uma delas chama-se DOSBox. Trata-se de um emulador de DOS para Windows. Ele não é exatamente fácil de usar, mas é grátis. Muitos jogos anciões conseguiram uma nova chance com o DOSBox. Menos os jogos da engine Build!

A boa notícia é que o site Deathmask (para fãs de Blood!) publicou um extenso tutorial com instruções para fazer o jogo rodar nativamente no Windows XP. Melhor ainda: o tutorial abrange também Duke Nukem e Shadow Warrior. A má notícia? Eu segui todos os passos do tutorial e não obtive sucesso. Pior ainda: está em inglês e eu não vou traduzir. Como posso traduzir algo que eu não consegui fazer funcionar? Eu posso estar interpretando errado alguma coisa...

Outra alternativa surgiu no fórum do próprio Deathmask. Um usuário conseguiu uma configuração baseada no tutorial acima que, aparentemente, funciona sem problemas para muitas pessoas. Eu ainda não testei, mas guardo esperanças. CONFIRMADO: FUNCIONA! Descubra como fazer Blood rodar no Windows XP!

O que eu efetivamente consegui fazer foi um pouco mais complicado (ou mais simples, depende do ponto de vista). Através de uma máquina virtual rodando Windows 98, Blood rodou quase perfeitamente. O som não saía, mas o jogo fluiu sem trancos. Mas, como Blood sem ruídos macabros e música funesta é como pizza sem refrigerante, desmontei a experiência e continuo na expectativa de uma solução.

Ouvindo: The Sisters Of Mercy - Flood II

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning