Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de junho de 2008

Van Buren: O Fallout 3 Que Ninguém Conhece

Fallout 3 Fallout 3 está prestes a ser lançado pela Bethesda. É a sequência de uma das séries mais idolatradas na história dos RPGs de computador. Por isso, todo cuidado é pouco. Uma das reclamações dos veteranos dos jogos anteriores é que o novo capítulo não terá uma perspectiva isométrica, mas seguirá o padrão de visão em terceira pessoa, como Oblivion ou Morrowind, outros jogos da empresa. Já houve até quem chamasse o jogo de “Oblivion com Armas de Fogo”. A Bethesda já anunciou alguns mimos para acalmar os ânimos dos fãs mais afoitos, mas somente quando o jogo chegar às lojas é que realmente saberemos se ele irá atender às expectativas.

O que poucos sabem é que, por muito pouco, Fallout 3 teria sido totalmente diferente. O ano era 2003 e o jogo atendia pelo nome de Van Buren.

A marca Fallout sempre pertenceu à Interplay e os dois primeiros jogos foram desenvolvidos pelo estúdio afiliado Black Isle. Muitos consideram o Black Isle como uma das maiores combinações da história de gênios da indústria dos jogos eletrônicos de RPG do ocidente. Pelo menos, eu considero assim. De seus escritórios, além da série Fallout, saíram também todos os jogos de Icewind Dale e Planescape Torment. Eles também deram uma força para o pessoal da Bioware desenvolver a série Baldur’s Gate. Nada mais natural, portanto, que a Interplay concedesse a eles a missão de criar o terceiro capítulo de Fallout.

Van Buren Com o codinome de Van Buren, o desenvolvimento do jogo foi iniciado. Seguindo a história dos antecessores, o novo Fallout mostraria um conflito iminente entre as forças da Brotherhood of Steel e o governo da New California Republic. O jogador interpretaria o papel de um ex-prisoneiro, sem memórias (alerta: clichê!), perseguido pela terra devastada e cujas ações refletiriam no futuro da Costa Oeste americana pós-apocalipse. Uma nova engine fora criada para o jogo, totalmente em 3D. Seguindo especificações da Interplay, os desenvolvedores inseriram no jogo a possibilidade de realizar os combates em tempo real e um modo cooperativo multiplayer.

Em dezembro de 2003, 95% da engine do que poderia ter sido Fallout 3 já estava concluída. Era possível criar personagens, usar perícias, executar combates, salvar/carregar jogos e viajar através do mapa. Um nível de tutorial já havia sido criado e serviria tanto para os designers quanto para os futuros jogadores se familiarizarem com o novo sistema. Todas as áreas (exceto uma) já tinham sido concebidas também. Além disso, 75% dos diálogos e 50% dos mapas já estavam prontos. A maioria dos monstros e personagens já havia sido modelada. Tudo isto foi engavetado quando a Interplay, por questões financeiras, fechou o Black Isle. No ano seguinte, a própria Interplay encerraria suas atividades.

Fallout 3 (Van Buren) - Menu

O direito de lançar um jogo com o nome de Fallout foi vendido para a Bethesda, que decidiu começar do zero sua própria sequência. De Van Buren, sobraram apenas algumas telas vazadas na Internet, o nível de tutorial disponível para download (241MB) e a eterna dúvida sobre qual Fallout 3 será o melhor.

Demonstração do tutorial de Van Buren
Ouvindo: Body Count - The winner loses

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity