Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de maio de 2008

O Cliente Tem Razão

Mass Effect

As produtoras de jogos eletrônicos já tentaram de tudo para reduzir as perdas com a pirataria: forçar a presença do CD do jogo no drive, instalação de rootkits, drivers fantasmas, autenticação online, serial numbers etc. A última tática seria a obrigatoriedade de uma conexão com a Internet. Os jogos Mass Effect  e Spore exigiriam do jogador uma validação com os servidores da distribuidora, a EA Games,  a cada dez dias para continuar funcionando. Quem não tivesse acesso à Internet ou tivesse uma mísera conexão discada, mesmo tendo pagado um dinheiro suado pelo jogo, não poderia usufruir de sua propriedade porque não conseguiria provar ao fabricante que não é vagabundo...

Os verbos estão no futuro do pretérito porque a EA Games voltou atrás. Após uma maciça indignação por parte da comunidade gamer, eles chegaram à conclusão que tudo tem limites e desistiram do projeto. A validação online vai ocorrer somente durante a instalação, o que (infelizmente) já se tornou prática no mercado.

A desenvolvedora de Mass Effect, a Bioware, ficou tão revoltada com a posição da distribuidora que chegou ao cúmulo de prometer que o feliz comprador poderá instalar o jogo em até três computadores diferentes e que não vai nem precisar do disco no drive pra rodar. Só faltou liberar um .torrent do jogo!

Enquanto isso, GTA IV, que vazou na Internet uma semana antes do lançamento oficial e fez a festa dos piratas, atingiu o impressionante faturamento de meio bilhão de dólares em pouco mais de uma semana de vendas.

Ouvindo: Sirenia - The last call

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning